Começa nova etapa da formação continuada

Uma apresentação sobre a aula na universidade abriu na noite desta quarta-feira, 4, a 22ª etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos da PUC Goiás, no Auditório da Área 4 da instituição. O evento ocorre em dois momentos – até 7 de abril e de 9 a 12 abril – e deve reunir cerca de 500 professores, como informa a pró-reitora de Graduação da universidade, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa.

Responsável pela conferência de abertura, ela refletiu sobre os diversos componentes da aula universitária, como metodologias usadas em sala de aula, a avaliação e a relação aluno-professor. “A aula se transforma, se modifica ao longo do processo educativo e da história, ela é impactada por isso”, frisou.

Ela avalia que o programa de formação continuada traduz o esforço da PUC Goiás em qualificar o corpo docente. “Ele traz temas para, de certa forma, homogeneizar essas compreensões para todos os professores da universidade”, afirmou.

Atualização

A coordenadora de Apoio Pedagógico da PUC Goiás, profa. Luciana Alves Antônio Machado, explica que a formação foi iniciada em 2017/2 e até o próximo semestre vai capacitar todos os docentes da universidade. O primeiro grupo, informa, foi composto por professores da área de Ciências Sociais. Neste semestre, estão participando do momento formativo docentes da Saúde, de Engenharias e das Ciências Agrárias, no próximo serão capacitados os das Licenciaturas.

Para ela, o programa simboliza um momento de atualização e de troca com os colegas. “Novas tecnologias vão surgindo, novas teorias e pensamentos. É esse o momento de reciclar, de contribuir. O docente traz a sua contribuição para um grupo que está discutindo”, diz.

Ela lembra ainda que o perfil dos estudantes que ingressam no ensino superior também mudou nas últimas décadas. “Eles chegam mais cedo, com modos de fazer e de pensar diferentes. Temos que nos adaptar a essas diferenças, dificuldades e com as inclusões”, ressalta.

Inscrições

No sábado, 7, a conferência sobre aula universitária será realizada para um novo grupo de docentes. O evento ocorre às 8 horas, no Auditório da Área 4. Na segunda parte da formação, serão realizados quatro colóquios diferentes, com 50 vagas cada. As inscrições devem ser realizadas previamente no site da universidade, clicando aqui.

Fotos: Ana Paula Abrão