Com parceria ampliada, universidade inicia cursos para docentes da rede municipal

A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia abriram na noite desta terça-feira, 3, os cursos de formação continuada ofertados a professores da rede de ensino da capital. Aula magna realizada no Auditório 2D, na Área 2, reuniu gestores e professores para refletir sobre o uso das ferramentas tecnológicas no espaço escolar.

A conferência foi ministrada pela profa. Gabriella Lucciani, da Escola de Comunicação da universidade, que defendeu uma abordagem crítica para o assunto. “Esteja a escola equipada ou não, a tecnologia está presente, com o aluno que leva elementos de casa, por exemplo. A ideia é que mesmo aquelas que não tenham equipamentos possam abordar isso por meio da leitura crítica. As pessoas em geral usam muito [a tecnologia], mas sabem pouco como esse material é produzido”, comparou.

Neste semestre, o número de formações oferecidas por meio da parceria entre a Coordenação de Extensão (Cdex) da instituição e a Gerência de Formação dos Profissionais da Educação (Gefor) da SME foi ampliada e passou de duas para quatro.

No ano passado, foram ofertados os cursos: Educação e Direitos Humanos e Drogadição, violência e suas implicações no contexto educacional. Os cerca de 40 professores que participaram das formações receberam os certificados de participação antes do início da aula magna.

Em 2018, além da segunda turma do curso Drogadição, o grupo formado no ano passado seguirá sendo acompanhado pelos professores da universidade na etapa de implementação de ações. Também serão realizadas as formações Educomunicação e processos de aprendizagem e Tertúlia Literária: diálogos com escritoras africanas e afro-brasileiras, que recebe inscrições até 18 de abril. Cada turma deve ter, em média, 30 docentes da rede pública.

Diálogo

Responsável pelo apoio técnico aos professores, Wilma Martins, da SME, explica que as formações fazem parte da política educacional do município e são resultado do diálogo que a pasta mantém com os docentes. “São muitos temas que a gente traz para a universidade e somos desafiados, junto com ela, a desbravar. A entender um pouco mais, a nos relacionar com essas problemáticas e, claro, levar para as instituições possibilidades, nunca receitas”, refletiu.

O coordenador de Extensão da PUC Goiás, prof. Leônidas Albano, destacou o compromisso social da universidade ao colaborar para a qualificação continuada dos docentes. “Essa proposta de extensão nasce do pensamento de raiz, de que uma sociedade pode ser feita por meio de uma formação de qualidade, de um conjunto de pessoas que caminham juntas para uma direção concreta, capaz de ser realizada”, comentou.

A pró-reitora de extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, ressaltou a disposição dos professores em participarem dos cursos. “Cada vez mais, nos deparamos com desafios descomunais”, afirmou, referindo-se à rotina dos professores da educação básica. “Podem contar conosco para eventos de formação. Queremos facilitar a vida de vocês, contribuir com o cotidiano de vocês diante de uma sociedade cada vez mais violenta, inclusive em relação ao papel do educador”, disse.

Fotos: Ana Paula Abrão