Com apoio da PUC Goiás, nova turma de bombeiros mirins inicia formação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) deu início, nesta segunda-feira, 11, às aulas do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). A aula inaugural, realizada no Teatro PUC, no Câmpus V da universidade, contou com a presença de autoridades, além dos educandos e seus familiares e professores.

Existente há mais de 20 anos, o projeto social oferece a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos a oportunidade de uma formação voltada para a cidadania, mas com base em conceitos militares. Além do ensino de técnicas de primeiros socorros, salvamento aquático e prevenção de incêndios, por exemplo, os educandos passam por formações para o combate ao racismo e à desigualdade.

Neste ano, a PUC Goiás é uma das universidades parceiras na formação. “As atividades foram pensadas em conjunto dentro da universidade e irão conversar com as propostas que foram desenhadas para as crianças e seus pais. A intenção é que exista a formação integral dessas crianças”, explica uma das representantes da universidade, professora Ana Flávia Mori, da Coordenação de Estágio, Monitoria e Egressos (Caeme).

Ao conversar com os novos bombeiros mirins, o reitor da universidade, professor Wolmir Amado, compartilhou do sentimento. “Um dia, vocês vão poder ver um estado bonito, de gente feliz, onde todas as crianças possam estudar como vocês. Vocês e seus filhos verão isso e terão contribuído para que isso aconteça”, comentou, parabenizando o CBMGO e o Governo de Goiás pela ação, que conta ainda com o apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT18).

Divisor de águas

Madrinha da turma de 2019, a primeira dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, destacou a formação cidadã que as crianças receberão, sendo preparadas para conviver em sociedade. “É uma oportunidade maravilhosa que estão tendo de trabalhar com essa corporação que tanto nos honra. Obrigado por me deixarem fazer parte dessa equipe”, agradeceu.

Coordenador do projeto, o tenente coronel Anderson Moura comemorou o sucesso da edição. “A expectativa foi superada. Foram mais de 2,7 mil crianças e adolescentes cadastrados para as 150 vagas. A procura é alta e sabemos que serão pessoas que farão a diferença na sociedade”, explica. “É um divisor de água no futuro dessas famílias”.

Fotos: Wagmar Alves