Clínica Odontológica é novidade na Jornada

A 7ª Jornada da Cidadania trouxe mais uma novidade para o público goiano: o atendimento odontológico oferecido pelos estudantes e professores do curso de Odontologia. Aberta em 2022, a graduação faz parte dos cursos de saúde da instituição e, nesta Jornada, oferece gratuitamente avaliação clínica intrabucal para triagem para câncer de boca.

Os atendimentos foram realizados nesta quinta-feira, 23, e voltarão a ser realizados na sexta-feira, 24, das 13h às 17 horas. Pessoas com mais de 12 anos podem ser atendidas na clínica. O atendimento é realizado por cerca de 45 estudantes. “A gente queria trazer estes pacientes mais carentes para a clínica e a Jornada está sendo esta oportunidade. Então é muito bom informar nossos pacientes e hoje a gente está fazendo isso com muita disposição”, afirma a estudante Júlia Morais.

Durante a triagem eles buscam identificar lesões bucais suspeitas de malignidade e, neste caso, são realizadas biópsias no material coletado e, em caso positivo, os mesmos serão encaminhados para serviço de saúde especializado. As lesões benignas serão tratadas na própria universidade. Os atendimentos também garantem avaliação das necessidades odontológicas que são agendadas para atendimento dentária convencional na própria clínica ou encaminhadas para demais serviços.

Os voluntários são estudantes do 5 e 6 períodos, que já estudaram a disciplina Estomatologia. “É um momento de reforçar estes conceitos pra poder sedimentar mais ainda estas práticas de biópsia, de avaliação clínica, de diagnóstica, já que é uma doença extremamente importante e frequente e muitas vezes negligenciada pelo clínico geral”, explica o professor responsável pela atividade, Bruno Maranhão.

Fotos: Weslley Cruz