Clínica Escola de Odontologia é inaugurada no Câmpus II

A PUC Goiás inaugurou na tarde desta quinta-feira, 10, a Clínica Escola de Odontologia, situada no Câmpus II (Jardim Mariliza). Espaço de qualificação acadêmica onde os estudantes participam de estágio supervisionado pelo corpo docente, o local oferece gratuitamente à comunidade atendimento odontológico nas áreas de endodontia, prótese, pediatria, cirurgia dentística e patologia.

Composta por 70 consultórios, central de esterilização, salas de radiografia, laboratório de interpretação de imagens, entre outros espaços, a Clínica oferece ao estudante do curso de Odontologia uma moderna infraestrutura que impacta na formação dos futuros profissionais.

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Karolina Kellen Matias, a Clínica marca o início do atendimento de pacientes e treinamento dos estudantes do 8º período. Como o curso de Odontologia é iminentemente prático, a docente avalia que a conclusão desta etapa é de suma importância para o corpo discente.

“Os estudantes estão praticando o que aprenderam anteriormente nas aulas teóricas e manequins. Visitamos outras instituições e vimos suas necessidades e falhas para tentar fazer a melhor estrutura possível para que daqui saiam cirurgiões dentistas de qualidade com toda estrutura possível para que isso aconteça”, reforçou.

A coordenadora também destacou o papel do curso em promover a saúde bucal da população brasileira ao oferecer aos estudantes uma formação que é marcada pela capacitação técnica, científica e humana, articulando ensino, pesquisa e extensão.

“Embora a gente tenha um número muito grande de cirurgiões dentistas, nós somos ainda um país de desdentados. A pandemia piorou essa situação e temos uma demanda reprimida. O curso da PUC então vem somar e tentar minimizar a saúde bucal deficitária da população e o impacto dessa situação”, refletiu.

Pró-reitora de Graduação, a profa. Sonia Margarida Gomes Sousa destacou que, desde o início, o curso é marcado pela excelência. Com primeira turma criada em 2021, recebeu nota máxima do MEC durante a visita de avaliação para autorização.

“Hoje é a conclusão deste processo, porque a clínica vem sendo disponibilizada ao longo dos últimos três semestres, mas como conjunto e finalização estamos aqui para celebrar essa vitória enorme do curso, da PUC Goiás e da sociedade goiana e goianiense, que estará recebendo profissionais altamente qualificados para resolver demandas tão importantes do campo da saúde bucal , da prevenção e da atuação profissional desses, daqui a pouco, egressos da PUC Goiás”, analisou.

 Programação de aniversário

Prestigiada por estudantes, professores, técnicos em saúde bucal e diversas lideranças acadêmicas e administrativas, a solenidade, que integra o calendário de comemorações alusivas aos 65 anos da PUC, foi presidida pela reitora Olga Izilda Ronchi.

Na ocasião, a reitora destacou que é uma marca do projeto pedagógico institucional a importância dada à relação entre teoria e prática.

” Sabemos que nada melhor do que uma boa teoria para iluminar a prática, mas nada melhor do que uma prática bem fundamentada, com laboratórios dedicados para o ensino e também aliado à dimensão da pesquisa e da extensão. Hoje nós celebramos essa riqueza, que é o projeto pedagógico do curso de Odontologia”, ressaltou.

Após visitar a Clínica Escola, a reitora destacou que a marca da excelência acadêmica da PUC Goiás é expressada e representada neste espaço.

“É uma alegria a gente poder ver aqui as instalações da Odontopediatria e saber que as nossas crianças estão bem cuidadas e acolhidas. É uma experiência enriquecedora para os nossos estudantes de Odontologia, uma oportunidade ímpar de terem aqui uma clínica tão bem estabelecida com equipamentos de ponta e de última geração”, completou.

Experiência discente

A cerimônia contou com uma participação expressiva dos estudantes, entre eles a acadêmica Geovana Damázio Seabra, do 8º período do curso. De acordo com a estudante, a Clínica Escola antecipa as práticas que os futuros profissionais irão encontrar no mundo do trabalho.

A acadêmica já realizou atendimentos nas áreas de dentística, cirurgia, extração e endodontia e, no momento, atende na clínica de odontopediatria. De olho no futuro, ela está no aguardo do estágio curricular e já sabe qual caminho pretende trilhar.

“Eu tenho vontade de seguir na área da reabilitação oral. Ela reabilita todas as funções do sistema estomatognático, que é a parte da fonação, deglutição, estética e tudo que envolve a parte do sorriso e dos dentes”, almejou.

Por estar em contato direto com a comunidade, ela pontuou que como são muitos estudantes, técnicos e corpos docentes atuando, os atendimentos ocorrem de forma mais rápida do que no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente consegue entregar um tratamento bom, porque temos os professores auxiliando a gente e nos orientam a fazer o que é certo”, completou.

Fotos: Weslley Cruz