Clínica Escola de Medicina Veterinária é inaugurada na PUC

Um novo espaço acadêmico, de ensino, pesquisa e extensão, foi apresentado oficialmente à comunidade universitária nesta quarta-feira, 27 de outubro, e representa para os estudantes a conquista de um sonho.

A Clínica Escola da Medicina Veterinária, situada no Câmpus II, Jardim Mariliza, foi inaugurada pela Reitoria, com a presença do colegiado, acadêmicos do curso, gestores da instituição e representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Solenidade de inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27 de outubro, no Câmpus II

A novidade é que a Clínica vai atender animais com a oferta de consultas, cirurgias agendadas, exames de imagem e laboratoriais. Trata-se, também, de um espaço formativo onde os estudantes têm um contato com as disciplinas de prática clínica e cirúrgica, qualificando sua formação e o projeto pedagógico do curso.

“Os estudantes terão essa Clínica à disposição deles, com todos os recursos necessários, para que saiam daqui profissionais. Além de bem formados do ponto de vista técnico-científico, que sejam também pessoas dedicadas ao bem, a cuidar da vida. É um espaço voltado para essa formação humanística dos nossos estudantes”, destacou a reitora da universidade, Olga Ronchi.

Clínica possibilita contato dos estudantes com as disciplinas práticas da Medicina Veterinária

Ao longo de sua história, a PUC Goiás já formou mais de 110 mil profissionais e este marco demonstra a importância estratégica da universidade para o desenvolvimento regional. Também vale destacar que o curso de Medicina Veterinária é um dos mais novos da instituição e a primeira turma concluirá a graduação em 2022, inserindo novos profissionais no mundo do trabalho, em breve.

“É mais uma importante área do conhecimento que a universidade forma. Temos o entendimento que cuidar da saúde animal é cuidar, também, da saúde humana. Os animais interagem muito conosco, especialmente, os de pequeno porte e a saúde deles é garantia da saúde humana. Este projeto do cuidado da vida compõe o projeto que a PUC tem desde os seus primórdios”, reflete a gestora.

Estudantes celebram a conquista

A acadêmica do 5º período do curso de Medicina Veterinária, Heloiza Guilhermina, destaca a importância do novo espaço para sua formação. “A PUC dá este presente para nós, que vai contribuir de diversas formas. É o nosso primeiro contato com a clínica e com a nossa rotina profissional. É um momento muito importante”, declara a estudante, que também é presidente do Centro Acadêmico.

A coordenadora do curso, profa. Maria Ivete de Moura, informa que as aulas práticas no local acontecem desde o início deste ano e, no momento, recebe os estudantes do 6º,7º e 8º períodos para proporcionar um contato com a parte clínica e cirúrgica da grade curricular.

“Nós ganhamos mais um espaço para desenvolver atividades relacionadas a todas as disciplinas da Medicina Veterinária que cuidam dos animais, basicamente, de clínica e cirurgia. E temos um espaço que futuramente vai atender a comunidade, que poderá trazer seus animais para serem atendidos”, pontua.

Segundo o pró-reitor de Administração, Daniel Barbosa, no passado, o espaço abrigava o programa extensionista Aldeia Juvenil e agora foi totalmente readequado, oferecendo à comunidade acadêmica toda a infraestrutura e recursos disponíveis para funcionamento dos consultórios, cirurgias e diagnósticos, com atendimento destinado aos animais de pequeno porte.

O projeto arquitetônico passou amplas reuniões com a vigilância sanitária e depois de aprovado, a equipe envolvida na obra implantou outros projetos, como a rede de telefonia e instalações elétricas para abrigar todos os equipamentos instalados no local.

Fotos: Wagmar Alves