Ciro Marcondes abre simpósio de comunicação

A Escola de Comunicação da PUC Goiás abriu na noite desta terça-feira, 18, o 7° Simpósio de Pesquisa em Comunicação com a palestra A Centralidade da Comunicação na Sociedade Contemporânea ministrada pelo prof. Ciro Marcondes, da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). O evento  faz parte do III Congresso de Ciência e Tecnologia e reuniu alunos e professores no Teatro PUC, Câmpus V.

Segundo a diretora da Escola, profa. Sabrina Moreira Morais Oliveira, o simpósio é a consolidação do núcleo de pesquisa em comunicação, criado em 2007. Ela ressaltou o histórico de Marcondes, uma dos principais pesquisadores da área no país.  “A discussão que ele faz hoje no Brasil sobre os grupos de pesquisa, tentando fazer uma integração com uma rede de pesquisadores de comunicação, mostra como é importante o seu trabalho”, explica.

Antes da palestra, Marcondes falou da alegria em compartilhar seus estudos com os alunos de Comunicação.  “As universidades católicas são as que mais debatem sobre comunicação. É muito gratificante”, conta.

Participação

A aluna do 7° período de Jornalismo da PUC Goiás, Tassia Tamara Barbosa Santos, 22 anos, já conhecia o trabalho de Marcondes. “Sempre debatemos as teorias dele e quero ver hoje ele falando sobre sua didática”, diz. O evento teve também a presença da aluna do 8° período de Direito, Diana Augusta Portuguez Sousa, 21, que aprovou o momento cultural, na abertura do simpósio.

A profa. Bernadete Coelho de Sousa, do Jornalismo, lê os livros do Ciro Marcondes desde a graduação e aproveitou o simpósio para conferir a palestra do pesquisador. “Usei muito o Ciro na minha vida acadêmica e ele é uma pessoa que sou acostumada a ler os livros e quando estou lendo me pergunto como é que ele pensou para chegar nesse questionamento e na resposta”, contou.

O 7° Simpósio de Pesquisa em Comunicação ocorre até esta sexta-feira, 20, com conferências, mesa-redonda, mostras acadêmicas e apresentação das produções dos núcleos de pesquisa em desenvolvimento dos programas de iniciação científica, em nível de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

(Texto: Patrick Wallison, estagiário de Jornalismo da Dicom)