Cia Noah apresenta espetáculo em CMEIs

Oito Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia receberão o espetáculo Livro Mágico, da Cia de Dança Noah, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás. A agenda cultural foi iniciada ontem, 8, com apresentação no CMEI do Setor Aeroviário I, na capital.

O conjunto de apresentações faz parte de proposta contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e deverá ser concluído até o próximo mês de maio, antes da Jornada da Cidadania da universidade.

“Com essa oportunidade, o espetáculo vai a lugares que não têm acesso a essa cultura. Isso é uma coisa maravilhosa, uma possibilidade muito importante para a nossa instituição e para a Prefeitura de Goiânia”, explica a coordenadora de Arte e Cultura da instituição, que também assina a criação do espetáculo, Elizabeth Barros. “É uma oportunidade para ampliar o desenvolvimento humanístico, tendo a arte como instrumento”, ressalta.

Com uma hora de duração, Livro Mágico mostra a aventura de fantoches e marionetes representando conhecidos personagens da literatura infantil nacional e internacional, que ganham vida quando uma criança abre um livro mágico. Ao longo da história, “o mal”, ilustrado por um personagem de vestes escuras, tenta impedir o grupo, mas uma bela mensagem de paz surge a partir disso. “O mau pode ser transformado. Existe a esperança de transformar uma atitude destrutiva, e não é pelo conflito, é pelo diálogo, pela arte”, justifica.

Ao final, o grupo de artistas interagem com as crianças, sem deixar a caracterização de lado. Cerca de 20 pessoas – sendo 16 delas estudantes de diversos cursos de graduação da universidade, além de egressos e funcionários – integram a equipe.