Centenas de alunos atuam nas atividades de comunicação

Durante todos os dias de Jornada da Cidadania, cerca de 500 pessoas, entre alunos, professores e técnicos da Escola de Comunicação da PUC Goiás, atuarão nas atividades permanentes de comunicação. Este ano, além das atividades tradicionais, como a Rádio Cidadã, o Lambe Lambe digital e as entradas ao vivo em parceria com a PUC TV Goiás, a equipe atua em conjunto com a Divisão de Comunicação (Dicom) da universidade para publicações em mídias sociais e, em iniciativa inédita, atuam com a Rádio Indígena, aproveitando a programação da Semana dos Povos Indígenas da instituição.

“Houve um aumento de demanda, que entendemos ser pelo papel que a comunicação tem. É uma oportunidade de trazer essas informações a serviço da população”, explica a diretora da Escola e coordenadora do espaço, professroa Sabrina Morais.

Sobre a Rádio Indígena, Sabrina ressalta que poderão ser encontradas formas de aproveitar os registros feitos durante o evento, eternizando a oportunidade de ter mais contato, ao longo de três dias, com a cultura e as demandas dos povos indígenas. A intenção, informa, é a produção de um documentário ou de materiais radiofônicos, em estúdio.

Atuando como supervisor técnico da iniciativa, Nilson de Paulo Ribeiro Filho explica o funcionamento da estação. “É uma rádio personalizada, com música indígena, entrevistas e entradas ao vivo”, destaca. Todo o conteúdo pode ser ouvido pelos participantes da Semana dos Povos Indígenas, que ocorre simultâneamente no Memorial do Cerrado, até o dia 26. A equipe conta com, pelo menos, oito alunos e um supervisor por dia.

Em outro ponto do Câmpus II, junto a colegas e professores que produzem freneticamente conteúdos em texto, foto e vídeo para as redes sociais, estava a estudante Isabela Cristina Soares, 19, do 4º período de Jornalismo. “Vejo a Jornada como uma oportunidade de vivenciar a nossa área de atuação”, ressalta. A aluna também participou da edição passada do evento, ainda caloura, atuando na Rádio Cidadã. “A visão de como fazer, hoje, é muito diferente”, destaca.

Iniciativa da PUC Goiás e da Arquidiocese de Goiânia, a Jornada da Cidadania segue com centenas de serviços gratuitos até esta sexta-feira, 26. No sábado, 27, o evento continua com programação de cultura e lazer, além do casamento comunitário de 27 casais.