CEAD promove bate-papo presencial com alunos EaD

A Coordenação de Educação à Distância (CEAD), organizou na última sexta-feira, 14, um bate-papo presencial no prédio da Escola de Professores e Humanidades (EFPH), com alunos do curso de Pedagogia na modalidade Ead.
Iniciativa da coordenadora do curso, Raquia Rabelo, e da EFPH, o encontro é uma oportunidade para os alunos do formato se sentirem pertencentes ao espaço físico da universidade. Na ocasião, os graduandos puderam acompanhar uma palestra sobre primeiros socorros para o ambiente escolar, ministrada pela professora Angelina Carlos, egressa do curso.
“Entendemos que na EFPH nós não temos dois cursos, nós temos um curso com duas modalidades. Então, o formato pedagógico destinado para o ensino à distância é feito com a mesma excelência do presencial. O diálogo da coordenação com os estudantes é mantido por diversos meios, indo além da plataforma. Temos os nossos dias presenciais tanto na CEAD quanto na escola, trazemos eles à universidade justamente para se sentirem inseridos. Eles escolhem a PUC pelo histórico de formação de professores que essa universidade já tem, muitos estão fazendo seu segundo curso e são oriundos da PUC”, comenta Raquia.
Criado em 2020, o curso de Pedagogia Ead recebeu nota máxima, 5, em avaliação de reconhecimento feita pelo Ministério da Educação (MEC). Ministrado em 16 módulos, divididos em 8 semestres, a graduação tem como diferencial a oferta de webconferências síncronas com os professores, através da plataforma A, gerida pelo CEAD.
Presente no encontro, a professora Rosemary Neves, diretora da EFPH, destacou o crescimento do formato e a seu impacto para a escola.
“O Ead tem crescido muito, nós temos uma coordenação e grupo de professores muito bem preparados para estarem atuando. Receber 24 alunos nesta noite, em uma sexta-feira, significa que os acadêmicos estão muito interessados, não somente na formação em sala de aula, mas de forma integral, humana, sendo ela o diferencial da PUC Goiás. Hoje é o meu primeiro encontro com a turma enquanto diretora, é uma alegria recebê-los aqui e vê-los animados com o projeto. Temos uma gestora na coordenação muito bem capacitada e que tem agradado na formação desses acadêmicos”, salienta.
Atualmente, 108 alunos estão efetivamente matriculados na graduação. Alguns grupos já são oriundos da PUC, sendo graduandos pela segunda vez. Cerca de 70% dos que não possuem outro curso superior, estão em estágios remunerados. O curso ainda oferta aos que o concluírem, uma pós gratuita, alimentando a ânsia dos futuros pedagogos pela especialização.

Texto: Juliano Cavalcante

Fotos: Weslley Cruz