Campanha Todos Contra a Dengue inicia em fevereiro

A campanha Todos Contra a Dengue é um movimento de combate à proliferação da doença e suas ramificações em todos os Estados brasileiros, iniciativa que promove a continuidade das atividades realizadas no Dia Nacional de Combate à Dengue.

Data instituída pela Lei nº 12.235/2010, marcada para todo penúltimo sábado de novembro, mobiliza ações do Poder Público em conjunto com a população através de jornadas educativas e a comunicação pública. Em fevereiro, a campanha pretende dar continuidade ao que já foi feito no final do último ano, visto que a dengue é uma endemia que assola inúmeras comunidades no país.

O período em que sua transmissão se intensifica é justamente no verão, ao propiciar um clima ideal para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Dessa forma, movimentos que buscam cortar o mal pela raiz são fundamentais. Atitudes simples como: trocar a água dos vasos de planta, reciclar pneus, garrafas plásticas e outros materiais que possam acumular água, fazem uma grande diferença.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), há um crescimento significativo de casos do sorotipo 2 da doença. Uma realidade alarmante devido ao fato de grande parte da população ter tido contato apenas com o tipo 1, podendo contrair a variante com facilidade. Dados do governo mostram que 192 municípios goianos estão em alerta para a dengue, e outros 45 já estão em situação de emergência.

Gabinetes contra a Dengue

Agora todos os 246 municípios goianos podem contar com os Gabinetes contra a Dengue. Criado pelo Governo de Goiás, seu foco está em monitorar diariamente casos de doenças transmitidas pelo Aedes, Zika e Chikungunya.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, os Gabinetes monitoram de forma virtual os números da doença e de combate ao vetor. Além de contar com a ampliação de compartilhamento de informações entre Estado e prefeituras.

 

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom