Campanha conscientiza alunos sobre participação no Enade

Começaram os preparativos para o Enade 2019, que terá a participação dos alunos dos cursos de Engenharia, Educação Física, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Zootecnia. Nesta quinta-feira, 19, a PUC Goiás realizou o lançamento da campanha do Enade 2019, em dois encontros no Auditório da Área 4, com os alunos que irão realizar a prova desta edição e também professores e coordenadores que ao longo dos semestres vêm trabalhando diretamente para garantir o desempenho na avaliação.

O objetivo é orientar os estudantes sobre a realização da prova, o modo de aplicação e a importância de conseguir uma nota elevada para o curso. “Os alunos tiveram uma ideia geral em relação aos critérios da avaliação, do processo avaliativo e mostra o engajamento. O interesse da instituição para que eles realmente levem a sério esta avaliação mostra a importância para eles que essa avaliação deixa resultado na construção da carreira deles”, comentou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Felipe Sousa.

Além das orientações técnicas, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado salientou que os eventos buscam “suscitar o entusiasmo, o engajamento, a motivação, a adesão à prova, porque são determinantes também do desempenho e da qualidade”. A preparação para a prova, que é obrigatória, é realizada por cada curso a partir de um plano de trabalho elaborado pelos colegiados com diferentes estratégias. “Com a campanha queremos criar um clima dentro do curso para acompanhar estes alunos durante este semestre, porque, além da prova, eles precisam também responder o questionário do estudante”, explica a professora Sonia Margarida Gomes, pró-reitora de Graduação. O questionário on-line traz avaliações pedagógicas e exigem orientação do corpo docente. Ela informa ainda que todos os cursos preparam atividades voltadas para o Enade dentro do calendário acadêmico.

Os alunos guardam expectativa e ansiedade de realizarem a prova, “nós estamos sendo preparados para o Enade, como nosso curso é nota máxima, a gente tem que manter isso, eu estou bem ansioso”, relata Wanderson Araújo, aluno do 10° período de Enfermagem, que foi ao evento a procura de orientações práticas sobre a prova.

O Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) tem como objetivo medir rendimento dos concluintes sobre o que foi ensinado ao longo dos cursos analisados. A prova será realizada no dia 24 de novembro para o grupo determinado. Serão 1.600 estudantes da PUC Goiás avaliados. A cada três anos, todos os grupos são avaliados. De acordo com a professora Luciana Machado, coordenadora de Apoio Pedagógico, o Enade é usado para avaliar os cursos e como os estudantes estão saindo da universidade. “Como esse estudante adquiriu habilidades e competências, para além do conteúdo específico, para se inserir no mercado de trabalho”. Como o Enade gera uma nota que fica registrada no seu diploma, é fundamental que ele tenha uma boa participação.

(Texto: Izabella Moura, estagiária de Jornalismo)

Fotos: Ana Paula Abrão