Bolsistas são acolhidos na universidade

Prestes a concluir o curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás, a baiana Poliana Silva comemora duas conquistas: o diploma que será em breve conquistado e uma aprovação em concurso público no Ceará, onde atuará como fonoaudióloga. Bolsista integral da universidade pelo Prouni, a moradora da Casa do Estudante Universitário partilha com a comunidade acadêmica sua trajetória na graduação, os obstáculos superados e a relevância da bolsa para permanência no ensino superior. “A bolsa foi um divisor de águas. Sou de Salvador e vim à Goiânia para concretizar o meu sonho, sem isso não seria possível”, declarou.

De olho nos veteranos que já fazem história na instituição, como a Poliana, e com o objetivo de incentivar o ingresso e a permanência dos estudantes no ensino superior, a PUC Goiás recebe neste semestre cerca de 900 bolsistas do Vestibular Social e do ProUni.

Para acolher esses novos alunos, apresentar a instituição e as oportunidades que podem ser usufruídas ao longo da caminhada acadêmica, a universidade realizou na manhã desta quinta-feira, 26, nas Salas Multiuso, um momento de encontro com os bolsistas que estudam nas Áreas 1,2, 3, 4 e 5 da universidade.

O evento foi conduzido pelo reitor da instituição, prof. Wolmir Amado, e contou com a presença das lideranças da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), diretores de escolas, coordenadores de cursos e funcionários administrativos. Devido à grande quantidade de bolsistas, esses encontros serão realizados em outros horários e locais, com o intuito de alcançar a todos os estudantes, nos seus respectivos câmpus e turnos de estudo.

“Nós esperamos que eles se sintam motivados e acolhidos. Ao mesmo tempo, queremos mostrar as oportunidades oferecidas pela PUC Goiás nas atividades de extensão, ensino e pesquisa e enfatizar o comprometimento deles no processo da bolsa”, ressaltou o coordenador de Assuntos Estudantis da universidade, Valterci Vieira.

O reitor Wolmir também cumprimentou os bolsistas e aconselhou os estudantes a aproveitarem a universidade na sua amplitude. Também falou sobre a importância do enfrentamento às dificuldades e superação dos desafios de cada tempo da vida, além de fazer uma contextualização da história de 60 anos da PUC Goiás, seu reconhecimento pontifício e sua identidade comunitária e confessional.

Em seguida, o gestor informou a quantidade de universidades católicas na América Latina – atualmente são 250- mas também fez o contraponto de que poucas no continente e no mundo são PUCs, devido às exigências e uma série de requisitos e qualidades que a universidade precisa ter para alcançar esse reconhecimento internacional.

“Este é o nome que você está carregando no seu diploma, na sua história e na sua biografia com o sobrenome de Goiás. Desejo uma boa estada, com entusiasmo e esperança”, ressaltou o gestor, ao mostrar a credibilidade da instituição e, ao mesmo tempo, sua presença e influência no estado goiano.

Fotos: Ana Paula Abrão