Bolsistas marcam compromisso social da universidade

Nesta quinta-feira, 19, foi o segundo dia de programação do Encontro de Bolsistas do Vestibular Social e do Prouni do segundo semestre de 2019 da PUC Goiás, que ainda terá uma nova etapa em 26 de setembro. Foram acolhidos os estudantes do Câmpus V, de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Direito, que são bolsistas de um dos programas. Participaram da recepção o reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia Alencar e o coordenador de Assuntos Estudantis, Valterci Vieira, além da diretora da Escola de Comunicação, Sabrina Moreira e da diretora da Escola de Direito e de Relações Internacionais, Maria Nívea Rocha, coordenadores de cursos e professores.

Foram eles que apresentaram a instituição e falaram da importância da presença dos bolsistas na universidade. O evento já está consolidado no calendário acadêmico da universidade e reforça a identidade da instituição, que tem mais de 15 mil bolsistas. Neste semestre são recebidos 1.200, entre Vestibular Social e Prouni.

Entre eles Meiriane Tenório, 30 anos, que veio de Belém para realizar o sonho de cursar Direito em Goiânia graças à bolsa de 50% do Vestibular Social. Ainda se adaptando às mudanças, ela se diz grata à oportunidade e conta com a torcida da família que mora no Pará. Mora na casa de amigos e trabalha informalmente para manter os estudos.

Aos 19, Clésio Rodrigues Júnior também é aluno do Direito e será o primeiro da família a fazer curso superior. Ele foi beneficiado pelo Programa Universidade Para Todos do Governo Federal. A pró-reitora Márcia Alencar reafirmou a importância das políticas de inclusão para garantir o acesso ao ensino superior das camadas mais populares, reafirmando o compromisso de manter os instrumentos da PUC de acesso e permanência, como o Vestibular Social e o Pode PUC.

“Estávamos muito preocupados com, nos últimos dois anos, com a redução continua das bolsas do Prouni a cada semestre. Então pra esse semestre não teve redução, pra nós é fundamental, porque boa parte dos nossos alunos não tem condição de manter os custos de uma instituição do porte da PUC. Nós queremos privilegiar esses alunos para que possam estudar em uma universidade como a nossa, sair daqui pessoas melhores, profissionais bem qualificados e preparados para o mercado de trabalho”.

Fotos: Weslley Cruz