Bolsas para Mestrado no Reino Unido recebem inscrições de candidatos

Candidatos de qualquer área de atuação, com excelente desempenho acadêmico e perfil de liderança são o público-alvo do programa mundial de bolsas de estudos chamado Chevening, do governo britânico. As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de novembro pelo site do programa. As bolsas são para cursos de mestrado em diversas áreas do conhecimento.

“Buscamos futuros líderes que desejam realizar mudanças de impacto onde atuam. Estamos prontos para levar mais um grupo de brasileiros ao Reino Unido em 2018”, diz Carlos Eduardo Mesquita, responsável pelo Chevening no Brasil, que esteve presente na universidade na manhã desta sexta-feira, 27, para divulgar o programa. Cerca de 65 vagas foram liberadas para o Brasil neste ano.

A novidade é a parceria com a Fundação Lemann, que financiará candidatos nas áreas de Educação, Saúde e Políticas Públicas. As parcerias com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o escritório Pinheiro Neto Advogados continuam financiando mestrados nas áreas de energia renovável e direito, respectivamente.

O Chevening, programa mundial de bolsas de estudos do Governo Britânico, é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras. No ano 2016 recebeu mais de 1800 inscrições, das quais 66 foram selecionadas. Os bolsistas Chevening são pessoas que fazem parte de um grupo de mais de 46 mil estudantes, que compõem uma das mais amplas, influentes e respeitadas redes globais da atualidade.

Histórico
A primeira bolsa de estudos do Governo Britânico no Brasil foi oferecida em 1938, ao poeta Vinícius de Moraes, cujo centenário de nascimento foi comemorado pelo Brasil e Reino Unido em 2013. A exemplo de Vinicius, que escolheu estudar Letras na Universidade de Oxford, outras centenas de brasileiros contribuíram para o sucesso do programa no Brasil. Hoje, o Chevening continua a apoiar futuros líderes na construção de uma rede de alcance global e relevância profissional contínua.

As bolsas do programa Chevening oferecem intensa vivência internacional e oportunidades de desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal. Presente no Brasil há mais de 30 anos, o Chevening já beneficiou cerca de 1.500 brasileiros.

(Com informações da ARI, editado pela Dicom)