Avaliação Interdisciplinar pauta reunião de colegiado na 52ª Siap

A Avaliação Interdisciplinar (AI) pautou uma reunião do colegiado dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, vinculados à Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), na tarde desta quarta-feira, 8, no Câmpus II (Jardim Mariliza), durante a programação da 52ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap).

Aplicada uma vez por semestre em todos os cursos de graduação, a AI também é uma avaliação preparatória para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que ocorrerá em novembro deste ano.

De olho neste cenário, os docentes apreciaram os resultados de uma pesquisa da Coordenação de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (CAP/Prograd), realizada com os estudantes, para obter uma devolutiva sobre as provas de AI em 2022/2. Diversos aspectos foram apurados com o corpo discente, entre eles, a percepção da prova, tempo de realização, dificuldades das questões, formato, etc.

“Neste ano, temos as provas do Enade nos dois cursos e a AI dá uma sustentação muito forte para este momento. Estamos discutindo o que a Prograd captou das percepções que os estudantes apresentaram no último semestre e, em princípio, entendemos que a participação foi boa. O que a gente extrai da percepção deles se transforma em trabalho para nós, professores”, pontuou.

Enade 2023

Com a devolutiva, os docentes discutem pontos de melhoria na rotina pedagógica, revisam metodologias e planos de ensino, sempre buscando a qualificação acadêmica. O prof. Bruno também informou que desde novembro do ano passado, os cursos se preparam para o Enade 2023.

Aplicado desde 2004 pelo Inep, o Exame é um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que além de avaliar o estudante, traz um panorama da educação superior no Brasil: ele alcança 55% do Conceito Preliminar de Curso e diz muito sobre a instituição de ensino que oferece o curso.

“Essa prova reflete em tudo que nós fazemos e isso significa uma estrutura total: todo o projeto pedagógico, a matriz curricular e as atividades do corpo docente. A parte estrutural do curso é avaliada nesta prova, que tem uma importância muito grande no aspecto técnico, científico e social, porque o mercado também está vendo o que estamos fazendo. Estamos trabalhando o máximo possível para qualificarmos o melhor aluno e a instituição dá todo um amparo para isso”, complementou o prof. Bruno.

Fotos: Weslley Cruz