Avaliação Interdisciplinar mobiliza universidade

Já na sua 15ª edição, a Avaliação Indisciplinar será realizada por todos os alunos da graduação da PUC Goiás nesta quinta-feira, 9, nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. Formato consolidado integra conteúdos indisciplinares e avalia a evolução dos estudantes em níveis diferentes.

Segundo a coordenação de Apoio Pedagógico da PUC Goiás, Luciana Machado, o instrumento permite a discussão da interdisciplinaridade com os professores no momento da elaboração da prova, da aplicação e, finalmente, na correção. “Eles têm oportunidade de discutir suas práticas e pensar juntos cada questão. Já o estudante testa seus conhecimentos e percebem a interdisciplinaridade”.

Além das questões específicas, os alunos também são testados em conhecimentos gerais, o que inclui questões sobre diversidade, política, meio ambiente e outros. “É um processo muito rico que permite o estudante avaliar sua formação e entender quais são os pontos a serem melhorados”, explica.

Para a estudante de Biomedicina Adriana Barros Montel, do 7º período, a prova não foi difícil até porque ela se preparou previamente. “Acho que esta é uma oportunidade boa oferecida peal PUC, de ser um profissional diferente no meio dos outros, por causa da experiência interdisciplinar”.

Também experiente em Avaliação Interdisciplinar, José Rafael Costa dos Santos, estudante de Psicologia, vê o amadurecimento do processo avaliativo. “Eu achei a prova mais bem formulada, as questões estavam bem fundamentadas nas disciplinas, é o que está na ementa e nos conceitos gerais do curso”, afirmou. Ele considera a AI um instrumento para avaliar suas potencialidades.

Informações gerais

A AI vale um ponto somado à média geral da N2. Além disso, uma novidade nas últimas avaliações coroa a nota dos estudantes que se esforçam para obter uma boa pontuação na prova: quem acerta a partir de 32 questões (do total de 40), obtém nota máxima. São oferecidas 30 questões de conhecimentos específicos do curso e 10 de formação geral. Os gabaritos preliminares serão divulgados nos murais dos cursos a partir de amanhã,10, e o oficial será disponibilizado no dia 13 de maio, também nos murais. Até o final de maio a nota será divulgada no SOL. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas na coordenação do seu respectivo curso.

Fotos: Wagmar Alves