Avaliação da Capes mostra consolidação e melhoria dos programas da PUC

Com onze Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a PUC Goiás recebeu avaliação positiva do Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG). Divulgadas nesta quarta-feira, 20, notas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para todos os programas de pós-graduação no Brasil indicaram melhorias em dois cursos da PUC Goiás: o mestrado em Ciências Ambientais e Saúde, que recebeu nota 4, e o mestrado e doutorado em Educação, com nota 5. As notas 4 e 5 são consideradas padrão de excelência nacional (boa e muito boa).

Além dos dois cursos que aumentaram os resultados, a PUC Goiás ainda tem avaliação considerada boa ou muito boa de Ciências da Religião, mestrado e doutorado, com nota 5, e Psicologia, mestrado e doutorado, com nota 4. Os demais cursos receberam nota 3, em uma escala de 3 a 7. São eles os mestrados em Genética, Atenção à Saúde, Engenharia em Produção de Sistema, História, Letras, Serviço Social e Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Os resultados são referentes ao quadriênio 2013-2017. A avaliação foi realizada por 1.150 consultores da Capes. Os consultores avaliaram os 4.175 programas e seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional.

Segundo o coordenador de Stricto Sensu, Darlan Tavares Feitosa, a avaliação da PUC Goiás é extremamente positiva. “A avaliação reconhece a qualidade da produção tanto dos professores quanto dos alunos”, explica ele. Com o resultado, a universidade já pode apresentar proposta de criação de Doutorado para Ciências Ambientais e Saúde.

Atualmente, a universidade tem 655 alunos matriculados nos programas e está com inscrições abertas para todos os cursos no site da instituição www.pucgoias.edu.br, até o final de outubro e o começo de novembro, conforme editais. A universidade acumula, ao longo da sua história, 2.865 defesas de teses, 20 estágios pós-doutorais em andamento e 17 já concluídos.