Autores de violência sexual é tema debatido com acadêmicos da Pedagogia

O enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente é um tema que vem sendo abordado em diversas palestras voltadas aos acadêmicos das licenciaturas da instituição. A iniciativa é da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) e a Escola de Formação da Juventude (EFJ/Proex) da PUC Goiás. Na manhã desta quinta-feira, 18, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde, Karen Michel Esber, abordou o tema, trazendo à tona a violência a partir da perspectiva dos autores que a cometem.

De acordo com a pesquisadora, o tema é negligenciado por profissionais e pela academia – visão que precisa ser ressignificada pelo fato de o autor fazer a violência sexual acontecer: “a cadeia não reabilita, porque além de ser um problema criminal, é também emocional, psicológico e da ordem da família. Não dá para enfrentar a violência sem olhar para o seu autor. E não é olhar concordando, é questionar sobre o que podemos fazer para a prevenção da própria violência sexual”, alertou. O objetivo final do trabalho, mediante o atendimento psicológico aos autores, é a prevenção de novas violências.

“Muitas pesquisas internacionais têm mostrado índices de reincidência muito mais baixos das pessoas que recebem tratamento psicológico do que aquelas que não passam por isso. Quando nós fazemos esse trabalho com as pessoas que praticam, estamos protegendo as crianças”, destacou. O mesmo tema será abordado às 19 horas, juntamente aos estudantes das demais licenciaturas da EFPH (com exceção dos cursos que não funcionam no prédio), no auditório da Área 6.

Fotos: Weslley Cruz