Aula remonta história do serviço social goiano

Ex-docente de Serviço Social na PUC Goiás, onde também se formou, a profa. Walderez Loureiro Miguel ministrou aula pública na noite desta quinta-feira, 31. O evento faz parte de uma série de iniciativas que comemoram, ao longo de 2017, os 60 anos da graduação: a primeira do Centro-Oeste. Neste ano, o mestrado – o único na região – completa uma década. As comemorações foram iniciadas em março, em programação conjunta.

Com uma fala que fez uma síntese do processo histórico do Serviço Social em Goiás, relacionando com o cenário nacional, Walderez destacou as vertentes que nortearam o curso. “Essa escola teve um papel de protagonista no Brasil, na formação, sobretudo, mas também na qualificação profissional e na própria organização da categoria, imbricadas na educação permanente do assistente social”, ressalta.

Para a coordenadora da graduação em Serviço Social, a profa. Carmen Regina Paro, o ano comemorativo põe em evidência a trajetória do curso e ajuda a valorizar a sua memória. “É importante fazer esse resgate histórico para os alunos que estão chegando e para os que já estão no curso, para que conheçam o contexto histórico em que a graduação surgiu, quem era as instituições envolvidas em sua criação”, pontua.

Oficina

No dia 28 de setembro, o curso sedia a oficina regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), que reunirá graduando e pós-graduandos de instituições de ensino no Centro-Oeste. “Vamos discutir a atual conjuntura e os desafios que estão postos”, adianta Carmem.

Conhecimento

Para a estudante do 6º período de Serviço Social Ruth Viana a aula pública colabora para a construção do conhecimento. “É um momento de passagem de experiências dos professores para nós, estudantes. Portanto, é uma oportunidade de aprendizagem e esse é o principal motivo que nos traz a este tipo de evento”, avalia.

(Com a colaboração de Gabriel Araújo, estagiário de Jornalismo)

Fotos: Wagmar Alves