Aula magna do curso de Direito reúne egressos de sucesso

Com o auditório do Teatro PUC, Câmpus V, lotado na manhã desta sexta-feira, 10, foi celebrada a aula magna do curso de Direito. Para abrilhantar o evento, foram convidados para palestrar o professor e desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, José Carlos de Oliveira; o professor, advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva e o egresso da PUC Goiás e assessor jurídico de desembargador, César Vilar da Silva.

A coordenadora do curso de Direito, professora Larissa Machado Elias de Oliveira, destacou a importância do evento, que é destinado especialmente aos veteranos: “A nossa intenção é possibilitar que o nosso estudante veterano faça uma reflexão sobre sua trajetória acadêmica a partir dos depoimentos dos palestrantes, já que o desempenho e projeção que eles alcançaram foi fruto de dedicação ao curso”, pondera.

Na oportunidade, Larissa também disse que a qualidade do corpo docente somada à dedicação dos alunos do curso de Direito mostra que a maior parte deles quando alcança o 9º período já foi aprovada no Exame de Ordem e sai da universidade aguardando apenas o recebimento da carteira pela OAB.

Também presente na cerimônia, a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi destacou a importância da presença dos palestrantes na Aula Magna: “Temos aqui nesta manhã três nomes de tradição no Direito goiano, expoentes que saíram desta Escola, deste curso de Direito: o desembargador José Carlos de Oliveira, que é um baluarte no curso de Direito; o professor Lúcio Flávio, que foi presidente da OAB seção GO, e também o egresso e assessor jurídico de desembargador, César Vilar da Silva. Mais que um testemunho, eles vêm expor sobre a relevância de uma boa formação e como é importante para o nosso estudante poder vislumbrar no nosso projeto formativo do curso de graduação o seu ingresso na carreira profissional”, pontua.

A professora acrescenta que o curso de Direito da PUC Goiás é abrangente a ponto de oferecer formação humanística, com disciplinas na área da sociologia, antropologia, história, que consolidam bases para uma pessoa bem formada no Direito poder fazer sua opção profissional segura de forma consistente.

“O céu é o limite”

Professor de muitas gerações de diversos profissionais da carreira jurídica, o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, José Carlos de Oliveira citou que nenhum outro curso de graduação oferece tantas possibilidades profissionais quanto o de Direito e que, com o devido investimento intelectual do estudante, este certamente terá grandes chances de ser muito bem sucedido.

Ao falar sobre sua carreira, o professor José Carlos de Oliveira contou que exerceu a advocacia por 4 anos e é professor na PUC Goiás desde 1983 e, antes de ingressar na magistratura, também foi concursado no Ministério Público: “Eu me senti realizado exercendo todas essas funções. Tudo que consegui foi decorrente de uma caminhada, uma construção. Não se pode perder a fé e é preciso ter um foco. O céu é o limite”, resumiu.

Com 21 anos de advocacia militante, 15 anos como docente e 6 anos como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Goiás), Lúcio Flávio Siqueira de Paiva preparou uma apresentação para os estudantes com destaque para a importância da formação intelectual no Direito: “A minha intenção nessa conversa de hoje é ‘empacotar’ uma série de aprendizados vividos nessa caminhada, algumas cabeçadas, alguns erros que cometi e passar para essa geração que vem o caminho das pedras: algumas dicas, alguns conselhos de estudo, de postura com relação à formação intelectual que certamente haverá de se transformar em bons frutos para eles que estão ainda em fase de formação acadêmica”, explicou.

O advogado frisou, por fim, que a cada ano o mercado se torna mais competitivo com a qualificação dos profissionais e as dificuldades estão postas para todos, mas entende que o maior dos desafios é interno: “O grande desafio dessa jornada, para todos nós, é superar as nossas próprias dificuldades, nos melhoramos, nos comparamos com quem fomos ontem e hoje estamos melhores”, afirmou.

Fotos: Ana Paula Abrão