Aula inaugural do curso de Medicina da PUC Goiás apresenta programa de intercâmbio com foco no inglês médico

O semestre 1/2025 do curso de Medicina da PUC Goiás começou com uma palestra internacional voltada à formação em inglês para a área médica. A aula inaugural, promovida pela Escola de Ciências Médicas e da Vida em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais, contou com a presença do prof. dr. Jeremy Daniel Slagoski, diretor do Instituto de Linguagem Aplicada da Universidade do Missouri Kansas City (UMKC), que apresentou aos estudantes um programa de intercâmbio focado na capacitação da comunicação em inglês para profissionais da saúde.
A diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida, professora Vanuza Uzier Leite, destacou a importância da iniciativa. “O inglês é essencial na área da saúde, pois novas tecnologias e literatura médica são amplamente divulgadas nesse idioma. Esse programa é uma excelente oportunidade para quem deseja aprimorar a fluência e a formação acadêmica”, afirmou.
O assessor de Relações Internacionais da PUC Goiás, professor Paulo Gonzaga, reforçou que a parceria com a UMKC existe há cinco anos e que o programa ofertado pela universidade americana tem três semanas de duração, ocorrendo em julho. “Os estudantes terão aulas sobre terminologia médica, visitas técnicas a hospitais e clínicas e atividades culturais. O programa é aberto a todos os alunos, independentemente do nível de inglês, pois será feito um teste de nivelamento para direcioná-los aos grupos iniciante ou intermediário”, explicou.
Durante a palestra, o Dr. Jeremy Slagoski destacou que a criação do curso de inglês para médicos foi inspirada em uma visita anterior à PUC Goiás, na qual estudantes do próprio curso manifestaram a necessidade de aprofundar o conhecimento na linguagem técnica utilizada em especializações e na literatura médica. Ele ressaltou que a turma de julho da UMKC está ansiosa para receber alunos da instituição.
A expectativa é que, com a ampla divulgação da iniciativa, mais estudantes participem da experiência internacional, ampliando suas possibilidades acadêmicas e profissionais. “Essa é uma grande chance para os alunos da PUC Goiás explorarem novas oportunidades e se prepararem melhor para um mercado globalizado”, concluiu o professor Paulo Gonzaga.
Para a estudante Etiene França, que está no 3º período do curso, a palestra foi a oportunidade de saber mais sobre um programa de intercâmbio que combina com seus planos de futuro. Ela planeja fazer especialização no exterior e acredita que o curso oferecido pela instituição parceira da PUC pode ser o primeiro passo. O pensamento é compartilhado pelo colega, Caio Gonçalves, que planeja participar do intercâmbio para se preparar para novas jornadas depois da graduação na Medicina. “Sabemos que o inglês abre portas e o domínio técnico é essencial.”
Fotos: Wagmar Alves