Aula inaugural de RI tem palestra do embaixador da Sérvia

O Centro Acadêmico de Relações Internacionais Sérgio Vieira de Melo da PUC Goiás promoveu, nesta segunda-feira, 19, a aula inaugural do curso de Relações Internacionais, no Câmpus V da universidade,  com a presença do embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić. O tema da palestra foi A Sérvia na história e no contexto atual dos Balcãs.

Aleksandar Ristić, que é advogado e diplomata sérvio, etrouxe uma contextualização histórica sobre o seu país, abordando desde as origens nos impérios austro-húngaro e turco-otomano até momentos de tensão, como a participação na Guerra Fria.

Durante a palestra, Ristić compartilhou a trajetória do seu país e destacou o momento de paz vivenciado pela população atualmente. Ele também mencionou a longa história de cooperação diplomática entre Sérvia e Brasil, que se iniciou em 1938, ressaltando o apoio brasileiro à Sérvia em momentos cruciais.

A presidenta do Centro Acadêmico, Gabriela Amui, comentou sobre a importância de ter a presença de uma autoridade internacional em um evento acadêmico. “Muitos estudantes pretendem seguir carreira diplomática, então eu acho muito importante ter essa proximidade, esse contato, entender um pouco sobre como funciona o dia a dia de um diplomata”, afirmou Gabriela. Ela também destacou a relevância do tema abordado: “A Sérvia e, na verdade, os Balcãs têm toda uma história. É um arcabouço historiográfico e de questões muito complexas que nós estudamos nas Relações Internacionais, que é muito pertinente tanto antigamente quando nos dias atuais para compreendermos o mundo”.

Este não foi o primeiro evento do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás a contar com a presença de um embaixador este ano. Gabriela lembrou a participação da embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Ângela Carrascalão, em uma edição anterior. “Assim como ela contou uma história belíssima e comoveu muita gente aqui. Acredito que o senhor Aleksandar vai inspirar outras pessoas, falar da sua vinda anterior ao Brasil, de quando esteve em Goiás ainda no governo do Mauro Borges”, acrescentou.

O professor Giovanni Okado, que também participou do evento, enfatizou a importância da iniciativa do Centro Acadêmico para o curso. Ele destacou como o encontro amplia a visão ocidentalizada predominante na política e nas Relações Internacionais. Além disso, ressaltou que a presença de um diplomata compartilhando suas experiências pode ser uma fonte de inspiração para os estudantes.

Fotos: Wagmar Alves