Arte internacional do goiano Rodrigo Godá chega à PUC Goiás

A arte goiana ultrapassa fronteiras e, atualmente, obras de autores locais ganham espaço em importantes museus na Europa, como o AM Arte Moderna, situado em Brescia (Itália), que abriga obras de mestres do Surrealismo, como Salvador Dali e Marc Chagall.

Há 20 anos essa realidade ainda era um sonho distante para o artista goiano Rodrigo Godá que, no tempo presente, é considerado um dos cinco melhores artistas do mundo. Recém-chegado de uma exposição no continente europeu, Rodrigo esteve presente na PUC Goiás nesta segunda-feira, 21, para lançar sua nova exposição Aspectos da Contemporaneidade, que fica aberta para visitação do público no hall da Biblioteca Central (Área 1) até o dia 11 de novembro.

Com curadoria do professor Agnaldo Coelho, a mostra traz 8 quadros do artista que revelam traços da sua biografia como pessoa e como profissional: “ é marcante na sua obra, a liberdade das cores, a composição, o excesso de elementos. Seus trabalhos são mecânicos, tem engrenagens, polias, uma visão de futuro como quem quer imprimir um sonho, uma coisa lúdica”, analisou o curador.

Para Rodrigo, sua arte é um “mergulho no seu próprio inconsciente”, onde traz memórias da própria infância, da sua experiência de montar e confeccionar brinquedos. Fascinado por máquinas fantásticas, automóveis e espaçonaves, os quadros trazem características do Surrealismo com uma influência, ao mesmo tempo, dos mestres da arte popular brasileira.

Com uma visão de que a arte educa a universidade no seu projeto pedagógico, a diretora do Sistema de Bibliotecas da PUC Goiás (sIBI), profa. Annunziata Spencieri, explicou que a atividade tem o propósito de trazer leituras de diferentes linguagens, no sentido de melhorar a interpretação do mundo e abrir espaços para novas possibilidades. “Queremos mostrar o que a contemporaneidade traz de diferente na música, nas Artes Visuais, na Literatura e na Arquitetura. Essas diferentes leituras conseguem posicionar o ser humano frente ao mundo que está aí”, refletiu.

Logo após a solenidade de abertura da exposição, que foi prestigiada e conduzida pelo reitor da instituição, Wolmir Amado, os participantes assistiram a uma mesa redonda que abordou o tema do evento, contando com a participação dos professores Aguinaldo Coelho (UFG); prof. Carlos Costa (UFG); profa. Maria Aparecida Rodrigues (PUC) e prof. Pedro Henrique Maximo Pereira (PUC Goiás), com moderação do pro. Átila Silva Arruda Teixeira.

Vale ressaltar que evento está inserido nas comemorações alusivas aos 60 anos de história da PUC Goiás.

Exposição: Aspectos da contemporaneidade

Artista: Rodrigo Godá

Curadoria: Prof. Aguinaldo Coelho (UFG)

Data: de 21 de outubro a 11 de novembro