Arraial da UNATI integra alunos

Iniciando as atividades de encerramento do semestre letivo, o arraial da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), buscou integrar os alunos na tarde da última quinta-feira, 13. A festa de confraternização organizada no centro de convivência da Área 7, disponibilizou comidas típicas e muita dança com a tradicional quadrilha.
Aproveitando para comemorar o dia de Santo Antônio, os estudantes puderam participar de uma novena celebrada pelo padre Davi. Convidados e professores também prestigiaram a festividade que se estendeu até o final do dia.
“A UNATI é um dos projetos de maior destaque do Programa de Gerontologia Social (PGS), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX). Ela tem como objetivo assessorar, cuidar e promover o envelhecimento ativo. Dentro da UNATI temos várias disciplinas que acontecem semanalmente, de segunda a sexta, com o PGS assistindo as pessoas que não possuem condição de ir até a universidade”, explica a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres.
No ano passado, a UNATI alcançou 30 anos de existência, conquistando alunos que, se não completam o trigésimo aniversário junto a ela, chegam muito próximo. É o caso de Irene Maria dos Santos, com 20 anos de universidade.
“A universidade representa uma segunda família, porque aqui eu me sinto bem e aprendo com todos os professores e colegas. Hoje, estou a caráter para prestigiar às professoras, é preciso dar valor aos que estão fazendo algo por nós. Tudo que tem na UNATI me empolga, me sinto bem por estar aqui, dando um pouquinho de mim, é pouco, mas eu acho que estou contribuindo com alguma coisa”, afirma.
Atualmente, a UNATI conta com 213 alunos matriculados e 11 disciplinas vigentes, como: língua estrangeira (inglês, espanhol e francês), filosofia, dança, aplicativos para celular e patrimônio cultural com educação prática. As inscrições para as turmas do segundo semestre estarão abertas entre os dias 12 e 23 de agosto; e início das aulas previsto para o dia 19.

Texto: Juliano Cavalcante

Fotos: Weslley Cruz