Alunos participam de Cine Letras

Texto: Denise Alves, estagiária de jornalismo da Dicom/PUC Goiás

O Centro Acadêmico de Letras José J. Veiga realizou na noite da quinta-feira, 11, o Cine Letras, uma sessão seguida de mesa-redonda do filme A Chegada, do diretor Denis Villeneuve. Em um momento de integração e bate-papo, o evento reuniu alunos de Letras e outros cursos no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás. Atividade também marcou a aula inaugural do curso de Leras.

Segundo a presidente do Centro Acadêmico, Nathalia Santos, o Cine Letras terá frequência semanal com o intuito de discutir assuntos lecionados em sala de aula como a linguística e literatura. “O filme em si tem conteúdos da linguística e o Cine Letras justamente pensou nisto por que o cinema é uma forma de arte e também uma forma de mostrar à linguística. O conteúdo vai além da linguagem e da escrita, também nos símbolos e nas expressões”, destacou.

Após a sessão, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de uma mesa-redonda formada por alunos e professores que comentaram o filme. “O filme envolve o que aprendemos em sala de aula. Todo conteúdo dele é no contexto da linguística, onde a personagem utiliza sua habilidade sobre a comunicação para identificar a língua de um possível ser extraterrestre”, contou Maurício Louzada, membro do departamento de eventos do Centro Acadêmico.

Para a acadêmica do 7° período do curso de Letras, Elisangela Rodrigues Souza, 38 anos, o Cine Letras é uma oportunidade de aprendizagem. “É muito boa à iniciativa do CA de estar promovendo uma atividade como esta. Quando só se fica em sala de aula você fica preso naquilo: em texto, leitura e teoria. Sair de sala de aula é ter a oportunidade de aprender de outra forma”, salientou.

Programação

O Cine Letras segue durante o mês de outubro com programação direcionada aos acadêmicos do curso. As sessões serão exibidas com foco na discussão de linguística e literatura. O próximo filme a ser exibido será O Carteiro e o Poeta, nesta quinta-feira, 18, na sala 406 da EFPH.