Alunos de Arqueologia realizarão atividades práticas em sítio arqueológico

No período de 10 a 15 de junho, o curso de Arqueologia realizará atividades práticas de campo no complexo arqueológico de Serranópolis.
As escavações serão realizadas no sítio GO-JA-02, que faz parte dos mais de 40 sítios cadastrados na região. O local é objeto de estudo do projeto de pesquisa “Escavação do Sítio Arqueológico Serranópolis Goiás: Novas perspectivas”, cujo objetivo é ampliar o conhecimento científico a respeito do povoamento humano na região do Planalto Central.
Liderados pelos professores Julio Cezar Rubin de Rubin e Rosiclér Theodoro da Silva, com suporte do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), os estudantes darão seguimento aos trabalhos de escavação que iniciaram no espaço durante os anos 1970.
No ano passado, os trabalhos renderam duas descobertas inéditas no sítio: a identificação de uma estrutura funerária com dez crânios humanos, e um fóssil bem conservado cuja sua datação pode chegar aos 12 mil anos, sendo esse o esqueleto mais antigo descoberto na região Centro-Oeste.

Texto: Juliano Cavalcante