Alunos da PUC promovem inclusão digital

Começaram esta semana, nos dias 8 e 9, os cursos de inclusão digital oferecidos para a comunidade pela Escola de Formação da Juventude do Instituto Dom Fernando em parceria com a Escola de Ciências Exatas e Computação da PUC Goiás. Jovens entre 14 e 29 anos da comunidade carente da região Leste têm acesso à formação profissionalizante.
Serão ministrados cursos de informática básica, introdução à programação, criação de sites, internet das coisas, musicalização pelo computador e manutenção de computadores, por meio de parceria com o curso de Ciência da Computação, intercalados com encontros onde vão discutir assuntos ligados ao seu dia a dia e sugeridos pelas próprias famílias.
Na aula inaugural realizada nesta sexta-feira para parte dos 260 alunos matriculados nos cursos, o convite da professora Lucília Gomes Ribeiro, da ECEC, foi para mostrar que as mulheres também têm espaço nesta área. A egressa Karine de Vasconcelos foi convidada a falar sobre ciência e a mostrar os desafios da presença feminina nesta área. “É um curso de exatas e para quem quiser. Vamos quebrar os estereótipos e mostrar como ele ajuda na vida das pessoas”.
Para a professora, a inclusão digital das mulheres pode despertar o interesse por cursos de exata dos jovens, que muitas vezes mostram receio da área. “Eles também encontram posicionamento no mercado com essa formação”. Esta é a busca da jovem Jordana Borges, 15 anos, que está no 1º do Ensino Médio. Inscrita em três dos cursos, ela passará quatro manhãs por semana na Escola de Formação da Juventude. “Interessei-me porque na minha idade já posso pensar em trabalho”.
O curso é oferecido por 12 monitores e três estagiários que têm oportunidade de ter experiência em sala de aula, desde o planejamento até a conclusão do curso. “Eles assumem a turma e acompanham todo o trajeto com habilidades que eles vão adquirir. Muitos acabam buscando repetir a experiência”, garante Lucilia.

Fotos: Jota Junior