Acolhida aos estagiários da Santa Casa reúne estudantes na Área 4

Dando prosseguimento às acolhidas promovidas pela PUC Goiás, nesta quarta-feira, 29, foi a vez de reunir os estagiários e professores da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e também os diretores da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Juliany Gonçalves Guimarães,  e da Escola de Ciências Médicas e da Vida, Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite, no auditório da Área 4.

A organização do evento foi feita pela professora Marília Rabelo, da coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Júniores (Caeme) e estiveram presentes estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Psicologia, que farão estágio na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital de ensino tipo 1 credenciado junto ao Ministério da Saúde, que se presta também ao serviço educacional por intermédio do convênio com a PUC Goiás.

Ao falar sobre a importância do encontro, a professora Marília Rabelo lembrou que é nessa oportunidade em que são repassadas orientações sobre o estágio em um ambiente hospitalar, totalmente diferenciado de outros ambientes: entre outras coisas, tratar o paciente com respeito, atenção e acolhê-lo tanto quanto possível: “No estágio, os estudantes vão desenvolver competências, habilidades e aprender a trabalhar em equipe. Ali eles vão ter casos reais que vão subsidiá-los no futuro. A relevância desse estágio, em especial, é justamente por despertar comprometimento e qualificação para a vida profissional”, destaca.

Enfermeira egressa da PUC Goiás, Lara Fernanda Assunção, atualmente é a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Santa Casa. Responsável por proferir uma palestra na acolhida, ela conta que seu objetivo no evento é trazer para os alunos um pouco das normas da Santa Casa: “A gente recebe muitos alunos durante todo o ano e é importante que eles conheçam um pouquinho da nossa cultura. A Santa Casa é um hospital escola e tem o costume de ter os alunos da PUC Goiás bem próximos das atividades e eventos”, enfatiza.

FUNÇÃO SOCIAL E HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

A superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Dra. Irani Ribeiro de Moura, citou que, neste semestre, o hospital receberá quase mil estagiários que terão contato com patologias de alta complexidade, visto que 96% dos atendimentos do hospital são destinados ao SUS, casos que muitas vezes a rede particular não trata pelos baixos valores repassados pela rede pública: “Nesse contexto, a intenção principal do estágio é ensinar a praticar a humanização da assistência à saúde”, afirma.

Presente na acolhida, a estudante do 5º período do curso de Enfermagem, Isadora Sousa Silva, contou que gostou muito de fazer estágio na Santa Casa: “O contato multiprofissional que esse campo de estágio proporciona agrega muito na minha formação. Tenho mais um semestre de estágio lá pela frente”, comemora.

Fotos: Wagmar Alves