85ª Semana Brasileira de Enfermagem discute a necessidade de romper bolhas no mundo atual

Disposta a discutir como tema central ‘romper as bolhas no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem’, a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEN), promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), teve início com abertura nacional no dia 13 de maio e vai até o dia 17.

A SBEN acontece em todo o território nacional. Nessa semana, estão acontecendo atividades em todas as unidades federadas com o mesmo tema central, para que seja possível a formação de uma discussão nacional.

Em Goiás, a programação do evento passou pelas cidades de Ceres, Catalão e Itumbiara antes de chegar à PUC Goiás nesta quinta-feira, 14, onde reuniu professores e estudantes do curso de graduação em Enfermagem e do Mestrado em Atenção à Saúde da PUC Goiás, ambos ligados a Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECCIS) no Auditório da Área 4 e articulou uma mesa redonda voltada à discussão sobre o tema central e, em seguida, uma atividade híbrida transmitida pelo canal do YouTube.

Presente no evento, a vice-presidente da ABEN Seção Goiás, Maria Márcia Bachion, conta que o propósito do evento é reunir a categoria para discutir questões importantes para a enfermagem em diversos segmentos (enfermeiros, técnicos em enfermagem, estudantes em formação, mercado de trabalho, pesquisa), bem como tratar de assuntos relacionados a saúde da população, a fim de dar respostas dentro da prática da profissão da enfermagem para os problemas da sociedade.

Maria Márcia explica que a escolha do tema se deu em razão da reflexão da classe sobre os problemas que a sociedade e a enfermagem enfrentam: “Nós estamos habitando em algumas zonas de conforto que podem nos separar, segregar e limitar. Nós chamamos essas zonas de conforto de ‘bolhas’ e nós precisamos entender que precisamos rompê-las para que nos juntemos, apesar das nossas diferenças de ideias, valores e crenças, em prol de algo maior, que é o fortalecimento da profissão e a saúde da população”.

Egressa da PUC Goiás e preceptora da residência em enfermagem do Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), Débora Juliana dos Santos entende que o alcance da SBEN atinge a disseminação do conhecimento, políticas e outras questões relacionadas à enfermagem.

Muito satisfeita com o fato de a PUC Goiás sediar a programação do dia, a professora Karla Prado de Souza Cruvinel, coordenadora do curso de Enfermagem, defende que local mais adequado não havia para tanto: “A PUC Goiás é um lugar de diversidade, onde um universo de situações acontece e eu acho oportuno trazer todas as categorias da enfermagem pra cá para discutirmos sobre a nossa formação, seja no nível técnico, no nível superior ou na pós-graduação”, enfatiza.

Fotos: Wagmar Alves