6° mostra de projetos integra as engenharias

A integralização dos cursos de engenharia por meio de produtos desenvolvidos ao longo do semestre ocorreu na manhã do último sábado, 8, no Campus 2. A divulgação dos trabalhos já é tradição na área, realizada pela sexta vez.
Na ocasião, compareceram alunos do presencial e Ead, totalizando 70 projetos apresentados. Cada formato foi separado em grupos, com o presencial sendo representado por 33 equipes, e o Ead através de 37.
Algumas equipes foram separadas por módulos, outras pelo próprio curso. No presencial, 19 grupos estiveram à frente do Módulo Alfa, cujo tema trabalhado foi o lançamento de um foguete, tornando-se o grande destaque do dia. Outros 13 grupos compuseram o formato, são eles: 4 grupos do Módulo Beta, trabalhando a prensa hidráulica e o elevador de cargas; 4 grupos da Engenharia Elétrica, com o eletromagnetismo; 6 grupos de Eng. Elétrica e de Controle e Automação, encarregados do controle de cargas.
O Ead trouxe a maior quantidade de apresentações, passando por tópicos de administração e economia, até desenvolvimentos mais técnicos como o desenho aplicado. Dos 37 grupos: 11 desenvolveram circuitos chaveados; 7 estudaram tópicos essenciais; 2 cuidaram do planejamento e automação; 5 simularam processos da indústria farmacêutica; e outros 17 ficaram com os temas civis.
Com o objetivo de articular os conteúdos e viabilizar o desenvolvimento das competências e habilidades para a criação e execução de projetos, o evento trata de aperfeiçoar a formação dos futuros engenheiros.
Responsável pela mostra, professora Luciana Casaletti, destacou os fundamentos dos projetos para a carreira dos graduandos. “É um evento de fundamental importância para a integração entre os cursos presenciais e Ead, ampliando o networking entre os acadêmicos das diversas modalidades de engenharias da PUC Goiás. Além do mais, a presença de familiares é importante para o apoio e incentivo dos estudantes em um momento de confraternização e encerramento do semestre”, afirma.

Texto: Juliano Cavalcante

Fotos: Ana Paula Abrão