52ª Siap traz novo olhar pedagógico para formação universitária

Antes do início do semestre letivo, todo o corpo docente da PUC Goiás organiza os planos de ensino, revê metodologias e articula as dimensões interdisciplinares dos cursos de graduação. Com essa proposta, a 52 ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) foi aberta oficialmente pela Reitoria da instituição, na noite desta segunda-feira,6, com programação simultânea nas Áreas 2, 4 (Setor Universitário) e Câmpus V (Jardim Goiás).

Veja fotos do evento

Nesta edição, a extensão retorna à pauta do evento devido à uma exigência legal do Conselho Nacional de Educação (CNE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que por meio da Resolução nº7/2018 exige das instituições de ensino superior brasileiras uma carga horária mínima destinada às atividades extensionistas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

Tendo em vista esse cenário, o tema transversal A identidade comunitária da PUC Goiás e o lugar da extensão nos projetos pedagógicos: institucional, das escolas e dos cursos será discutido em todas as atividades da Siap até o próximo sábado, 11 de fevereiro, em todas as escolas.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, o corpo docente está discutindo essa questão no projeto institucional e nos projetos pedagógicos dos cursos e das escolas com a finalidade de reafirmar o compromisso para a formação integral dos estudantes.

“É um momento forte de planejamento e avaliação em que a universidade se prepara para receber calouros e veteranos. Será um novo semestre marcado não só pelas novas disciplinas, mas por um novo olhar pedagógico para a formação universitária”, refletiu a pró-reitora, que discutiu o tema juntamente aos docentes das Escolas de Direito Negócios e Comunicação e Formação de Professores e Humanidades, no Câmpus V.

Destaques do semestre

Como a missão do evento é a formação integral do corpo discente e a busca pela excelência acadêmica, a pró-reitora de Graduação também faz alguns destaques que marcarão a vida da comunidade acadêmica nos próximos meses, entre eles, a aplicação da Avaliação Interdisciplinares (AI), em maio, e a preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em novembro.

Em 2023/1, os estudantes também irão cursar as primeiras disciplinas de extensão e participarão de diversos eventos, como a 5ª edição do circuito de lives Ciência em Casa, criado na pandemia e sucesso de público, que continua em formato remoto com a participação de pesquisadores e palestrantes de diversas nacionalidades.

Agenda da Reitora

A reitora da instituição, profa. Olga Izilda Ronchi, prestigiou a abertura do evento em todos os auditórios e, na ocasião, acolheu os professores que retornam das férias. Ao refletir sobre a temática central da 52ª Siap, ela ressaltou que a extensão percorre toda a história da universidade, desde o seu surgimento, e de um modo especial na década de 1980, quando foram lançadas às sementes para a atual Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex).

“A PUC é uma universidade que nasce com essa missão tão importante de compromisso social, de inserção regional no estado de Goiás, na região Centro-Oeste, e desde muito cedo a extensão é um tema que percorre a nossa história”, enfatizou.

Em relação à normativa do PNE, ela declarou: “agora, institucionalizamos a extensão no currículo dos cursos de graduação, como componente curricular obrigatório. Entendemos como um desafio para quem está em casa com o tema e para quem tem história de discussão e conceitos do lugar da extensão no projeto pedagógico institucional, das escolas, dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, uma vez que a extensão também é uma exigência da pós-graduação”, pontuou.

Direcionado aos docentes de todas as escolas, o tema foi desdobrado pela equipe de pró-reitores (graduação, pós-graduação e pesquisa, extensão e apoio estudantil, administração e desenvolvimento institucional), nos três auditórios mencionados, para aprofundar a temática da curricularização da extensão em todas as esferas acadêmicas e seus desdobramentos no projeto institucional e dos cursos de graduação e pós-graduação.

É importante destacar que a inserção extensionista também está prevista no Artigo 207 da Constituição Federal de 1988, no princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, além de ser citada da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nas Metas 12 e 23 do PNE.

Fotos: Weslley Cruz