50 anos do curso de Psicologia rende homenagens e emoção

Dentro da comemoração do Jubileu de Ouro do curso de Psicologia da PUC Goiás, o XX Encontro de Produção Científica de Psicologia promoveu uma sessão solene para entrega de homenagens a diversas personalidades acadêmicas ligadas à história do curso, na manhã desta terça-feira, 29, na Área 4.

Com a presença de estudantes, professores e profissionais formados pela Universidade, a comemoração, no primeiro momento, compôs uma mesa formada pela da reitora, Olga Izilda Ronchi; a secretária adjunta de Saúde do Estado de Goiás, Anamaria de Sousa Arruda; a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes Sousa; a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino; a diretora da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS), professora Juliany Gonçalves Guimarães Oliveira; a coordenadora do curso de Psicologia da PUC Goiás, professora Lila Maria Spadoni Lemes e o coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da PUC Goiás, professor Cristiano Coelho.

Também foram destacadas a presença do presidente do Conselho Regional de Psicologia, Wadson Arantes, e do professor Divino de Jesus Rodrigues, que fez uma exposição sobre a história do curso de Psicologia da PUC Goiás.

Em seguida, a ECISS, por meio do curso de Psicologia, homenageou nominalmente 34 professores e, chamados ao palco, receberam a medalha de honra ao mérito as professoras Ágda Ferreira Soares Dias, Ilma A. Goulart de Sousa Britto, Lorismário Ernesto Sominassi, Purification Miceli e Vannúzia Leal Andrade Peres.

A professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás, destacou que o curso já formou mais de 9 mil psicólogos e tem atualmente cerca de 1.200 estudantes matriculados e que esses números decorrem do comprometimento com a produção do conhecimento na área.

“O curso de Psicologia da PUC Goiás, além de ser academicamente maduro, tem o projeto formativo muito sólido e profundo que vai, desde a graduação, com a formação inicial, até a pós-graduação stricto sensu, mestrado, doutorado e os estágios pós-doutorais, sem falar no corpo docente, que é de primeira linha e grandeza”, registra.

Debby Galvão, estudante do 6º período do curso de Psicologia, era uma das alunas que esteve no auditório lotado, do começo ao fim da celebração. Ela conta que, sendo bacharel em Direito, notou em sua atuação dificuldade de lidar com temas sensíveis e passou a considerar necessária uma articulação com outros campos do saber humano, razão pela qual ingressou no curso.

“Ao fazer uma análise dessa situação, eu senti necessidade de dedicar ao estudo teórico e prático da Psicologia, para, a partir de então, pensar em otimizar o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas e também lidar melhor com as pessoas no meio profissional e pessoal”, afirma.

Ainda de acordo com Debby, a escolha pelo curso da PUC Goiás deveu-se especialmente pelo fato de o curso ter 50 anos de existência: “A gente sente, durante a graduação, que os professores estão em contínua capacitação, além de promover eventos que aprimoram o saber tanto do lado discente quanto docente”, cita.

Com a palavra, os egressos

Com passagem pela docência no curso da PUC Goiás, o professor Wadson Arantes, afirmou que se sente muito feliz e emocionado de participar deste Jubileu de Ouro: “Em nome do CRP, viemos agradecer a PUC Goiás por abrir esse espaço. Estamos em uma Universidade que coloca bons profissionais no mercado de trabalho, em franco crescimento, assim como também cresce a importância da nossa responsabilidade social”.

Emocionada na solenidade, a professora Lila Spadoni registrou o empenho da comissão organizadora do evento e falou sobre a contribuição do curso na transformação social, notadamente em um país com tantas desigualdades e injustiças que precisam ser combatidas: “A Psicologia é uma escuta que faz a diferença e, por isso, nós temos todos os motivos para nos orgulhar e comemorar essa data tão importante”, disse.

Também egressa do curso de Psicologia, a professora Sonia Margarida de Sousa lembrou os presentes que a comemoração do Jubileu de Ouro ocorrerá durante toda a semana, com programação definida. Ao fazer uso da palavra, a pró-reitora de Graduação citou que a PUC Goiás integra grupos de pesquisa do CNPq e Capes (pós-graduação, mestrado e doutorado) e que o curso tem ampla inserção na sociedade brasileira, por ter várias áreas de atuação.

“O profissional da área pode trabalhar na educação, saúde pública (saúde clínica e hospitalar), recursos humanos, prevenção de saúde mental, entre outros. Onde tem gente, há espaço para a atuação de um psicólogo e uma psicóloga”.

Fotos: Ana Paula Abrão