4º Congresso Internacional Territórios Sustentáveis é aberto no Teatro PUC

Foi aberto nesta segunda-feira, 20, no Teatro PUC, Câmpus V, a quarta edição do Congresso Internacional Territórios Sustentáveis (IV CITS), que reúne grandes discussões em torno do direito ambiental e da sustentabilidade. Nesta edição, a palestra magna foi conduzida pela secretária de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, que também é mestra em Direito Socioeconômico pela PUC-PR e possui vasta experiência em cargos jurídicos e de gestão ambiental. Ao público, falou sobre a promoção e defesa da sustentabilidade ambiental por parte da gestão pública, em Goiás. “É um desafio falar de meio ambiente nos tempos atuais”, frisou.

Esta é a primeira edição do evento a ser realizada pela Escola de Direito e Relações Internacionais em conjunto com o mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, da Escola de Gestão e Negócios, e o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG). A ampliação visa aumentar o alcance das discussões sobre a questão ambiental dentro e fora do país. “A sustentabilidade é uma agenda global, que integra a agenda de desenvolvimento da ONU, mas que tem impactos reais no âmbito local, no nosso dia a dia”, explica o professor José Antonio Tietzmann e Silva, um dos organizadores. “Outro ponto fundamental é trazer, na universidade, elementos da ciência para combater informações falsas e discursos distorcidos sobre os riscos ambientais que temos sofrido”, lembra a professora Luciane Martins, também organizadora.

A programação segue nesta terça-feira, 21, durante todo o dia, no Teatro PUC. Temas como o desenvolvimento das cidades, o campo, logista e transporte para o desenvolvimento regional, empreendedorismo e compliance ambiental, recursos hídricos e saneamento básico serão debatidos ao longo do dia. O evento tem como tema central a sustentabilidade em tempos de retrocesso. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas pelo site www.direitoemcartaz.com.br ou pessoalmente, na entrada do evento.