This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Letras
Letras
Sobre o Programa
MESTRADO/ DOUTORADO PPGLETRAS RESOLUÇÃO – O Mestrado em Letras da PUC GOIÁS iniciou as suas atividades em junho de 2006, sendo reconhecido pela CAPES com conceito 3 e homologado pelo CNE (Portaria MEC 524), DOU 30/4/2008 e Parecer CES/CNE 33/2008 de 29/4/2008. A partir de 2016 realizou nova configuração dos Grupos de pesquisa no CNPq, das linhas e dos projetos de pesquisa em desenvolvimento e organização curricular. A nova vertente levou em conta a necessária flexibilização dos métodos de análise crítica, aliados ao perfil do curso e a consolidação de novas propostas, concernentes às teorias, às abordagens críticas e às mudanças sociais que permitem aproximar as pesquisas e a realidade, favorecendo ao pós-graduando sua melhor inserção no contexto social. A atual proposta demonstra o empenho, o compromisso contínuo e o amadurecimento do corpo docente e, em decorrência, do próprio Programa Stricto Sensu. No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e teve a proposta de Curso Novo para o Doutorado aprovado pela CAPES em maio de 2023 na modalidade DOUTORADO. |
DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO |
Mestrado Ato Próprio Normativo nº 019/2006-CEPEA, que reconheceu o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração Literatura e Crítica Literária da PUC GOIÁS. |
DE RECONHECIMENTO DO CURSO (Portaria MEC, Parecer CNE, Parecer CAPES) Mestrado Acadêmico em Letras, Literatura e Críticas Literárias. Reconhecido pela CAPES Conceito 4 e Homologado pelo CNE (Portaria MEC 524) DOU 30/04/2008 e Parecer CES/CNE 33/2008 DE 29/04/2008 |
DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO – DOUTORADO |
DOUTORADO Doutorado Acadêmico em Letras, Literatura e Crítica Literária. Reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu CTC-ES 220ª e 221ª. Homologar o Parecer PARECER CNE/CES Nº 915/2023, PARECER HOMOLOGADO Portaria n° 2.150, publicada no D.O.U. de 27/12/2023, Seção 1, Pág. 74. |
|
HISTÓRICO DO PPGLET- MESTRADO E DOUTORADO DA PUC GOIÁS
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras: Literatura e Crítica Literária- (Mestrado Acadêmico – PPGLET – PUC Goiás) teve início de suas atividades, em março de 2006. A proposta foi encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), no ano de 2005. Foi homologado pelo CNE (Portaria MEC 524), publicada no DOU em 30 de abril de 2008, embasada no Parecer do CES/CNE 33/2008, aprovado em 29 de abril de 2008, que reconheceu o Programa de Mestrado em Letras da PUC Goiás. Foi reconhecido pela CAPES com Conceito 3 e homologado pelo CNE (Portaria MEC 524), DOU 30/4/2008 e Parecer CES/CNE 33/2008 de 29/4/2008.
O PPGLET está inserido na área de avaliação Letras e Linguística e foi criado a partir da área de concentração em Literatura e Crítica Literária que permite o diálogo com outros cursos acadêmicos e artísticos de áreas afins.
O Doutorado Acadêmico em Letras, Literatura e Crítica Literária teve o reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu no CTC-ES 220ª e 221ª e foi Homologado peloParecer PARECER CNE/CES Nº 915/2023, Portaria n° 2.150, publicada no D.O.U. de 27/12/2023, Seção 1, Pág. 74.
Historicamente, o PPGLET qualificou-se e consolidou-se como espaço de pesquisa sobre a Literatura e a Crítica Literária no Centro-Oeste, no Brasil e em outros Países. O programa atende a uma crescente demanda regional e nacional no tocante ao estudo e à pesquisa das teorias estéticas sobre a obra de arte, em especial, a literatura e a crítica literária, como procedimentos de leitura. As pesquisas contribuíam para o desenvolvimento dos estudos de discentes que procuravam responder aos anseios e às demandas postas por pesquisadores do estado, da região e do país.
A proposta de Doutorado acadêmico foi integrada ao Projeto Pedagógico do PPGLET que tem a área de concentração Literatura e Crítica Literária, e apresenta duas linhas de pesquisa:
- Correntes Críticas Modernas e Contemporâneas;
- Crítica Literária, Tradução e Transcriação.
As linhas de pesquisa versam sobre os estudos e os procedimentos de abordagens teóricas e críticas, a respeito da obra de arte literária, nos seus aspectos específicos, em suas relações com outras artes e com outras áreas do conhecimento.
O curso possui um regulamento específico e a sua gestão é composta por coordenadora e vice-coordenadora, exercida por professores do quadro permanente e designados pela Reitoria da PUC Goiás. Possui um colegiado de natureza consultiva e deliberativa constituído por todos os docentes permanentes e colaboradores credenciados no programa e por um representante discente (titular e suplente).
Para auxiliar a gestão do curso, existem as seguintes comissões: Comissão Administrativa; Comissão de Bolsas; Comissão de Seleção Discente que acontecem anualmente e Comissão de Autoavaliação responsável pela condução do processo interno de autoavaliação do programa. Todas as comissões são designadas pela Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e suas atribuições estão listadas no regulamento específico do curso nos artigos de 12 a 15, respectivamente. O colegiado do programa se reúne mensalmente, com pauta previamente estabelecida e delibera sobre assuntos relativos às demandas operacionais e acadêmicas do programa e sua composição e atribuições está detalhada nos Artigos 84 a 86 do Regimento Geral da PUC Goiás(Disponível em: https://www.pucgoias.edu.br/mestrado-e-doutorado/letras/#tab13- Serie Legislacao 23-b(01-02-18).indd (pucgoias.edu.br).
O planejamento estratégico do programa é elaborado com a participação de todos os membros do colegiado, com base nos relatórios da autoavaliação, tendo como base os pontos fortes e fracos identificados no processo. As metas e os objetivos são estabelecidos, com o planejamento de ações a curto, médio e longo prazos, considerando os desafios nacionais e internacionais na produção do conhecimento, a qualificação técnica, científica e humana dos nossos estudantes e egressos e sua inserção social. Além disso, a sustentabilidade e avanços do curso no atendimento às demandas de desenvolvimento local, regional e nacional é um dos objetivos do PPGLET.
Outro aspecto fundamental para a gestão do curso está relacionado à captação de recursos das agências de fomento para execução de projetos de pesquisa e o apoio a programas de pós-graduação e estruturação de laboratórios de pesquisa para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e científicas. Os discentes têm acesso aos subsídios financeiros relacionados às bolsas oferecidas por agências de fomento federais e estaduais.
A articulação, a aderência e a inovação nos processos promovem a integração entre a área de concentração, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e a estrutura curricular. Nessa perspectiva, as disciplinas articulam-se com o propósito de reforçar os objetivos, as metas e o projeto pedagógico do PPGLET, promovendo o enlace aprofundado dos métodos e teorias próprios das respectivas linhas de pesquisa. Com isso, possibilita que os estudantes construam suas dissertações e futuras teses fundamentadas na linha de pesquisa nas quais os orientadores estão inseridos, bem como, por meio de articulação com docentes de diferentes linhas de pesquisa.
CONTEXTO INSTITUCIONAL
O PPGLET da PUC Goiás se destaca na produção de conhecimentos integrados às áreas afins do Programa e dos cursos componentes da Escola, o que demonstra sua articulação com a graduação com o objetivo de integrar e fortalecer os pontos de contato entre as áreas relativas à educação e às humanidades. Ao se preocupar com uma conduta direcionada à promoção de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, o Programa auxilia no movimento necessário à demnada contemporânea de formar profissionais aptos para a articulação e inter-relação de conhecimentos, ampliando a visão dos profissionais da área de Letras.
Nessa perspectiva, o Programa forma docentes capazes de dialogar com conhecimentos de sua área, com áreas afins e de áreas conexas. A especificidade amplia a habilidade e competência na área. Por isso, apresenta proposta inovadora nos estudos da Literatura e da Crítica Literária. Esses fatores permitem contribuir, significativamente, para os conhecimentos de profissionais da área em Goiânia e entorno, no estado de Goiás, no Brasil e no mundo, uma vez que os saberes produzidos são intercambiados com outras regiões brasileiras e com pesquisadores de outros países, via atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Desde o início de suas atividades em 2006, o PPGLET tem em sua trajetória o mérito de ter formado número significativo de profissionais na área da crítica literária, oriundos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. O recente resultado de sua avaliação na quadrienal 2017–2020, indo do conceito 3 para 4, e a aprovação em 2023 do curso de Doutorado.
A meta 15 para os PPGs stricto sensu da PUC Goiás, inserida no PDI 2022-2026, confirma o compromisso institucional em acolher propostas para a criação de cursos de pós-graduação, a fim de contribuir com o objetivo de promover uma formação integral de seus estudantes […] gerando novos conhecimentos e inovações” (PDI PUC Goiás, 2022 – p. 83), em consonância com o previsto no Plano Nacional da Pós-Graduação/CAPES. Concernente a isso, vale afirmar que o PPGLET integra-se coerentemente à diretirz da PUC Goiás em âmbito local, regional e nacional, ao congregar em seu quadro discente estudantes desejosos de uma qualificação acadêmica e profissional que lhes possibilite aplicar seus conhecimentos na área da docência, reverberando em ações de impacto positivo na sociedade na qual estão inseridos.
O PPGLET, integrado à área de avaliação Letras e Linguística, foi criado a partir da área de concentração em Literatura e Crítica Literária, a qual permite o diálogo com outros cursos acadêmicos de áreas afins e possibilita o desenvolvimento de pesquisas em Literatura e em abordagens críticas intrínsecas e extrínsecas, isto é, no próprio sistema de criação artística e no processo de inter-relação com os conhecimentos intraliterários: semióticos, discursivos, linguísticos, historiográficos, metalinguísticos e da tradução; e extraliterários: da sociologia, da filosofia, da psicanálise, das ciências jurídicas, da educação, da religião e da história.
O intercâmbio de saberes, no propósito do Programa, resultou em projetos de pesquisas com enfoque em literatura e na crítica literária, a partir das linhas de pesquisas, com ênfase nas teorias críticas modernas e contemporâneas, na tradução, na transcriação e adaptação; nas relações interartísticas, inter e transdisciplinares e na intersemiótica; nas teorias estéticas e nas literaturas comparadas e no ensino da literatura integrado às novas tecnologias midiáticas.
Marca singular do PPGLET é seu caráter agregador de uma formação humana em consonância com a promoção e disseminação do conhecimento, e associado ao compromisso de gerar profissionais com alto nível de engajamento social. No contexto do Programa, o curso de Doutorado coroará os esforços de todo o colegiado do PPGLET em se tornar um Programa de referência no Estado de Goiás e na região Centro-Oeste.
A inserção regional do Programa ocorre não apenas com a região Centro-Oeste, mas contempla as questões de domínio da linguagem literária por meio da escrita e de análise crítica e comparada de textos de literatura e de áreas afins. Esse domínio promove a compreensão e a qualificação discursiva dos sujeitos envolvidos, favorecendo o aprimoramento e a inserção desses indivíduos no contexto social. Desde a sua fundação, o Programa buscou sintonia com as políticas de verticalização do ensino, da pesquisa e extensão adotadas pela PUC Goiás. Desse modo, os objetivos do Programa coincidem com os dos discentes que procuram o PPGLET, pois, em sua maioria, visam a preparar-se para um ensino mais qualificado, ingressar na docência universitária e dar sequência à prática da pesquisa aliada aos interesses das sociedades da qual fazem parte.
O acompanhamento dos egressos é considerado uma das grandes ações exitosas do Programa, pois realiza atualização periódica dos dados dos ex-alunos, a fim de integrá-los aos grupos e aos projetos de pesquisa e de estudos desenvolvidos nas linhas do PPGLET, além de incentivar sua participação junto à comunidade interna e externa, contribuindo com o impacto local e regional do Programa. Salienta-se, também, que muitos egressos têm ingressado em cursos de doutoramento, além de atuarem nos ensinos fundamental e médio, em docência universitária e em cargos de direção e de coordenação nas áreas da Letras.
O PPGLET promove amplo trabalho de integração, de produção textual e de pesquisa dos discentes em andamento e em conclusão do curso com os docentes orientadores. Isso, além de permitir a publicação de livros, de artigos e de capítulos de livros, impacta significativamente na formação dos estudantes. Desse modo, os discentes atuam em trabalhos de pesquisa, interligados às linhas e aos grupos, apresentando os resultados em diversos eventos nacionais e internacionais.
Os estudos realizados nos grupos de pesquisa e nas linhas promovem interfaces com investigadores de IES de diferentes regiões brasileiras e de outros países. Nesse sentido, ganham destaque pesquisas voltadas aos estudos de estética, de teorias críticas modernas e contemporâneas, principalmente, do estudo das teorias e obras de artes do final do século XX e as do século XXI, das vertentes mais atuais de teorias e práticas da tradução, do ensino da literatura e de outras artes, em uma perspectiva interdisciplinar e transmidiática, com a pós-crítica e com a crítica cultural. Com essas vertentes críticas, o Programa se atualiza permanentemente, sem deixar os vínculos com os saberes já constituídos. Do mesmo modo, o conjunto das disciplinas obrigatórias, optativas e atividades complementares visam, também, a construir elos entre si para a projeção de novos conhecimentos e novas atitudes decorrentes de reflexões de caráter social e crítico, por meio da linguagem literária, para uma sociedade mais justa no processo de desenvolvimento humano.
A análise do comportamento linguístico de um povo demonstra claramente que o domínio da linguagem, de modo geral e no campo das artes, contribui, significativamente, para a inserção do sujeito no meio social, promovendo a qualidade de percepção das coisas, de si mesmo e dos outros ao seu redor. Nesse sentido, a frase: “Uma fala é um entre-dois, um encaminhamento do homem ao homem no tempo”, de George Gusdorf, constitui o propósito que o PPGLET busca trilhar, na perspectiva de ampliar o universo de visão e de relações de mundo dos sujeitos que atuam no Programa por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
CONTEXTUALIZAÇÃO
REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL
A PUC Goiás, como promotora do saber, apostou no PPGLET como espaço de ensino stricto sensu capaz de integrar e de ampliar as habilidades e competências de leitura crítica por meio da literatura, das artes e da interface entre diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para qualificação e formação crítica dos profissionais da área e como ponto importante para diminuição das assimetrias regionais.
Desse modo, o Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras se insere no âmbito do projeto de expansão acadêmico-científico da PUC Goiás que se compromete e investe na qualidade de ensino na região Centro-Oeste e nas regiões circunvizinhas do Norte e Nordeste, bem como, na propagação de seus produtos e resultados de pesquisas no Brasil e no mundo. Assim, o Programa, com o apoio institucional, investe nas atividades de ensino, pesquisa e extensão regionais, nacionais e de internacionalização. O Programa conta, desse modo, com o apoio irrestrito da administração superior da PUC Goiás que, juntamente com o colegiado, não poupa esforços para a manutenção e o fortalecimento do PPGLET, como PPG estratégico, principalmente, para a região e para a área de conhecimento na qual ele se insere, reverberando esses saberes para o Brasil e para outros países.
A inclusão relativa ao ensino e às pesquisas do Programa na região, em diversos estados brasileiros e em países da América Latina e Europa foi resultado, principalmente nos últimos anos, do intercâmbio dessas atividades do Programa com outras IES brasileiras e internacionais em Bancas de Defesa, em eventos online, estilo Live, em publicação de livros em parceria, coautorias, e em projetos de pesquisas inovadores com enfoque na área de concentração: literatura e crítica literária, a partir das linhas de pesquisas: Correntes críticas modernas e contemporâneas e Crítica literária, tradução e transcriação, com perspectiva para a criação de uma terceira linha. A inovação se realiza pela inserção de projetos inovadores que traduzem as novas perspectivas do ensino, da crítica e das artes, principalmente da literatura.
O Programa apresenta pesquisas que abrangem as produções artísticas dos séculos XIX, XX e XXI, estabelecendo relações da crítica com as novas tendências da semiótica, da tradução, da adaptação e da transcriação; construindo uma relação entre as artes e a sociedade no tocante à ecologia, via ecocrítica; promovendo novas discussões críticas sobre a concepção transestética dos movimentos artísticos, que pressupõem a aglutinação de diferentes áreas do conhecimento; a condição do homem contemplada pela arte e pelas linguagens na sociedade pós moderna/hipermoderna, no trânsito e interface de saberes em um mundo híbrido, paradoxal, líquido, performático, de individualismo e contrastes sociais extremos e, ainda, integrando o estudo das artes ao emergente modelo de ensino midiático, bem como a adesão às novas formas de ensino, por meio do uso de tecnologias que auxiliam a interação e a troca de experiência à distância, com a utilização de plataformas digitais, como, Microsoft Teams, Meet, Zoom, Moodle e outras seguindo as atualizações d conteemporaneidadde.
A articulação, aderência e inovação promovem o intercâmbio entre a área de concentração, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e a estrutura curricular. As disciplinas se articulam com o propósito de reforçar a meta e o plano geral do PPGLET, possibilitando o enlace das partes e do todo e, com isso, permitindo que o discente construa sua Dissertação/Tese em diálogos com enfoques de pesquisa do orientador, inserindo-se nas linhas do Programa. As disciplinas compõem as bases teóricas e críticas para darem suporte à formação geral e específica dos estudantes das Letras.
As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste estão entre as que mais têm se beneficiado com os estudos do Programa. Em todos os anos, o PPGLET recebe alunos advindos do Distrito Federal, do Maranhão, do Pará, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Tocantins, da Bahia, do Amazonas, de Roraima, Amapá, além de uma pós-doutorandos do Peru, titulada em 2018 e outra da Alemanha, matriculada em 2023, além de pós-doutorandos de vários Estados do Brasil e discentes de imigrantes de alguns países. Esses alunos matriculados no Programa demonstra que, além de uma política de interiorização da Pós-graduação no estado de Goiás, o PPGLET conquista espaços em âmbito nacional e internacional.
Há uma forte qualificação dos docentes locais e do estado de Goiás por meio do PPGLET. Muitos professores da PUC Goiás fizeram o Mestrado no Programa, e isso tem sido relevante para a graduação da Instituição. Bem como, profissionais da educação das redes pública e particular, na área das Letras e outras afins, do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Grande parte dos alunos do Programa é da rede de ensino do estado de Goiás: nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, 2023, 2024 esse número superou mais de 80% dos mestrandos. Além desse quantitativo, também há profissionais em nosso curso de Direito, cerca de 10%. Os profissionais dessa área consideram relevante a interconexão do Direito com as Letras, principalmente no tocante à literatura.
Outros profissionais que procuram o curso são os da área de Pedagogia (cerca de 15%) e os de História, Artes, Filosofia, Direito e outros cursos afins (aproximadamente, 15%). Isso revela a preocupação do PPGLET em preparar pesquisadores para a participação social em suas comunidades de origem, contribuindo, em contrapartida, para que o Programa se torne referência positiva nas relações de produção de saberes interdisciplinares na sociedade brasileira. Por isso, o PPGLET tem, cada vez mais, buscado o diálogo com outras instituições no Brasil e em outros países, ampliando os intercâmbios nacionais e internacionais.
Atualmente, o curso possui intercâmbio com IES e pesquisadores da UNIOESTE/Paraná; USP/São Paulo, UEMS Mato Grosso do Sul, PUC-Rio, UFRJ, UERJ, UFG, UFMG, UnB, UFBA, UEG, IFGoiano e Intercâmbio Internacional com a Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Lisboa, Coimbra (Portugal), Universidade de Salamanca (na Espanha), acordos em Protocolo de Cooperação – CLEPUL; com a Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e Poitiers (na França); e com a Red Internacional de Investigadores de La Literatura Comparada, do Instituto de Investigaciones Literárias “Gonzalo Picón Febres” da Facultad de Humanidades de la Universidad de Los Andes, Mérida (Venezuela).
Nesse sentido, o PPGLET da PUC Goiás projeta-se em âmbito regional, nacional e internacional, seja por meio de parcerias entre docentes do próprio programa com docentes de outros programas brasileiros e/ou estrangeiros (bancas, organizações de publicações, realização e participação de eventos, orientações, palestras, projetos de pesquisa, estágios de pós-doutorado etc.) ou pelo alcance da produção intelectual dos docentes do Programa (artigos em revistas, capítulos de livros, coletâneas em livro, organização de dossiês temáticos em periódicos científicos da área e outros).
Os professores do Programa inserem-se na comunidade local e na educação básica por meio de promoção de cursos de extensão para a comunidade interna da PUC Goiás, e externa, voltada especialmente para docentes da rede pública municipal e estadual de educação, orientando pesquisas de Inicição Científica e dissertações. O colegiado promove formação continuada para profissionais da educação básica, organiza eventos, elabora assessorias e consultorias; articula coordenações e orientações para a realização de atividade na educação básica (PIBID). Uma docente foi presidente do Conselho de Educação do Estado de Goiás; outra foi presidente do Conselho de Cultura do Estado de Goiás, e o integra, ainda hoje, como conselheira e parecerista; outra é titular da cadeira nº 5 da Academia Goiana e Letras e titular do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás. Os docentes atuam como pareceristas da FAPEG e CAPES; além da realização de palestras, entrevistas em meios de comunicação, fundação e gerenciamento de canal de ensino no YouTube, contribuindo, dessa forma, tanto com a comunidade local quanto se projetando nacionalmente. Essas atividades são realizadas em parceria com outras instituições e órgãos públicos, notadamente as Secretarias de Educação, nos meios de comunicação locais da PUC TV e jornais de grande circulação.
Para intensificar a aproximação com as comunidades interna e externa, as informações sobre o PPGLET podem ser encontradas em seu site https://www.pucgoias.edu.br/mestrado-e-doutorado/letras/ As guias e menus informam sobre o curso (duração, seleção, estrutura curricular, créditos, trancamento). Há, também, links para o acesso a informações sobre o corpo docente, linhas de pesquisa, disciplinas ofertadas por linha de pesquisa, grupos de pesquisas. Além dessas indicações, na parte central do site, são publicadas notícias ou avisos de interesse do Programa, tais como editais, convites para defesas, informações sobre matrícula, eventos etc. Desde 2014, é mantido um grupo público, na rede social Facebook, com o objetivo de dar maior visibilidade às atividades do programa no âmbito externo à comunidade acadêmica, por meio do compartilhamento das informações e atividades desenvolvidas pelo corpo docente e discente, de forma mais ampla.
A inserção nas redes sociais, Facebook, Instagram e contato pessoal com a coordenação também possibilita a comunicação mais dinâmica e instantânea com os alunos egressos que, não obstante terem perdido o vínculo institucional com o programa, têm a possibilidade de manter o contato pelo trânsito e atualização de informações. Como pode ser observado, há, no Programa, portanto, um compromisso contínuo de fazer com que suas atividades de pesquisa estejam integradas à comunidade local, impactando-a com a sua produção de conhecimento, para a melhoria e a formação continuada de docentes e pesquisadores que atuam nas diversas regiões de abrangência dessa instituição.
OBJETIVO DO CURSO/ PERFIL DO EGRESSO A SER FORMADO
OBJETIVO GERAL
Titular mestres e doutores para atuar na área de Letras como pesquisadores e docentes, tanto no ensino superior quando na educação básica, com formação teórica e investigativa, visão crítica para inter-relacionar a literatura com diferentes sistemas de linguagens, com vistas às teorias críticas modernas e contemporâneas; às literaturas e estéticas comparadas; às vertentes modernas da tradução: transcriação, adaptação e semióticas; às relações interartísticas e ao ensino da literatura numa abordagem multicultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- habilitar profissionais em Letras capazes de estabelecer interconexões entre as teorias estéticas, as teorias e abordagens críticas, as estéticas e literaturas comparadas, nas perspectivas da modernidade, da pós-modernidade e da contemporaneidade;
- instruir profissionais em Letras capazes de traduzir textos literários a partir das noções de transcriação e de adaptação, com o propósito de enxergar o texto artístico como produto de criação coletiva, multicultural, inter e translingual, entre artes e entre sistemas intersemióticos;
- preparar profissionais pós-graduados em Letras nas áreas de concentração em Literatura e Crítica Literária, com habilidades e competências no ensino de literatura, relacionado à leitura crítica do objeto artístico literário, bem como nas relações entre as artes e outras formas de conhecimento, nas perspectivas do efeito estético, da recepção textual, a partir das novas modalidades artísticas e das novas tecnologias midiáticas;
- aperfeiçoar pessoal nos níveis de pós-graduação stricto sensu, elevando a sua condição de desempenho e competência, tanto para a docência em suas diversas fases, quanto para a realização de pesquisa científica na área de Letras;
- colaborar para a elevação da competência científica, de análise literária crítica e acadêmica da universidade e do Estado, da comunidade local, regional e de regiões circunvizinhas, a partir das características sócio-histórico-econômicas e culturais próprias;
- estimular e desenvolver atividades de pesquisa de crítica literária, fundamentadas nas teorias e métodos de estudo e análise crítica, considerando as produções literárias com finalidades de ensino, de pesquisa científica, tendo em vista a produção, ampliação e difusão de conhecimentos, da inteligência crítica em termos de teoria, de crítica literária e de traduções, visando ao bem comum e ao desenvolvimento da humanidade;
- manter relações acadêmicas e científicas com os cursos oferecidos pela EFPH, com programas da PUC Goiás e por outras instituições de ensino superior, brasileiras e estrangeiras;
- cooperar para a melhoria da qualidade da ação comunitária, do ensino básico, da educação profissional e, especialmente, dos cursos de graduação, em consonância com as políticas nacionais para esse nível formativo;
- estimular o desenvolvimento de pesquisas inovadoras na área de concentração do PPGLET, que tratem do uso das novas tecnologias midiáticas e do pensamento crítico da contemporaneidade em seus aspectos artísticos e político-econômico-social;
- acolher e estimular o desenvolvimento de projetos em Estágio de Pós-doutorado;
- contribuir para o avanço do conhecimento relativo a Estudos Literários e à Crítica Literária, nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Bahia, Pará, demais estados e regiões;
- contribuir para ampliar a visão do leitor crítico, a partir da leitura de textos literários, com foco no imaginário poético, na memória literária, na estética da recepção e no efeito estético;
- capacitar professores para seu desempenho qualificado no ensino de graduação e da pós-graduação em Literatura e Crítica Literária.
- tornar o mestrando apto para a leitura crítica do texto artístico-literário comparativamente com outras artes e outras áreas do conhecimento, com vistas à formação de novos leitores criativos, livres e reflexivos;
- preparar estudantes-pesquisadores para doutoramento na área e áreas afins;
- habilitar pesquisadores capazes de desenvolver trabalhos científicos que contribuam para o desenvolvimento das letras no campo da Literatura e da Crítica Literária;
- promover a integração da Universidade com a sociedade, incentivando a realização de pesquisas na área de Letras, abordando diferentes sistemas de linguagens;
- Interrelacionar as pesquisas do programa com o estudo da literatura dos povos que falam a língua portuguesa, e dos latino-americanos de fronteira com o Brasil.
Ampliar e gerar conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico comprometido.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil esperado para o egresso consiste em habilidades e competências para produzir conhecimento inovador, rigorosamente construído, fundamentado em metodologias apropriadas, demonstrando capacidade para análise da literatura, na sistematização dos dados e no respeito aos princípios éticos que envolvem as pesquisas, Literatura e Crítica Literária no que concerne às práticas estéticas, nas vertentes modernas e comporâneas, os processos e preocedimentos tradutórios e transcriativos, as relações interartísticas e o ensino da literatura numa abordagem multicultural.
O doutores formados pelo PPGLET serão reconhecido por: 1. Inserirem-se em suas regiões, prestando serviços à formação de recursos humanos no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil; 2. Apresentarem habilidades e competências para a leitura crítica da obra de arte literária, sendo capazes de transmitir e repassar, por via do ensino e da produção de textos escritos, às comunidades a que representam; 3. Compreenderem as noções fundamentais das teorias estéticas e críticas, necessárias para o estudo da ciência da linguagem, das artes, da cultura, das relações entre essas formas de conhecimento e criação humana; 4. Inserirem-se nas suas regiões de modo a preservarem suas raízes e tradições por meio do estudo das obras de artes de seus lugares de origem, acrescentando a isso valores novos sem perder a força das origens; 5. Inclusão nas diversas instituições e movimentos artísticos, educacionais e culturais de suas regiões, prestando assessorias, assumindo cargos de direção, de coordenação de áreas, de comitês de julgamento, de avaliações e de estudos; 6. Alguns egressos são membros de academias literárias, de cultura e de educação de forma crítica, interdisciplinar e plural, contribuindo para uma melhor compreensão da interação entre literatura/artes, cultura e transformações socioculturais; 7. Frequência qualificada nos ambientes de decisões e produções de saber dentro e fora do espaço acadêmico, como meios artísticos, culturais e empresariais, cuidando para que as decisões tomadas nesses locais atendam as aspirações e necessidades socioeconômicas e culturais da maioria da população; 8. Suporte científico para compreender de maneira crítica as expressões artísticas das populações do Centro-Oeste e do Brasil por meio de um processo constante da construção de saberes e das aprendizagens adquiridas durante o período de formação.
Além do mais, a formação do(a) professor(a) no PPGLET na PUC Goiás identifica-se com o da EFPH e deve garantir aos seus egressos:
- compreender de forma crítica a realidade social e educacional do Brasil e do mundo, a partir de suas relações com a especificidade do Programa e de suas relações com outras áreas do conhecimento;
- dominar os fundamentos epistemológicos e metodológicos do conhecimento e da aprendizagem, relativos à área de concentração do Programa e em diálogo interdisciplinar e transdisciplinar;
- empreender atividades educacionais em diferentes níveis e modalidades de ensino integrados ao estudo das artes, da literatura e da crítica literária;
- promover o respeito e a valorização da diversidade cultural no processo ensino-aprendizagem, apresentando propostas emancipadoras na solução de problemas educacionais e socioculturais, integrados os estudos inerentes à áreas de concentração, aos grupos, às linhas de pesquisa e aos projetos;
- realizar pesquisa articulada ao ensino e à extensão, de forma interdisciplinar, realimentando a prática pedagógica e inovando os procedimentos de crítica das artes, em especial, dos estudos da literatura;
- estabelecer relações efetivas entre a educação, as artes e as Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC), promovendo mediações pedagógicas entre a informação e o processo ensino-aprendizagem na utilização das diferentes tecnologias;
- fortalecer o espírito de equipe por meio da prática interdisciplinar e coletiva;
- assumir uma postura ética na prática profissional e pedagógica;
- desenvolver consciência ecológica e respeito a todas as formas de vida.
Como instituição confessional e comunitária, o campo das humanidades é responsável por um projeto humano/profissional. O que marca esse diferencial é a compreensão de que o conhecimento deve ser colocado a serviço da vida humana. Desse modo, os egressos Doutores do PPG Letras, como todos da PUC Goiás, apreendem em suas identidades profissionais as marcas de uma formação comprometida com a ética, com a verdade, com a justiça social e com a valorização de todos os seres humanos.
MISSÃO
A missão do PPGLET é formar mestres e doutores com competências para o exercício da pesquisa qualificada e da prática profissional e científica avançada, arregimentando os diferentes sujeitos que militam nos estudos, criação, crítica, curadoria e outras ações e atividades envolvendo a área de concentração assim denominada Literatura e Crítica Literária, ressaltando a estreita relação com o seu caráter dinâmico e inovador, contemplando também os demais grupos de interesse que privilegiam as linguagens estéticas e afins. Vislumbra-se, desse modo, contribuir para a formação de profissionais detentores de um olhar sistêmico e empreendedor relativo às questões consoantes aos estudos literários em suas amplas frentes, sendo capazes de atuar em equipes multi e interdisciplinares, compreendendo, desenvolvendo e aplicando ações de ensino, pesquisa e extensão, servindo-se dos aparatos tecnológicos, em benefício das causas sociais.
Focado em sua missão, o Programa tem canalizado todos os seus esforços para formar profissionais com competências e habilidades para o exercício da prática profissional em nível de graduação e pós-graduação com visão crítica abrangente e capacidade de leitura e de análise qualificada do objeto estético de trabalho, capazes de repassar, por meio do ensino, da produção crítica e teórica, os saberes adquiridos e construídos durante e após o processo de estudo no PPGLET. Saber aplicar a aprendizagem adquirida no ambiente de atuação profissional e nos meios artísticos e culturais em que participa. Ser apto a trabalhar em equipe, multicultural e interdisciplinarmente, por meio da literatura e da crítica literária, fazendo delas meios de inclusão e inserção sociais. Ser capaz de continuar os estudos continuados em doutoramentos, e produzindo conhecimentos e pesquisas inovadoras e, na área das Letras e do ensino, efetivando o compromisso para com a sociedade brasileira, com isso reforçando a importância do Programa de Mestrado em Letras como espaço de promoção artística, cultural, de ensino e de linguagem.
VISÃO
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – Literatura e Crítica Literária tem por visão, ser referência como curso de mestrado e doutorado na área de Letras, com foco na Literatura e Crítica Literária, pautado na inclusão, na inovação permanente, com articulação local, regional, nacional e internacional. Assim, adota-se como tarefa inequívoca a saber: tornar-se um centro especializado na produção do conhecimento, na qualificação de profissionais para atuar no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, por meio da elaboração e execução de projetos e publicações científicas de impacto humano-social, com ética e integridade acadêmica, solidariedade, liberdade e autonomia, buscando o bem comum.
Nesse sentido, propõe-se:
- fortalecer e consolidar grupos de pesquisa por meio da articulação e das práticas investigativas com pesquisadores e instituições locais, regionais, nacionais e internacionais;
- ampliar a cooperação com instituições acadêmicas e científicas em âmbito regional, nacional e internacional, articulando estudos e pesquisas que convergem para a produção do conhecimento por meio de práticas interdisciplinares;
- ampliar e fortalecer a cooperação com a sociedade, com os órgãos públicos, instituições e entidades públicas e privadas, comprometidos com o desenvolvimento sustentável local, regional, nacional e internacional;
- promover e fortalecer a articulação entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica, por meio dos processos de pesquisa, ensino e extensão;
- desenvolver projetos, estudos e pesquisas de base, fomentar a sua aplicabilidade, relacionados aos processos formativos e educativos que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento de políticas públicas, a inclusão (dos povos originários, afrodescendentes, deficientes visuais e auditivos, autistas, LGBTQIA+, população em situação de rua, imigrantes e outras comunidades excluídas), a interculturalidade e a inovação de produtos e processos.
Desse modo, e considerando os documentos gerais da pós-graduação da área, bem como a missão institucional a que esse Programa se vincula, relacionados ao princípio da ética, transparência e integridade, o PPGLET defende, preserva e promove um conjunto de valores que orientam continuamente suas estratégias e ações.
- Excelência: qualidade, transparência e comprometimento com a execução de suas atividades de ensino, pesquisa e ações de extensão.
- Pluralidade: respeito à diversidade de ideias, pensamento, opinião e estímulo à criatividade em harmonia com a missão institucional.
- Cooperação: valorização das parcerias institucionais e interinstitucionais para compartilhamento, publicidade e melhoria da qualificação das produções científicas geradas.
- Qualificação Profissional: contribuir efetivamente para formação de profissionais qualificados capazes de ser sujeitos ativos na transformação da realidade local, regional e nacional, atendendo com excelência as demandas sociais.
- Comprometimento: compromisso dos profissionais com o atendimento dos objetivos e metas propostos no planejamento estratégico do programa.
- Comunicação: interação permanente com os pares da área de Letras e afins e com a sociedade para atendimento de suas necessidades e divulgação dos resultados das pesquisas, facilitando o acesso à informação, produtos, ações e saberes gerados.
- Responsabilidade socioambiental: atuação baseada pelos princípios da ética, da transparência e pelo respeito à sociedade, ao ambiente, à diversidade e ao desenvolvimento sustentável do oikos
ESTRUTURA CURRICULAR
O programa contempla em suas atividades curriculares e investigativas a dimensão social da leitura crítica, de domínio da análise textual, a partir da compreensão da linguagem literária, de escrita de textos acadêmicos, de socialização e inter-relação de conhecimentos, respondendo a demanda de desenvolvimento acadêmico, científico e cultural das regiões de abrangência da Instituição e de outras regiões de Goiás e do país. A proposta traduz o empenho que o Programa tem com as comunidades educativas de regiões desprovidas e/ou com número reduzido de cursos e profissionais especializados na área; revela o compromisso contínuo com a atualização de saberes; comprometendo-se com um ensino diferencial, de qualidade e em permanente transformação, devido às novas abordagens técnicas, teóricas e sociais. Para isso, buscou-se o aprimoramento do corpo docente via intercâmbios nacionais e internacionais e pós-doutoramento.
A matriz curricular está organizada em Disciplinas Obrigatórias, Disciplinas Optativas, Seminários de Pesquisa e Atividades Complementares. Estes componentes dialogam entre as duas linhas de pesquisa e a articulação será concretizada por meio das orientações e elaboração do produto final e defesa da tese. Nessa proposta de doutorado acadêmico, definiu-se que, para a obtenção do título de doutor, o discente precisará cumprir o prazo permitido, preferencialmente, no mínimo, 24 (vinte e quatro) e, no máximo, 48 meses (dentro dos critérios da CAPES/MEC). A oferta das disciplinas obrigatórias, optativas e seminários de pesquisa seguem as normativas conforme previsto nos parágrafos 1 e 2 do Artigo 20 do regulamento específico do curso. As atividades complementares estão listadas e serão contabilizadas com base na comprovação das exigências do parágrafo 3 (§ 3o ) do artigo 20 do regulamento específico do curso.
No âmbito da pós-graduação serão potencializadas atividades com a graduação, especialmente na iniciação científica e nos trabalhos de conclusão de cursos que convergem para as linhas de pesquisa do Programa.
DISTINÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO DOUTORADO EM RELAÇÃO AO MESTRADO
A integralização do curso de MESTRADO, ocorrerá mediante a obtenção de, no mínimo, 68 créditos, totalizando 1020 horas, assim distribuídas:
- 08 créditos de Disciplinas Obrigatórias – 120 horas (1 crédito = 15 horas)
- 09 créditos de Disciplinas Optativas/Tópicos e Estudos Especiais – 135 horas (1 crédito = 15 horas)
- 04 créditos de Atividades Complementares – 60 horas (1 crédito = 15 horas)
- 04 créditos de Orientação de Dissertação – 60 horas (1 crédito = 15 horas)
- 03 créditos de Seminários Avançados – 45 horas (1 crédito = 15 horas)
- 40 créditos pesquisa para Elaboração e Defesa de Dissertação – 600 horas (1 crédito = 15 horas)
TABELA DE CRÉDITOS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
As Atividades Complementares devem estar relacionadas aos projetos de pesquisa dos cursos, e consideradas quando realizadas durante o período em que o discente estiver regularmente matriculado no programa de pós-graduação. São consideradas as seguintes atividades:
I – Certificado de palestra proferida em evento científico-cultural:
- a) regional (2 horas),
- b) nacional (5 horas),
- c) internacional (10 horas).
II – Certificado (apresentação) de comunicação em evento científico da Área.
- a) regional (2 horas),
- b) nacional (4 horas),
- c) internacional (8 horas).
III – Publicação de livro com produção crítico-literária como:
- autor (10h),
- coautor (5h).
- c) organizador (5h).
IV – Publicação de livro com produção de natureza artística:
- a) autor (10h),
- b) coautor (5h).
V – Publicação:
- a) capítulo de livro (5h),
- b) artigo científico em revista Qualis A ou B (10h),
- c) resenha em revista Qualis (2h),
- d) texto de opinião artística em jornais, revistas e veículos análogos (2h).
VI – Preparo de material paradidático ou paradidáatico de divulgação científica para a educação básica.
- a) como autor (5h)
- b) coautor (2h).
VII – Preparo de material de informação científica com o objetivo extensionista.
- a) como autor (5h)
- b) coautor (2h
VIII – Participação:
- a) em organização de evento acadêmico (2h),
- b) de comissão julgadora (2h),
- c) de orientação de trabalho de conclusão de curso e plano de estudo de Iniciação Científica (4h),
- d) como ouvinte em banca de defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado (1h) – (aproveitamento de máximo de 5 horas)
IX – Certificado de desenvolvimento de:
- a) workshop (4h),
- b) oficina (4h),
- c) minicurso (4h),
- d) Projeto de intervenção na rede básica de educação (8h).
X – Ações de Inserção Social:
Leituras ou Performances de obras artísticas e literárias em hospitais, creches, bibliotecas, asilos, casas de apoio e outros espaços e vulnerabilidades diversas (3h).
XI – Atividades que contemplem ações afirmativas:
Workshop, oficina e minicurso e atividades lúdicas que desenvolvam leituras, performance e projetos envolvendo obras artísticas e literárias versam sobre as temáticas e pautas das diversidades: povos originários, afrodescendentes, deficientes visuais e auditivos, autistas, LGBTQIA+, população em situação de rua, imigrantes e refugiados e outros (3h).
XII – Apresentação Seminário de Dissertação pelo Programa (15h).
XIII – Obrigação da publicação de um capítulo de livro ou um artigo Qualis A ou B, para defesa de dissertação de Mestrado.
XV– Publicação de 3 capítulos de livros ou de dois artigos científicos Qualis A ou B, para defesa da Tese do doutorado.
A integralização de curso de DOUTORADO ocorrerá mediante a obtenção de no mínimo 156 créditos, totalizando 2340 horas, assim distribuídos:
- 12 créditos em disciplinas obrigatórias – 180 horas (1 crédito = 15 horas);
- 09 créditos em disciplinas optativas – 135 horas (1 crédito = 15 horas);
- 04 créditos em atividades complementares – 60 horas (1 crédito = 15 horas);
- 03 créditos em Seminários avançados – 45 horas (1 crédito = 15 horas);
- 08 créditos para orientação de tese – 120 horas (1 crédito = 15 horas);
- 120 créditos para realização de atividades de pesquisa – desenvolvimento e defesa da tese – 1800 horas (1 crédito = 15 horas).
As diferenças entre o curso de mestrado e a proposta do Doutorado não se limitam apenas à quantidade de créditos/horas. Diferenciam-se, principalmente, no grau de aprofundamento quanto às atividades e à fundamentação teórica da linha de concentração, à epistemologia das linhas de pesquisa e, por fim, às exigências de produção acadêmica/científica e à concretização de ações de impacto social desenvolvidas pelos estudantes, concentrando os esforços no amadurecimento científico e profissional. Assim, exige-se dos doutorandos o desenvolvimento de uma postura crítica diante da produção científica da Literatura e da Crítica Literária, enfatizando a leitura crítica da obra de arte literária, em seus aspectos intrínsecos e extrínsecos, bem como a aquisição de habilidades e competências para inter-relacionar a literatura com diferentes sistemas de linguagens.
O DOUTORANDO deve adquirir a capacidade crítica de buscar a abrangência da linguagem artística em sua riqueza e multiplicidade, promotora da visão e compreensão do mundo, no sentido de contribuir com o ensino e o conhecimento da área e suas inovações estéticas no estado de Goiás, nas regiões de abrangência, no país e no mundo. Isto é, partindo da comunidade local para o espaço regional, em interlocução com o nacional e internacional, levando-se em conta as características sócio-histórico-econômicas e culturais do Estado e do Brasil, considerando as transformações globais, as inter-relações de saberes e o processo de estetização do mundo por meio da linguagem.
Áreas de Concentração
A ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Literatura e Crítica Literária responde por investigações e estudos curriculares centrada na crítica e abordagens literárias, adotando métodos teóricos para análise e interpretação da Literatura local, nacional e universal, em sua interrelação com o ensino, as teorias críticas e as práticas estéticas.
Linhas de Pesquisa
O Programa possui duas linhas de pesquisa: AS LINHAS DE PESQUISA compostas por pesquisas que versam sobre os estudos e os procedimentos de abordagens teóricas e críticas a respeito da obra de arte literária, nos seus aspectos específicos, imanente, em suas relações com outras artes e com outras áreas do conhecimento. O PPGLETRAS conta com um corpo docente competente, comprometido e empenhado na proposta de flexibilização dos métodos de análise crítica, aliados ao perfil do curso e à consolidação de novas propostas, concernentes às teorias, às abordagens críticas e às mudanças sociais.
1- CORRENTES CRÍTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
Esta linha de pesquisa acolhe projetos que abordam saberes e procedimentos de abordagens críticas modernas e contemporâneas, em suas relações com as teorias clássicas. Compreende-se o moderno como o lugar da consciência da tradição, da ruptura, do autor reflexividade, a produção mimética e da interrogação sobre a linguagem nos procedimentos criativos. Entende-se o contemporâneo como espaço de teorias críticas que considera as mutações estéticas, com ênfase no processo de desconstrução do fenômeno artístico, no jogo de dissimulação/simulação do objeto criativo, na desmaterialização e na virtualização do real, nas conexões e interconexões das artes e na indeterminação da obra de arte. A Linha de Pesquisa integra investigações que lançam novos olhares teóricos acerca de origens, memórias, imaginário, combinações, processos de hibridação, tecnologias midiáticas, teorias da arte e do gosto estético na sociedade do consumo e do espetáculo, relações entre arte, sedução e virtualidade e de diversidade em produções artísticas e culturais, nas dimensões teóricas e críticas.
Integrantes da Linha de Pesquisa:
Prof. Dr. Antonio Donizeti da Cruz
Prof. Dr. Clovis Ecco
Profa. Dra. Elizete Albina Ferreira
Prof. Dr. Gilberto Mendonça Teles
Prof. Dr. José Reinaldo Felipe Martins Filho
Profa. Dra. Maria Aparecida Rodrigues
Profa. Dra. Maria de Fátima Gonçalves Lima
Profa. Dra. Isabel Ponce de Leão (Colaboradora)
2 – CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO
Esta linha de pesquisa acolhe projetos que estudam e praticam saberes e procedimentos voltados para o ensino, a crítica e teorias tanto sobre transcriação quanto sobre tradução literária e análise das relações entre literatura nacional e literatura estrangeira traduzida integralmente ou adaptada. Em um enfoque transdisciplinar, estuda os diferentes sistemas de significação e de relações intersemióticas (literatura, cinema, teatro, música, pintura, escultura, arquitetura, fotografia, artes plásticas e publicidade).
Integrantes da Linha de Pesquisa:
Prof. Dr. Divino José Pinto
Profa. Dra. Cláudia Valente Cavalcante
Profa. Dra. Custódia Anunziata Spenciere de Oliveira
Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves
Profa. Dra. Lacy Guaraciaba Machado
Prof. Dr. Rogério Pereira Borges
Profa. Dra. Catherine Dumas (colaboradora)
No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e teve a proposta de Curso Novo para o Doutorado aprovado pela CAPES em maio de 2023 na modalidade DOUTORADO com início de suas atividades do Doutorado em fevereiro de 2024 com o reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu CTC-ES 220ª e 221ª. Homologado pelo Parecer CNE/CES Nº 915/2023, Portaria n° 2.150, publicada no D.O.U. de 27/12/2023, Seção 1, Pág. 74.
Integridade Acadêmica
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da PUC Goiás tem por objetivo incentivar a pesquisa e a produção científica na crítica literária, com ênfase nas correntes críticas modernas e contemporâneas, na literatura e na tradução, proporcionando, ao egresso, a compreensão da linguagem artística em sua, riqueza e multiplicidade de leituras críticas, no âmbito das Universidades do Estado de Goiás e regiões de sua abrangência, partindo da comunidade local para o espaço regional, na sua interlocução com o nacional e com internacional, levando-se em conta as características sócio-histórico-econômicas e culturais.
ESPECÍFICOS:
- habilitar profissionais em Letras capazes de estabelecer interconexões entre as teorias estéticas, as teorias e abordagens críticas, as estéticas e literaturas comparadas, nas perspectivas da modernidade, da pós-modernidade e da contemporaneidade;
- instruir profissionais em Letras capazes de traduzir textos literários a partir das noções de transcriação e de adaptação, com o propósito de enxergar o texto artístico como produto de criação coletiva, multicultural, inter e translingual, entre artes e entre sistemas intersemióticos;
- preparar profissionais pós-graduados em Letras nas áreas de concentração em Literatura e Crítica Literária, com habilidades e competências no ensino de literatura, relacionado à leitura crítica do objeto artístico literário, bem como nas relações entre as artes e outras formas de conhecimento, nas perspectivas do efeito estético, da recepção textual, a partir das novas modalidades artísticas e das novas tecnologias midiáticas;
- aperfeiçoar pessoal nos níveis de pós-graduação stricto sensu, elevando a sua condição de desempenho e competência, tanto para a docência em suas diversas fases, quanto para a realização de pesquisa científica na área de Letras;
- colaborar para a elevação da competência científica, de análise literária crítica e acadêmica da universidade e do Estado, da comunidade local, regional e de regiões circunvizinhas, a partir das características sócio-histórico-econômicas e culturais próprias;
- estimular e desenvolver atividades de pesquisa de crítica literária, fundamentadas nas teorias e métodos de estudo e análise crítica, considerando as produções literárias com finalidades de ensino, de pesquisa científica, tendo em vista a produção, ampliação e difusão de conhecimentos, da inteligência crítica em termos de teoria, de crítica literária e de traduções, visando ao bem comum e ao desenvolvimento da humanidade;
- manter relações acadêmicas e científicas com os cursos oferecidos pela EFPH, com programas da PUC Goiás e por outras instituições de ensino superior, brasileiras e estrangeiras;
- cooperar para a melhoria da qualidade da ação comunitária, do ensino básico, da educação profissional e, especialmente, dos cursos de graduação, em consonância com as políticas nacionais para esse nível formativo;
- estimular o desenvolvimento de pesquisas inovadoras na área de concentração do PPGMLET, que tratem do uso das novas tecnologias midiáticas e do pensamento crítico da contemporaneidade em seus aspectos artísticos e político-econômico-social;
- acolher e estimular o desenvolvimento de projetos em Estágio de Pós-doutorado;
- contribuir para o avanço do conhecimento relativo a Estudos Literários e à Crítica Literária, nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Bahia, Pará, demais estados e regiões;
- contribuir para ampliar a visão do leitor crítico, a partir da leitura de textos literários, com foco no imaginário poético, na memória literária, na estética da recepção e no efeito estético;
- capacitar professores para seu desempenho qualificado no ensino de graduação e da pós-graduação em Literatura e Crítica Literária.
- tornar o mestrando apto para a leitura crítica do texto artístico-literário comparativamente com outras artes e outras áreas do conhecimento, com vistas à formação de novos leitores criativos, livres e reflexivos;
- preparar estudantes-pesquisadores para doutoramento na área e áreas afins;
- habilitar pesquisadores capazes de desenvolver trabalhos científicos que contribuam para o desenvolvimento das letras no campo da Literatura e da Crítica Literária;
- promover a integração da Universidade com a sociedade, incentivando a realização de pesquisas na área de Letras, abordando diferentes sistemas de linguagens;
- Inter-relacionar as pesquisas do programa com o estudo da literatura dos povos que falam a língua portuguesa, e dos latino-americanos de fronteira com o Brasil.
Estrutura Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
O programa contempla em suas atividades curriculares e investigativas a dimensão social da leitura crítica, de domínio da análise textual, a partir da compreensão da linguagem literária, de escrita de textos acadêmicos, de socialização e inter-relação de conhecimentos, respondendo a demanda de desenvolvimento acadêmico, científico e cultural das regiões de abrangência da Instituição e de outras regiões de Goiás e do país. A proposta traduz o empenho que o Programa tem com as comunidades educativas de regiões desprovidas e/ou com número reduzido de cursos e profissionais especializados na área; revela o compromisso contínuo com a atualização de saberes; comprometendo-se com um ensino diferencial, de qualidade e em permanente transformação, devido às novas abordagens técnicas, teóricas e sociais. Para isso, buscou-se o aprimoramento do corpo docente via intercâmbios nacionais e internacionais e pós-doutoramento.
A matriz curricular está organizada em Disciplinas Obrigatórias, Disciplinas Optativas, Seminários de Pesquisa e Atividades Complementares. Estes componentes dialogam entre as duas linhas de pesquisa e a articulação será concretizada por meio das orientações e elaboração do produto final e defesa da tese. Nessa proposta de doutorado acadêmico, definiu-se que, para a obtenção do título de doutor, o discente precisará cumprir o prazo permitido, preferencialmente, no mínimo, 24 (vinte e quatro) e, no máximo, 48 meses (dentro dos critérios da CAPES/MEC). A oferta das disciplinas obrigatórias, optativas e seminários de pesquisa seguem as normativas conforme previsto nos parágrafos 1 e 2 do Artigo 20 do regulamento específico do curso. As atividades complementares estão listadas e serão contabilizadas com base na comprovação das exigências do parágrafo 3 (§ 3o ) do artigo 20 do regulamento específico do curso.
No âmbito da pós-graduação serão potencializadas atividades com a graduação, especialmente na iniciação científica e nos trabalhos de conclusão de cursos que convergem para as linhas de pesquisa do Programa.
DISTINÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO DOUTORADO EM RELAÇÃO AO MESTRADO
A integralização do curso de MESTRADO, ocorrerá mediante a obtenção de, no mínimo, 68 créditos, totalizando 1020 horas, assim distribuídas:
- 08 créditos de Disciplinas Obrigatórias – 120 horas (1 crédito = 15 horas)
- 09 créditos de Disciplinas Optativas/Tópicos e Estudos Especiais – 135 horas (1 crédito = 15 horas)
- 04 créditos de Atividades Complementares – 60 horas (1 crédito = 15 horas)
- 04 créditos de Orientação de Dissertação – 60 horas (1 crédito = 15 horas)
- 03 créditos de Seminários Avançados – 45 horas (1 crédito = 15 horas)
- 40 créditos pesquisa para Elaboração e Defesa de Dissertação – 600 horas (1 crédito = 15 horas)
TABELA DE CRÉDITOS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
As Atividades Complementares devem estar relacionadas aos projetos de pesquisa dos cursos, e consideradas quando realizadas durante o período em que o discente estiver regularmente matriculado no programa de pós-graduação. São consideradas as seguintes atividades:
I – Certificado de palestra proferida em evento científico-cultural:
- a) regional (2 horas),
- b) nacional (5 horas),
- c) internacional (10 horas).
II – Certificado (apresentação) de comunicação em evento científico da Área.
- a) regional (2 horas),
- b) nacional (4 horas),
- c) internacional (8 horas).
III – Publicação de livro com produção crítico-literária como:
- autor (10h),
- coautor (5h).
- c) organizador (5h).
IV – Publicação de livro com produção de natureza artística:
- a) autor (10h),
- b) coautor (5h).
V – Publicação:
- a) capítulo de livro (5h),
- b) artigo científico em revista Qualis A ou B (10h),
- c) resenha em revista Qualis (2h),
- d) texto de opinião artística em jornais, revistas e veículos análogos (2h).
VI – Preparo de material paradidático ou paradidáatico de divulgação científica para a educação básica.
- a) como autor (5h)
- b) coautor (2h).
VII – Preparo de material de informação científica com o objetivo extensionista.
- a) como autor (5h)
- b) coautor (2h
VIII – Participação:
- a) em organização de evento acadêmico (2h),
- b) de comissão julgadora (2h),
- c) de orientação de trabalho de conclusão de curso e plano de estudo de Iniciação Científica (4h),
- d) como ouvinte em banca de defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado (1h) – (aproveitamento de máximo de 5 horas)
IX – Certificado de desenvolvimento de:
- a) workshop (4h),
- b) oficina (4h),
- c) minicurso (4h),
- d) Projeto de intervenção na rede básica de educação (8h).
X – Ações de Inserção Social:
Leituras ou Performances de obras artísticas e literárias em hospitais, creches, bibliotecas, asilos, casas de apoio e outros espaços e vulnerabilidades diversas (3h).
XI – Atividades que contemplem ações afirmativas:
Workshop, oficina e minicurso e atividades lúdicas que desenvolvam leituras, performance e projetos envolvendo obras artísticas e literárias versam sobre as temáticas e pautas das diversidades: povos originários, afrodescendentes, deficientes visuais e auditivos, autistas, LGBTQIA+, população em situação de rua, imigrantes e refugiados e outros (3h).
XII – Apresentação Seminário de Dissertação pelo Programa (15h).
XIII – Obrigação da publicação de um capítulo de livro ou um artigo Qualis A ou B, para defesa de dissertação de Mestrado.
XV– Publicação de 3 capítulos de livros ou de dois artigos científicos Qualis A ou B, para defesa da Tese do doutorado.
A integralização de curso de DOUTORADO ocorrerá mediante a obtenção de no mínimo 156 créditos, totalizando 2340 horas, assim distribuídos:
- 12 créditos em disciplinas obrigatórias – 180 horas (1 crédito = 15 horas);
- 09 créditos em disciplinas optativas – 135 horas (1 crédito = 15 horas);
- 04 créditos em atividades complementares – 60 horas (1 crédito = 15 horas);
- 03 créditos em Seminários avançados – 45 horas (1 crédito = 15 horas);
- 08 créditos para orientação de tese – 120 horas (1 crédito = 15 horas);
- 120 créditos para realização de atividades de pesquisa – desenvolvimento e defesa da tese – 1800 horas (1 crédito = 15 horas).
As diferenças entre o curso de mestrado e a proposta do Doutorado não se limitam apenas à quantidade de créditos/horas. Diferenciam-se, principalmente, no grau de aprofundamento quanto às atividades e à fundamentação teórica da linha de concentração, à epistemologia das linhas de pesquisa e, por fim, às exigências de produção acadêmica/científica e à concretização de ações de impacto social desenvolvidas pelos estudantes, concentrando os esforços no amadurecimento científico e profissional. Assim, exige-se dos doutorandos o desenvolvimento de uma postura crítica diante da produção científica da Literatura e da Crítica Literária, enfatizando a leitura crítica da obra de arte literária, em seus aspectos intrínsecos e extrínsecos, bem como a aquisição de habilidades e competências para inter-relacionar a literatura com diferentes sistemas de linguagens.
O DOUTORANDO deve adquirir a capacidade crítica de buscar a abrangência da linguagem artística em sua riqueza e multiplicidade, promotora da visão e compreensão do mundo, no sentido de contribuir com o ensino e o conhecimento da área e suas inovações estéticas no estado de Goiás, nas regiões de abrangência, no país e no mundo. Isto é, partindo da comunidade local para o espaço regional, em interlocução com o nacional e internacional, levando-se em conta as características sócio-histórico-econômicas e culturais do Estado e do Brasil, considerando as transformações globais, as inter-relações de saberes e o processo de estetização do mundo por meio da linguagem.
Linhas de pesquisa
LINHAS DE PESQUISA
AS LINHAS DE PESQUISA são compostas por pesquisas que versam sobre os estudos e os procedimentos de abordagens teóricas e críticas a respeito da obra de arte literária, nos seus aspectos específicos, imanente, em suas relações com outras artes e com outras áreas do conhecimento.
1- CORRENTES CRÍTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
Esta linha de pesquisa acolhe projetos que abordam saberes e procedimentos de abordagens críticas modernas e contemporâneas, em suas relações com as teorias clássicas. Compreende-se o moderno como o lugar da consciência da tradição, da ruptura, da autorreflexividade, a produção mimética e da interrogação sobre a linguagem nos procedimentos criativos. Entende-se o contemporâneo como espaço de teorias críticas que considera as mutações estéticas, com ênfase no processo de desconstrução do fenômeno artístico, no jogo de dissimulação/simulação do objeto criativo, na desmaterialização e na virtualização do real, nas conexões e interconexões das artes e na indeterminação da obra de arte. A Linha de Pesquisa integra investigações que lançam novos olhares teóricos acerca de origens, memórias, imaginário, combinações, processos de hibridação, tecnologias midiáticas, teorias da arte e do gosto estético na sociedade do consumo e do espetáculo, relações entre arte, sedução e virtualidade e de diversidade em produções artísticas e culturais, nas dimensões teóricas e críticas.
Integrantes da Linha de Pesquisa:
Profa. Dra. Elizete Albina Ferreira
Prof. Dr. Gilberto Mendonça Teles
Profa. Dra. Maria Aparecida Rodrigues
Profa. Dra. Maria de Fátima Gonçalves Lima
Prof. Dr. Paulo Antônio Vieira Junior
2 – CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO
Esta linha de pesquisa acolhe projetos que estudam e praticam saberes e procedimentos voltados para o ensino, a crítica e teorias tanto sobre transcriação quanto sobre tradução literária e análise das relações entre literatura nacional e literatura estrangeira traduzida integralmente ou adaptada. Em um enfoque transdisciplinar, estuda os diferentes sistemas de significação e de relações intersemióticas (literatura, cinema, teatro, música, pintura, escultura, arquitetura, fotografia, artes plásticas e publicidade).
Integrantes da Linha de Pesquisa:
Prof. Dr. Átila Silva Arruda Teixeira
Prof. Dr. Divino José Pinto
Profa. Dra. Custódia Anunziata Spenciere de Oliveira
Profa. Dra. Lacy Guaraciaba Machado
Profa. Dra. Maria da Luz dos Santos Ramos
Prof. Dr. Rogério Pereira Borges
Grupos de Pesquisa
Abaixo os grupos de Pesquisa liderados por professores do MLET. No entanto, os docentes do MLET também participam de outros grupos de pesquisa, ligados a outras instituições. Caso seja de interesse conhecer, acessar o lattes do professor ou o diretório DGP do CNPq.
GRUPOS DE PESQUISA VINCULADO AO CNPq:
O corpo docente participa de núcleos de pesquisa do CNPQ e da PUC Goiás. Esta ferramenta contribui para que os egressos sejam melhor acompanhados. Possibilita, ainda, a publicação de trabalhos acadêmicos em conjunto. Segue-se a lista dos professores e núcleos em funcionamento:
- ESTUDOS DA LITERATURA : Linha de Pesquisa: Correntes Críticas Modernase Contemporâneas Coordenado por Maria Aparecida Rodrigues e Maria de Fátima Gonçalves Lima, desde 2004. Nome do grupo: ESTUDOS DA LITERATURA,Líder(es) do grupo: Líder: Maria Aparecida Rodrigues – Vice-Líder: Maria de Fátima Gonçalves Lima Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Letras, Repercussões dos trabalhos do grupo Estudo de questões das diversas correntes de teoria, crítica e historiografia da literatura, com o objetivo de compreender as categorias e os problemas específicos relativos aos gêneros e discursos literários. As pesquisas tratam da poética (ou teoria literária) e da crítica (valorização da literatura) sob as várias perspectivas ligadas às diversas abordagens teóricas e críticas de análise literária. Enquanto crítica, a teoria poderá ser tanto disciplina auxiliar de relevante importância, como fundamento primeiro de todo o processo de definição e caracterização da obra de arte literária. Uma das particularidades do estudo são as abordagens teóricas da fenomenologia, da hermenêutica, da análise do discurso, da semiótica, da historiografia aplicadas à literatura, com o propósito de fornecer um instrumento de análise crítica para acadêmicos de Iniciação Científica e para mestrando e doutorando sem Letras e áreas afins. As pesquisas não se limitam a uma época, a um estilo, a uma forma, quer, antes, abarcar o conjunto de possibilidades que faz jus à própria essência da arte literária. Pesquisadores: Antônio Donizeti da Cruz (UNIOESTE) ErisAntônio Oliveira, Maria Aparecida Rodrigues- (líder) Maria de Fatima Gonçalves Lima – (líder), Gilberto Mendonça Teles lêdo de Oliveira Paes, Paulo Petronilio Correia (UnB);
2.POÉTICAS DO IMAGINÁRIO E MEMÓRIA ESTUDOS: coordenado por Antônio Donizeti da Cruz e Maria de Fátima Gonçalves Lima/ Linha de Pesquisa/ poética do imaginário e memória/Ano de formação: 2012 Líder(es) do grupo: Antônio Donizeti da Cruz e Maria de Fatima Gonçalves Lima. Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Letras. Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE / PUC Goiás Repercussões dos trabalhos do grupo/ Grupo de pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória tem por objetivo desenvolver um espaço de pesquisa, estudos, circulação e intercâmbios tendo em vista temas interligados ao universo imaginário, à poética, à memória e à cultura. Objetiva-se estudar a literatura, o imaginário e a memória em obras líricas e narrativas confessionais ou intimistas, e textos artísticos e literários, com base na abordagem sociológica, fenomenológica, na mitocrítica, semiótica, hermenêutica, cultural, histórica, mítica e na teoria do imaginário e nos estudos da memória, e outras, bem como investigar as dimensões simbólicas, arquetípicas e míticas em diferentes gêneros textuais, a partir dos fundamentos mítico-sociais e das dimensões simbólicas, arquetípicas e míticas relacionadas aos textos literários. O grupo visa pesquisar, a partir das reflexões do imaginário e da memória, a compreensão do imaginário de um autor, de uma dada cultura, de uma época, tendo como base a literatura, o aspecto social, as construções do imaginário e a memória. Busca-se desenvolver atividades de pesquisa com vistas aos projetos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, participação efetiva em congressos, simpósios em eventos no país e exterior, bem como vincular as pesquisas e estudos em rede, ou seja, no diálogo com professores da rede de ensino fundamental e médio e de universidades, orientação de estágios de formação, iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, uma vez que pretende-se oferecer um espaço de reflexão do conteúdo temático sobre imaginário, literatura e memória, tanto aos alunos da pós-graduação, da graduação e interessados no tema a ser pesquisado. A divulgação dos resultados parciais e finais do grupo serão efetivadas mediante a participação dos componentes em congressos, simpósios, na forma de comunicações e/ou palestras, reflexões derivadas das investigações. Pesquisadores: Alexandra Santos Pinheiro, Alexandre Sebastião Ferrari Soares,Alzira Fabiana de Chisto, Antônio Donizeti da Cruz, Beatriz Helena Dal Molin, CleiserSchenattoLangaro, Daura Del Vigna Galvão, Débora Racy Soares, Denise Scolari Vieira, Denise Scolari Vieira, Dhandara Soares de Lima, Eliamar Xavier de Oliveira, Ellen Mariany da Silva Dia, Gilmei Francisco Fleck, Helena Maria Medina Marques, José Carlos Aissa, Lourdes Kaminski Alves, Luciana, Luísa Cristina dos Santos Fontes, Maria Aparecida Rodrigues, Maria Aparecida Rodrigues, Martinha Afonso Padoin, Nelza Mara Pallú, Paulo Cezar Konzen, Regina Coeli Machado e Silva, Rita das Graças Felix Fortes, Rosana Salete Piccininn, Roselene de Fatima Coito, Sérgio Roberto Massagi, Stéphanie Soares Girão, Sueli Aparecida da Costa Tomazini, Taísa Carvalho, Wagner de Souza, Ximena Antônia Diaz Merino.
3. CRÍTICA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO
Grupo de pesquisa em que predominam os estudos e a prática da tradução, em seus níveis: interlingual, intralingual e intersemiótico, com objetivos voltados para a crítica de Literatura e outras modalidades artísticas e/ou Literatura e traduções transcriativas. O grupo, criado em 2019, tem interação institucional, conta com a participação de discentes da graduação (TCC e IC) e pós-graduandos. Área Predominante: 8.02 – Letras. Área Secundária: 8.03 – Artes. Unidade em que se insere: EFPH – Escola de Formação de Professores e Humanidades.
O Grupo de pesquisa que acolhe projetos e ações ligados à língua, em suas relações e afetações múltiplas e interativas, especialmente aquelas em que predominam os estudos e a prática da tradução, em suas modalidades: interlingual, intralingual e intersemiótica, com objetivos voltados para a crítica de Literatura, da tradução e da própria crítica como formas autônomas de linguagens. Desse modo, este grupo está aberto ao diálogo e à prática estética como olhar sobre as obras artísticas em geral, tomando a Literatura como ponto de partida, considerando a traduções como um fazer fundamentalmente crítico e a crítica, ou mesmo toda a criação artístico-literária como um procedimento tradutório em suas mais várias formas de manifestações, como ocorre em seus movimentos transcriativos. A este grupo está filiada a Linha de Pesquisa: Crítica Literária, Tradução e Transcriação, que vem se consolidando e tomando corpo, uma vez que se encontra em plena atividade no âmbito do PPGLET, com quatro pesquisadores internos efetivos, com um bom número de pesquisadores de Iniciação Científica, todos estabelecendo relações estreitas com os princípios do Grupo. Este Grupo de Pesquisa também possui relações e aproximações com outros Grupos de outras IES, em nível regional, Universidade Estadual de Goiás – POSLII –, nacional, Universidade Estadual de Feira de Santana-BA, Projeto da Teoria dos afetos e dimensões ontológicas, dentre outros.
GRUPOS DE TRABALHOS (GTs), DE ESTUDOS E REDE DE PESQUISA
GRUPOS DE TRABALHOS E DE ESTUDO
1. Teoria do Texto Poético – GT
O GT de Teoria do Texto Poético se caracteriza por ser um dos mais antigos da ANPOLL, tendo sido formado logo após a criação dessa entidade. A sua primeira reunião para apresentação de trabalhos ocorreu durante o II Encontro Nacional da ANPOLL, realizado no Rio de Janeiro, em 1989. Desde então, o GT de TTP participou de todos os encontros nacionais da Associação. Membros associados: Adalberto Luís Vicente (UNESP – Araraquara), Alexandre Bonafim Felizardo (UEG), Antônio Donizeti da Cruz (Unioeste), Antônio Donizeti Pires (UNESP – Araraquara), Célia Maria Domingues da Rocha Reis (UFMT), Celina Maria Moreira de Mello (UFRJ), Cristina Henrique da Costa (UNICAMP), Cristiano Augusto da Silva Jutgla (UESC), Danilo Barcelos (UNIMONTES), Elaine Cristina Cintra (UFU), Fabiane Renata Borsato (UNESP – Araraquara), Fernando Fábio Fiorese Furtado (UFJF), Ida Maria Santos Ferreira Alves (UFF), Ilca Vieira de Oliveira (UNIMONTES), Joelma Santana Siqueira (UFV), Kelcilene Grácia-Rodrigues (UFMS – Três Lagoas), Marcelo Ferraz de Paula (UFG), Maria Aparecida Junqueira (PUC-SP), Maria de Fátima Gonçalves Lima (PUC-GO, desde 2006), Nismária Alves David (UEG), Paulo César Andrade da Silva (UNESP – Assis), Paulo E. A. Franchetti (UNICAMP), Pedro Marques (UNIFESP), Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (PUC-MINAS / FAJE), Rodrigo Garcia Barbosa (UFLA), Solange Fiuza Yokozawa (UFG), Susana Souto Silva (UFAL), Vinícius Carvalho Pereira (UFMT) e Wilberth Claython Ferreira Salgueiro (UFES).
2. Estéticas Modernas e Contemporâneas – GT
O GT é coordenado pela docente Maria Aparecida Rodrigues (PUC Goiás), criado em 2014. Objetiva estudar as teorias e as obras de artes modernas e contemporâneas, com ênfase nas obras do final do século XX e do século XXI. O grupo congrega pesquisadores da PUC Goiás, de IEs do Estado de Goiás, do Brasil e do mundo. Integra, também, estudiosos das Secretarias Estaduais e Municipais do Estado de Goiás. Pesquisadores participantes: Acir Dias da Silva (UNIOESTE), Paulo Petronílio Correia (UnB), José Alcides (USP), Gilson Vedoin (UEMs), Lucilo Antônio Rodrigues (UEMS), Norival Bottos Jr. (UEMS), Vitor Perilo Vitoy (PUC Goiás e egresso do PPGLET), Helen Suely Amorim (PUC Goiás e egressa do PPGLET), Sara de Castro (PUC Goiás e egressa do PPGLET), Divina Pinto (aposentada da graduação) Lilibeth Zambrano (Facultad de Humanidades de la Universidad de Los Andes em Mérida – Venezuela), María Ángeles (Universidade de Salamanca – Espanha), Elizete Albina Ferreira (PUC Goiás), Éris Antônio Oliveira (PUC Goiás – aposentado), Maria Eneida (IEF/Brasília), Eduardo Sugizaki (PUC Goiás) e os egressos do PPGLET: Mário Carlos Nogueira, Angélica Maria Alves
Vasconcelos, Daniel Moreira Tavares, Leicina Alves Xavier Pires, Rosimeire Soares da Silva, Adriana Ataíde de Oliveira e Cecília Honória dos Santos Pereira; discentes de graduação IC: Luciano Martins da Conceição, Lorena Cândido Bahia, Pedro Cascalho; e discentes orientandos: Léo Prudêncio, Almir Franco Júnior, Edna Gomes de Sousa Leão. No GT, participam acadêmicos de Letras e discentes do PPGLET. O grupo organiza anualmente 1 Colóquio, que recebe o nome do GT, e trata de temas trabalhados pela equipe durante o ano. O Colóquio de 2019 foi a sua VI edição. Os resultados das pesquisas são transformados em artigos, capítulos de livros, coletâneas e livros. Em 2018, criou-se um subgrupo denominado “Poéticas do Hipermoderno”. O objetivo foi centrar os estudos nas teorias críticas e obras da literatura, outras artes e áreas afins, com o propósito de produzir material teórico e de análise sobre a hipermodernidade. Com isso, cumprir o seu papel de inovação teórica e crítica para os profissionais de ensino de literatura, das artes e dos estudiosos sobre as produções transestéticas. Em 2020, foram publicados 2 livros: um em coautoria com pesquisador de outra IES: Cinema e Hipermodernidade, Ed. Mercado das Letras; e outro em coautoria com Silvia Nascimento, uma egressa do Programa: relacionado ao Trágico em Nélida Piñon, pela Kelps; além de um artigo, publicado na Revista Guará, sobre a modernidade da obra de Clarice Lispector.
3. Grupo de Estudos – Poéticas do Imaginário e Memória
O grupo de pesquisa Poéticas do imaginário e memória, COORDENADO PELA PROF. MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA E ANTÔNIO DONIZETI CRUZ, tem por objetivo desenvolver um espaço de pesquisa, reflexão, estudos, circulação e intercâmbios, tendo em vista temas interligados ao universo imaginário, à poética, à memória e à cultura. Visa-se integrar pesquisadores vinculados às pesquisas sobre imaginário, literatura, poesia, narrativa. O grupo de pesquisa objetiva estudar a literatura, o imaginário e a memória em obras poéticas e narrativas, com base na fundamentação sociológica, cultural e mítica, bem como investigar as dimensões simbólicas, arquetípicas e míticas em diferentes gêneros textuais, a partir dos fundamentos mítico-sociais e das dimensões simbólicas, arquetípicas e míticas relacionadas aos textos literários, tendo em vista a abordagem da literatura, do imaginário e da memória. O grupo buscará desenvolver atividades de pesquisa com vistas às atividades em projetos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, realizações e participação efetiva em seminários, congressos, simpósios em eventos no país e exterior, bem como vincular as pesquisas e estudos em rede, ou seja, no diálogo com professores da rede de ensino fundamental e médio e de universidades, orientação de estágios de formação, iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, uma vez que o Grupo de pesquisa pretende oferecer um espaço de apresentação e reflexão do conteúdo temático sobre imaginário, literatura e memória, tanto aos alunos da pós- graduação, da gradua
investigação científica. O grupo possui uma Linha de pesquisa: Poéticas do Imaginário e Memória; é composto por 70 pesquisadores, membros efetivos (do Brasil e exterior) e 12 estudantes (do mestrado e doutorado em Letras) de várias IES. Em 2019, ocorreu uma publicação decorrente do grupo e linha de pesquisa com o livro intitulado Redes do imaginário: Literatura, memória e resistência. Essa obra congrega professores, pesquisadores, vinculados a alguns dos programas de Pós-Graduação em Letras e outros campos do saber, de Universidades do Brasil e do Exterior e vincula-se ao grupo e linha de pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória (UNIOESTE/PUC-GO). Em 2020, a pesquisa ampliou com produções, encontros via Live.
4. Grupo de Estudos – Poéticas da Hipermodernidade
Coordenado pela Profa. Maria Aparecida Rodrigues, trata do estudo das teorias do pensamento da contemporaneidade, específica do final do século XX e das abordagens conceituais do século XXI, aplicadas de forma inédita nas artes e na literatura. O grupo conta com projeto específico e já apresenta várias produções em dissertações, teses, livros, capítulos de livros e artigos científicos. Muitos são os estudantes e pesquisadores que congregam ao estudo, de IES nacionais e internacionais. Vários encontros e Lives foram realizados sobre o tema em 2020. O grupo se integra à linha de pesquisa Correntes Críticas Modernas e Contemporâneas e impactam nas ações do Programa por inter-relacionarem saberes comuns e, ao mesmo tempo, inovadores para a complementação dos conhecimentos específicos da linha Correntes Críticas Modernas e Contemporâneas, no tocante à aquisição, pelo estudante da área, de novas teorias sobre a literatura e a crítica das artes no século XXI, teorias que estão sendo elaboradas, inclusive inéditas pela coordenadora da linha, juntamente com pesquisadores brasileiros e, em diálogo, com pesquisadores internacionais em rede de pesquisas.
REDE DE PESQUISA
A docente Maria Aparecida Rodrigues participa, como pesquisadora (membro), da Red Internacional de Investigadores de la Literatura Comparada (REDILIC), pertencente à área de Literatura Comparada do Instituto de Investigaciones Literarias “Gonzalo Picón Febres” da Facultad de Humanidades de la Universidad de Los Andes, em Mérida – Venezuela, fazendo parte do projeto “Estéticas en movimento, tránsitos culturales, simbólicos y linguísticos”. Realiza pesquisas relacionadas à Literatura e Estéticas Comparadas com interface no estudo de obras de arte modernas e contemporâneas, com ênfase na literatura e nas artes visuais, referentes às mutações estéticas decorrentes de encontros e desencontros paradoxais (conjuntivos/disjuntivos) entre culturas, formas de arte e mudanças nos modos de comportamentos sociais que interferem na atitude estética na contemporaneidade. A REDILIC (Red Internacional de Investigadores de la Literatura Comparada) conta com a participação de pesquisadores da
Venezuela, do Peru, da Alemanha, do Canadá, da Suíça e do Brasil. Promove publicações no livro Travesías Intermediáticas, compostos por artigos de seus participantes. Em 2019, iniciou-se a preparação de mais um volume, publicado em 2020.
A importância da Rede de pesquisa se refere ao grau de interação que ela tem com a literatura e a crítica literária, área de concentração do Programa e, em decorrência, com a linha de pesquisa Corrente Críticas Modernas e Contemporâneas por se tratar da literatura e estéticas comparadas nas quais estão previstas a transrelação entre pesquisadores de diferentes nacionalidades, dialogando saberes artísticos em movimento e que revelam a moderna e contemporânea concepção dos trânsitos culturais, simbólicos e linguísticos significantes para o desenvolvimento e a qualificação diferencial do Programa, permitindo, ainda, a troca de conhecimentos e publicações significativas conjuntas, gerando, com isso, impacto cultural e inovador na percepção artística e crítica dos estudantes do PPGLET, tais como: conhecimento das vertentes estéticas e críticas que são estudadas entre países; apreensão das mutações artísticas decorrentes dos modos globais e virtuais dos comportamentos sociais no mundo contemporâneo e interação de saberes inéditos entre pesquisadores sobre a teoria das artes no século XXI.
Projetos de Pesquisa
PROJETOS DE PESQUISAS RELACIONADOS À LINHA 1:
CORRENTES CRÍTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
Projeto de pesquisa coordenado pela docente MARIA APARECIDA RODRIGUES, do Grupo de Pesquisa Estudos da Literatura, Linha de Pesquisa Correntes Críticas Contemporâneas que visa a estudar as teorias da hipermodernidade, considerando as teorias estéticas da modernidade em suas três fases: modernidade stricto sensu, pós-modernidade e hipermodernidade a partir da análise de obras da literatura, do cinema, da pintura, das narrativas gráficas, das artes visuais de um modo geral, da moda e do designer. Estudar as teorias do estético e do transestético e relacioná-las às obras de arte. Pretende estudar as artes contemporâneas, a fim de reconhecer o elo dessas artes com a realidade social dos séculos XX e XXI; reconhecer a aproximação criativa de diferentes formas de arte e as tendências criativas do século XXI e esboçar uma prévia teoria sobre as artes do século XXI.
A relevância da pesquisa se deve ao conhecimento das teorias estéticas da modernidade, pós-modernidade e a possível definição do que seja a arte de agora: a hipermodernidade. Essas delimitações permitem ao crítico de artes ter ciência do objeto analisado e das teorias que lhes dão suporte.
O projeto conta com a participação de docentes da graduação: Helen Suely Amorim, Vitor F. Perilo Vitoy, Sara Castro, Daura Guimarães e Divina Pinto Paiva; de outras IES (nacionais e internacionais): Acir Dias da Silva – UNIOESTE, Gilson Vedoin e Norival Bottos Júnior – UEMES, José Alcides – USP; Elizete Albina Ferreira (PUC Goiás), Éris Antônio Oliveira (PUC Goiás – aposentado), Maria Eneida (IEF – Brasília), Eduardo Sugizaki (PUC Goiás); Lilibeth Zambrano (Facultad de Humanidades de la Universidad de Los Andes em Mérida – Venezuela), María Ángeles (Universidade de Salamanca – Espanha); 3 discentes (orientandos) do Mestrado em Letras: Edna Gomes de Sousa Leão, Leonardo Prudêncio e Almiro Franco Neto; e 2 da graduação (TCC e IC). Participa, ainda, egressos: Adriana Ataíde de Oliveira, Cecília Honória dos Santos Pereira, Rosimeire Soares da Silva, Silvia Nascimento, Mário Carlos
Nogueira, Angélica Maria Alves Vasconcelos, Leicina Alves Xavier Pires, Daniel Tavares Moreira, Luciano Martins da Conceição; 2 ex-discentes de graduação IC: Luciano Martins da Conceição e Lorena Cândido Bahia; Pedro Luiz Cascalho – orientando de TCC.
2. Poéticas Contemporâneas: ecocrítica, perfomance, imaginário e ciberecopoesia em movimento
Projeto coordenado pela docente MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA, pertencente ao Grupo de Pesquisa Estudos da Literatura, da Linha de Pesquisa Correntes Críticas Contemporâneas. O objetivo geral dessa pesquisa é apresentar estudos sobre as Poéticas Contemporâneas: Ecocrítica, Perfomance, Imaginário, performance da ciberecopoesia em movimento, a partir das teorias sobre o ecocriticismo e a arte performática, considerando o ponto de vista estético dos textos poéticos que tratam da ciberecopoesia. Essa interconexão entre a ciberecopoesia em movimento tem como desígnio dar voz às questões emergentes ambientais por meio das artes e da tecnologia. A pesquisa busca analisar o processo da construção do imaginário, da ciberecopoética performática; conhecer as teorias que sustentam as formas de artes em atenção; produzir material de suporte para estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas sobre o tema proposto, direcionando-os aos estudos, aplicabilidades, leituras e reflexões em torno da arte ciberecopoética e performática utilizando-se das novas linguagens midiáticas (YouTube, apps, sites e outras plataformas interativas). O projeto conta a participação de de alunos da graduação em Letras da PUC Goiás, ( Iniciação Científica, mestrandos e egressos, do PPGLET, sob orientação da docente), docentes da graduação, de outras IES (nacionais UNIOESTE (José Donizeti Cruz e UFPA, Iêdo Paes) e internacionais (Isabel Ponce Leão da UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA do Porto, PT).
3. Aspectos Estruturais da Narrativa: Abordagens Críticas e Estéticas
Projeto coordenado pela docente ELIZETE ALBINA FERREIRA, objetiva apresentar a fundamentação e pressupostos teóricos e críticos acerca do que se convencionou denominar de novo romance histórico.
Pretende-se demonstrar os aspectos constitutivos do novo romance contemporâneo português.
• Situar o sujeito pós-moderno como metáfora de uma “celebração móvel”.
• Compreender o novo romance histórico como espaço para o exercício do experimentalismo e inovações na linguagem.
O projeto trata de temas da contemporaneidade, relativos às questões de leitura da História oficial, a partir do artefato literário, e prevê a participação de
docentes da rede pública e de outras IES, discentes (orientandos) do Mestrado em Letras e da graduação (TCC e I.C).
O projeto de pesquisa adere-se à linha de pesquisa “Correntes críticas modernas e contemporâneas”, do PPGLET, com o objetivo de apresentar a fundamentação e pressupostos teóricos, críticos e estéticos acerca do gênero narrativo, demonstrando os aspectos constitutivos do gênero narrativo. A vertente contemporânea de situar o sujeito pós-moderno como metáfora de uma “celebração móvel”, a partir da análise de obras literárias em prosa, possibilita compreender o gênero narrativo como espaço para o exercício do experimentalismo e inovações na linguagem.
Assim, ao comprovar o caráter de coletividade possibilitado pelo romance histórico e as influências sociais e temporais em sua constituição, pretende-se demonstrar como as motivações sociais e humanas retratam e explicam a realidade histórica de determinada sociedade. O caráter investigativo da presente pesquisa assenta-se na perspectiva de entendermos o novo romance português contemporâneo e a metaficção historiográfica enquanto campo de representação do diálogo entre literatura e história, evidenciando a constituição do que hoje entendemos como mecanismos de hibridismo cultural e de gêneros, assim como as particularidades dos experimentalismos narrativos do século XXI.
4. Os Pontos Cardeais do Modernismo Brasileiro
Projeto coordenado pelo docente GILBERTO MENDONÇA TELES que trata dos pontos cardeais do Modernismo no Brasil. O projeto possui interface com os estudos realizados pelo docente na PUC Rio e conta com a participação de discentes das duas instituições. Pertencente ao Grupo de Pesquisa Estudos da Literatura e da Linha de Pesquisa Correntes Críticas Contemporâneas. Toda intensa produção do docente e as dissertações orientadas por ele no PPGLET estão inseridas nesse seu projeto, maduro e experiente.
5. A Poesia Erótica Brasileira de Autoria Feminina
Projeto coordenado pelo docente PAULO ANTÔNIO VIEIRA JÚNIOR, do Grupo de Pesquisa Estudos da Literatura. Linha de Pesquisa Correntes Críticas Contemporâneas. Pretende desenvolver leitura crítica sobre a poesia de autoria feminina e tem como objetivo específico:
Contribuir para o reconhecimento crítico das obras de Gilka Machado, Yêda Schmaltz, Olga Savary, Myriam Fraga e Hilda Hilst; Divulgar a produção de autoria feminina entre estudantes de Letras. Acessar e dinamizar a escrita literária de autoria feminina. Desenvolver investigações sobre o gênero lírico. Pensar questões relativas à paixão amorosa, a sexualidade humana e o erotismo literário. Introduzir alunas e alunos de graduação na pesquisa em Letras. Formar
novos pesquisadores na área de Estudos Literários. Ler sistematicamente textos em verso. Sistematizar estudos sobre a poesia erótica. Concorrer para o aperfeiçoamento da pesquisa desenvolvida na PUC Goiás e, consequentemente, para a formação de pesquisadores na área de Humanidades. Integrar o ensino e a pesquisa da graduação em Letras e do Mestrado em Literatura e Crítica Literária.
PROJETOS DE PESQUISAS RELACIONADOS À LINHA DE PESQUISA 2:
CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO:
1. Procedimentos Tradutórios, Transcriação e Intersemiose
Projeto coordenado pelo docente DIVINO JOSÉ PINTO, do grupo de pesquisa Crítica, Tradução e Transcriação, da linha de pesquisa Crítica, Tradução e Transcriação – objetiva compreender as relações entre as diferentes formas de realização da obra de arte, associadas aos procedimentos de tradução como ato de transcriação e crítica, observando como se dá essa transposição entre as línguas e linguagens, levando-se em conta aspectos como, realidade sociocultural e históricos, bem como os elementos específicos das línguas e das linguagens que nos servirão de objeto.
Pretende realizar estudos das interfaces entre as várias formas de arte, observando como essas linguagens diversas dialogam, se distanciam ou se complementam; empreender trabalhos tradutórios de obras teórico-críticas ou literária em línguas estrangeiras e/ou portuguesa; estudar o processo de tradução e/ou transcriação de textos teórico-críticos e literários traduzidos ou adaptados para a língua de destino; apontar elementos e aspectos do processo de transcriação e tradução das escolhidas para estudos e definir textos/objetos para cada pesquisador de acordo com a forma de linguagem artística escolhida por cada um, em período preestabelecido.
O projeto conta com a participação de docentes de outras IES, discentes (orientandos) do Mestrado em Letras e da graduação (TCC e I.C).
2. Desconstrução: a obra de Miguel Jorge, um Constructo Intersemiótico
Projeto coordenado pela docente Custódia ANNUNZIATA SPENCIERI de Oliveira. Grupo e Linha de Pesquisa Crítica, Tradução e Transcriação. Aprofundar os estudos sobre as teorias literárias pós-estruturalistas, no que elas tratam das diversas formas de desconstrução e possibilidades intersemióticas/interartísticas.
Visa a analisar a obra do autor goiano Miguel Jorge como objeto modelo para as questões postas pela crítica pós-estruturalista e, principalmente, as questões intersemióticas/interartísticas. Verificar a possibilidade de estruturação de uma análise intersemiótica do signo linguístico e do signo musical. Traçar possibilidades futuras de análise para além das posturas pós-estruturalistas.
O estudo proposto objetiva fazer uma reflexão sobre o pensamento pós-estruturalista, revisitando a teoria formulada pelos autores contemporâneos. Busca analisar essas teorias como uma forma de difundi-las em estudo crítico e lançar um olhar prospectivo, buscando analisar que rumos poderão tomar a crítica literária a partir dessas posturas contemporâneas. O principal elemento de reflexão será o signo linguístico em sua possibilidade de trânsito entre as diversas linguagens artísticas e na sua perda do sentido logo-fono-centrista.
O fundamental objeto de estudo será a obra do escritor Miguel Jorge no que ela se mostra como modelo de desconstrução do signo linguístico, o que lhe dá grande alcance intersemiótico, transitando por diversas linguagens artísticas. Descritores: desconstrução, linguagens interartísticas, semiótica.
O projeto conta com a participação de discentes (orientandos) do Mestrado em Letras e da graduação (TCC e IC). Iniciação Científica – Maria Rita Marques dos Reis – 2019. Mestrandos: defesas em 2020: Allaidy da Silva Barbosa Gonçalves e Penélopy Muniz Martins Lobo.
3. Narrativa, Tradução e Transcriação: Diálogos entre Línguas, Linguagens, Gêneros Literários e Configurações Estéticas
O projeto é coordenado pelo docente ÁTILA SILVA ARRUDA TEIXEIRA, pertence ao Grupo de Pesquisa Crítica, Tradução e Transcriação e à Linha de Pesquisa Crítica Literária, Tradução e Transcriação, objetiva apresentar estudos sobre as relações entre narrativa, tradução e transcriação, a partir dos diálogos entre línguas, linguagens, gêneros literários e configurações estéticas, que diferentes textos podem estabelecer entre si. Tendo como base estudos críticos e teóricos concernentes tanto à teoria da narrativa e à literatura comparada, quanto à transcriação e à tradução literária, com enfoque eminentemente transdisciplinar, a pesquisa pretende estabelecer conexões entre diferentes sistemas de significação e de relações intersemióticas (literatura, literatura surda, teatro, música, pintura, escultura, arquitetura, cinema, fotografia, artes plásticas e publicidade).
A pesquisa busca: analisar obras de arte, observando o processo criativo no imaginário contemporâneo; conhecer os estudos que sustentam as teorias da narrativa, da tradução e da transcriação; produzir material de suporte para estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas sobre o tema proposto, direcionando-os aos estudos, comparações, leituras e reflexões em torno da tradução e da transcriação literárias, utilizando ou não as novas
linguagens midiáticas; promover discussões sobre a acessibilidade à literatura surda para o público não ouvinte, além de refletir sobre as relações que ela estabelece com os estudos literários de uma forma geral.
O projeto tem participação de docentes de outras IES, discentes (orientandos) do Mestrado em Letras e da graduação (TCC e IC).
4. Literatura Infantil e o Imaginário Infantil: Repercussões da Literatura nas Classes de Educação Infantil e nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental
Projeto coordenado pela professora MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS tem por objetivo estudar o papel da instituição educacional em proporcionar momentos de aprendizagens significativas, uma vez que as crianças adquirem conhecimentos nas interações que estabelecem no ambiente social e com ele. Situações essas que fomentem o imaginário infantil e fortalecem os vínculos com a literatura. Para tanto, selecionaremos alguns enfoques considerados relevantes e nos deteremos em publicações acerca das seguintes temáticas: literatura, concepções teóricas, desenvolvimento infantil, ludicidade, imaginário e brasileiro.
O projeto prevê a participação de professores da rede pública e de orientando do programa. O projeto conta com 2 alunos de IC; 3 de TCC e 1 professor da rede estadual de educação e conselheiro do CEE, Prof. Jaime Ricardo Ferreira. Os alunos são: Esther Marciano Barbosa, Aline Alves de Sousa, do curso de Pedagogia e o professor Rodrigo Fideles Fernandes, da PUC Goiás.
O projeto atende ao proposto do Programa e às metas concernentes ao estudo da literatura no ensino fundamental, tratando da inclusão da leitura nas classes de educação infantil; desenvolvendo, ainda, o imaginário infantil, importantíssimo para a formação criativa e crítica dos indivíduos.
5. Procedimentos Narrativos Literários: Hibridização e Diáspora
O projeto, coordenado pela professora LACY GUARACIABA MACHADO, pertence à linha de pesquisa Crítica Literária, Tradução e Transcriação e trata dos modos narrativos literários a partir das formas contemporâneas de hibridização e de diáspora. O projeto prevê a participação de egressos do PPGLET e de orientando do programa.
O projeto tem participação de docentes de outras IES, discentes (orientandos) do Mestrado em Letras e da graduação (TCC e IC).
Corpo Docente
Dra. MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA (COORDENADORA)
Doutora em Letras
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: fatimma@terra.com.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8056641507047911
Dra. ELIZETE ALBINA FERREIRA (VICE-COORDENADORA)
Doutor em Letras e Linguística
Universidade Federal de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: elizete@pucgoias.edu.br
elizetealbinaferreira@gmail.com
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7838155117795661
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6266-0624
Dr. ANTONIO DONIZETI DA CRUZ
Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001)
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2
E-mail: adonicruz@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9408709557013563
Dra. CATHERINE DUMAS (COLABORADORA)
Professora emérita de língua e literatura portuguesas na universidade da Sorbonne Nouvelle Paris 3. É autora da primeira tese de doutoramento em França sobre a obra da romancista portuguesa Agustina Bessa-Luís e dum livro sobre a mesma autora, Estética e Personagens (Campo das Letras, 2001).
Dra. CLÁUDIA VALENTE CAVALCANTE
Doutora em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mails: clavalente@pucgoias.edu.br
clavalcante.70@hotmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/2596699122693694
Dr. CLOVIS ECCO
Doutor em Ciências da Religião (PUC Goiás)
E-mail: clovis@pucgoias.edu.br / clovisecco@uol.com.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4282485443095712
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6922-4665
Dra. CUSTÓDIA ANNUNZIATA SPENCIERI DE OLIVEIRA
Doutora em Letras
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: csoliveira09@gmail.com
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1862770150179930
Dr. DIVINO JOSÉ PINTO
Doutor em Letras
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: djitapuranga@hotmail.com
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7196794396119181
Dr. GILBERTO MENDONÇA TELES
Doutor em Linguística e Letras – PUC / RS
E-mail: gilmete@globo.com
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/03449056117357
Dra. ISABEL PONCE LEÃO (Colaboradora)
Professora Catedrática da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Maria Isabel do Amaral Antunes Vaz Ponce de Leão licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra, fez 3.º Ciclo de Estudos em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela onde também se Doutorou em Literaturas Hispânicas (doutoramento reconhecido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal).
Dr. JOSÉ REINALDO FELIPE MARTINS FILHO
Doutor em Ciências da Religião – PUC Goiás
E-mail: jreinaldo@pucgoias.edu.br;
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0301627479389830
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7722-3729
Dra. LACY GUARACIABA MACHADO
Doutor em Teoria da Literatura
Universidade Estadual Paulista – UNESP
E-mail: lacyguaraciaba@gmail.com
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7196794396119181
Dra. LOURDES KAMINSKI ALVES
Doutora em em Literatura Comparada e Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2003).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2502060350876295
- ID Lattes: 2502060350876295
Dra. MARIA APARECIDA RODRIGUES
Doutora em Letras
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: mariacidarodrigues2013@gmail.com
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2329167623085176
Dra. MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS (Descredenciada em 2023)
Doutora em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: malusramos@yahoo.com.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6291231555790500
Dr. ROGÉRIO PEREIRA BORGES
Doutor em Comunicação e Sociedade
Universidade de Brasília (Brasil) M/D
E-mail: rogeriopereiraborges@hotmail.com
ORCID: orcid.org/0000-0002-0173-8926
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8352538837463850
Turmas
FORMULÁRIO PARA EGRESSOS – CLIQUE AQUI
O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Letras tem como corpo discente:
Documentação
Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- REGULAMENTO GERAL DA PUC GOIÁS (2018)
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2017_2021
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2022_2026
- POLÍTICA E DIRETRIZES DO ENSINO DA PÓS_GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
- POLÍTICA E DIRETRIZES DE PESQUISA_ TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA PUC GOIÁS
Legislação Federal
REQUERIMENTOS PARA ABERTURA DE PROCESSOS ACADÊMICOS:
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS ALUNOS EXTRAORDINÁRIOS
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE DISCIPLINAS CURSADAS EM OUTRA IES
- APROVEITAMENTO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
- ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- REQUERIMENTO DE DESISTÊNCIA DO PROGRAMA
- CANCELAMENTO DE DISCIPLINA FORA DO PRAZO
- ESTÁGIO DOCENTE – COMPROVAÇÃO E LIBERAÇÃO DE ESTÁGIO
- INCLUSÃO DE DISCIPLINA FORA DO PRAZO
- MATRÍCULA FORA DO PRAZO
- MUDANÇA DE ORIENTADOR
- PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE DEFESA
- REQUERIMENTO GERAL
- RETIFICAÇÃO DE NOTA
- TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
- ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO BOLSISTAS CAPES
- LINK PARA ENVIO DE RELATÓRIOS BOLSISTAS – CAPES
- TERMO DE ADESÃO AO EXERCÍCIO VOLUNTÁRIO
SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA:
TODA A DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAR DIPLOMA DEVERÁ SER ENVIADA PELO E-MAIL pos.efph@pucgoias.edu.br
A SECRETARIA INFORMARÁ ATRAVÉS DE E-MAIL QUANDO O DIPLOMA ESTIVER LIBERADO PARA RETIRADA, AGUARDE CONTATO.
- ORIENTAÇÕES-PARA-DEPÓSITO-DA-VERSÃO-FINAL-E-SOLICITAÇÃO-DE-DIPLOMAS_30_03_2022
- Formulário I – Requerimento do estudante solicitando a expedição do diploma
- Formulário II – Requerimento para exclusão de parcelas de Prorrogação
- ANEXO III – Termo de Compromisso e autorização para publicação eletrônica na Biblioteca digital da PUC Goiás
- Formulário VI – Declaração do(a) orientador(a) assegurando a qualidade acadêmica da versão final
- Formulário V – Ofício do Coordenador do programa à PROPE solicitando a expedição do diploma
Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Processo Seletivo
EDITAIS ABERTOS
RESULTADO FINAL – PROCESSO SELETIVO DISCENTE – PPGLET
EDITAL PROCESSO SELETIVO 2025-1 – NOVO
EDITAIS ENCERRADOS
EDITAL – ALUNO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2025.1
BOLSA PROSUC/CAPES
TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2025
RESULTADO EDITAL 001/2025 HOSPEDAGEM ESTUDANTIL
RETIFICAÇÃO – EDITAL HOSPEDAGEM ESTUDANTIL
EDITAL – HOSPEDAGEM ESTUDANTIL 2025.1
EDITAL COMPLEMENTAR: início em 2025-1 – NOVO
RESULTADO FINAL PROCESSO SELTIVO COMPLEMENTAR PPGLET 20251
EDITAIS ENCERRADOS
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2025-1
- Resultado final – Mestrado – Novo
- Resultado final – Doutorado – Novo
- As orientações sobre matrícula serão enviadas por email
- Homologação das inscrições
- Formulário de inscrição
- Confirmar inscrição e gerar boleto
EDITAIS ENCERRADOS
CHAMADA-002-2024-PROEX-PROPE-Hospedagem-Estudantil-CAE
RESULTADO FINAL HOSPEDAGEM ESTUDANTIL: RESULTADO FINAL CHAM. 002.2024
CHAMADA 02-2024 – PROPE – Aluno Extraordinário e Especial para 2024-2
Inscrições até – 19 de agosto de 2024
1 RETIFICAÇÃO _ Edital 12_ 2024 – Seleção PPGLET _ 2 Semestre 2024
Inscrições até: 04 de agosto de 2024
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
RESULTADO FINAL MESTRADO – NOVO
RESULTADO FINAL DOUTORADO – NOVO
BOLSA PROSUC/CAPES
TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024
EDITAL PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR
Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1
PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS PARA TURMA 2024_1
Inscrições: de 20 de dezembro de 2023 até 16 de fevereiro de 2024
EDITAL_DE_RETIFICACAO_N._03-2024-PROPE_-_Selecao_Discente_PPGLET_para_turma_2024_1
- INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS – MESTRADO – PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2024/1
- INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS – DOUTORADO – PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2024/1
- RESULTADO FINAL – MESTRADO – PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2024/1
- RESULTADO FINAL – DOUTORADO – PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2024/1
HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1
Inscrições até 16 de fevereiro de 2024
RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE
Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE
APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu
PROCESSOS SELETIVOS ENCERRADOS
PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1
Inscrições: de 05 de setembro até 14 de novembro de 2023
EDITAL N. 47-2023-PROPE – Seleção Discente PPGLET para turma 2024_1
ALTERAÇÃO DAS DATAS DE INSCRIÇÃO E DATAS DA SELEÇÃO – Edital RETIFICADO n. 54_2023 _ PPGLET
HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
Inscrição para Aluno Extraordinário
RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL – EFPH
Edital 35_2023-PROPE _ Seleção discente para 2023_2 NOVO
RESULTADO FINAL – Processo Seletivo Edital n. 35_2023_PROPE
Edital 29_2023-PROPE _ Seleção discente para 2023_2
Edital 33-PROPE_2023-ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA PPGLET
RESULTADO FINAL DO PROCESOS SELETIVO DISCENTE
HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2
Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE
RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE
Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil
AVISO: Caso tenha necessidade de acessar informações de Processos Seletivos Encerrados, entrar em contato com a secretaria pelo telefone (62) 3946-1673 ou E-mail: pos.efph@pucgoias.edu.br14
Pós-Doutorado
Ato Próprio Normativo n. 003/2015 – GAB/R – Regulamenta sobre o Estágio Pós-Doutoral
ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ANDAMENTO (NÃO TEM)
Nome:
Título do Projeto:
Supervisor:
Vigência:
Agência financiadora:
ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ENCERRADOS
Nome:
Título do Projeto:
Supervisor:
Vigência:
Pós-Doutorando 2019
Prof. Dr. Paulo Petronílio Correia (PNPD)
Pós-Doutorandos 2018
Prof. Dr. Gilson Vedoin (PNPD)
Prof. Dr. Antonio Donizeti da Cruz
Pós-Doutorandos 2017
Profa. Dra. Bertha Rojas Lopez
Prof. Dr. Maurício Vaz Cardoso (PNPD)
Bolsas e Financiamentos
LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC
TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024
Declaração de Acúmulo de Benefícios
PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC
Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023
Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023
LEGISLAÇÃO VIGENTE FAPEG
Portaria-no-011-PRES-14-02-2022
Portaria-no-013-PRES-21-02-2022
Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-Formação
NOVO – BOLSA FAPEG 2025-1
RESULTADO CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2025
RETIFICAÇÃO EDITAL DE BOLSA FAPEG 2025/1
Editais encerrados
BOLSA PROSUC/CAPES
CHAMADA BOLSA PROSUC/CAPES – 2025-1
TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024
RETIFICAÇÃO _ CHAMADA PROSUC PPGLET_01_2024_ BOLSA maio de 2024 (1)
RESULTADO CHAMADA 01 2024 PPGLET
CHAMADAS ENCERRADAS
Ficha de inscrição chamada 01/2024-FAPEG
Ficha de inscrição chamada 01/2023-FAPEG
FINANCIAMENTOS
BOLSA PÓS-DOC 2022
- EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓSGRADUAÇÃO
(PDPG) – PÓS-DOUTORADO ESTRATÉGICO – CAPES
EDITAIS ENCERRADOS
BOLSA TAXA – CAPES 2019
BOLSA CAPES/PROSUC 2018
CHAMADA PODE PUC
FAPEG – CHAMADA PÚBLICA N° 03/2018 – BOLSAS MESTRADO E DOUTORADO
Bolsas:
Financiamentos:
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA CAPES/FAPEG
- CHAMADA PÚBLICA N. 07/2017 – INSCRIÇÕES ATÉ 31/10/2017
Qualificações e Defesas
LINKS PARA SOLICITAÇÃO DE BANCA
Banca de Qualificação de Dissertação de Mestrado
Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado
Banca de Qualificação de Tese de Doutorado
Banca de Defesa de Tese de Doutorado
*FORMULÁRIO PARA CADASTRO DE EXAMINADOR EXTERNO
2025
QUALIFICAÇÕES DE MESTRADO
- RONILDA SPINDOLA DE ATAÍDES. 07.1.2025
- PATRICY TORMIM DA VEIGA MARTINS. 13.01.2025
- KELLEN MORGANA CARVALHO DOS SANTOS. 07.01.2025
- SANDRA ALOISIA MOREIRA DAMASCENO . 04.02.2025
- MARTTA LOPES DA SILVA SANTOS. 18.02.2025
- GENOVEVA MARTINS DA COSTA FERREIRA. 26.02.202
DEFESAS DE MESTRADO
- PATRICY TORMIM DA VEIGA MARTINS. 28.02.2025
- GENOVEVA MARTINS DA COSTA FERREIRA. 14.03.2025
- RONILDA SPINDOLA DE ATAIDES. 18.03.2025
- KELLEN MORGANA CARVALHO DOS SANTOS. 25.03.2025
- MARTTA LOPES DA SILVA SANTOS. 31.03.2025
2024
QUALIFICAÇÕES DE MESTRADO
- ISADORA FERREIRA MONTEIRO
- ADRIANA SPINELI LUCENA SOARES
- VERIDIANA MOREIRA GARCIA OLIVEIRA
- DENISE PRADO DE ALENCAR – 13/08
DEFESAS
- ADRIANA SPINELI LUCENA SOARES
- VERIDIANA MOREIRA GARCIA OLIVEIRA
- VANINE MACIEL DE MACEDO
- GILCLENE CRISTINA FAGUNDES CRUVINEL
- DENISE PRADO DE ALENCAR
- ROMULO ACÁCIO SILVA
2023
QUALIFICAÇÕES DE MESTRADO
- Gilclene Cristina Fagundes Cruvinel
- Vanine Maciel de Macedo
- Fabricio Pinheiro da Silva
- José Miranda de Aquino
- Luiz Carlos Moreira Ramo
- Erika Nogueira Jayme
- Vanderleia Moraes Ferreira
- Maria Euripedes de Souza Dias
- Flávio José de Brito
- Daniela Gomes Ribeiro Resende
- José Carmênio Barroso Junior
- Pleybsonvytsions Ferreira de Souza Borges-
Publicações
- REVISTAS
- ARTIGOS
ÁTILA SILVA ARRUDA TEIXEIRA
Publicações e outras atividades acadêmicas em 2020:
Artigos em revistas e periódicos:
TEIXEIRA, Átila Silva Arruda. “Apontamentos críticos sobre A Paixão Segundo G. H., De Clarice Lispector”. Guará – Linguagem e Literatura. v. 10, nº 2, 2020;
TEIXEIRA, Átila Silva Arruda. “O triunfo da ficção: o trânsito entre a história e a literatura”. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, 2020;
Organização de Livro: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda e PINTO, Divino José (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed. – Goiânia: R & F, 2020;
Capítulos de Livro: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda. “Linguagem, mídia escolar e os direitos humanos: uma análise do livro didático vontade de saber português”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda e PINTO, Divino José (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed. – Goiânia: R & F, 2020;
TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; MORAES, Valéria Maria Barboza Ferro de. “Maria Helena Chein e Rodrigo Godá: Poema e Arte Pictórica e partir da construção das subjetividades”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; PINTO, Divino José. (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed., Goiânia: R & F, 2020;
TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; MACHADO, Lizia Khenya de Campos Rosa Oliveira. “Conceição Evaristo pelos ‘becos da memória’: breve análise sobre a autorrepresentação negro-feminina”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda e PINTO, Divino José (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed., Goiânia: R & F, 2020;
TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; MENDONÇA, Simone Carneiro de. “Considerações sobre a crônica literária”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda e PINTO, Divino José (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed. – Goiânia: R & F, 2020;
TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; COSTA, Eliana Xavier. “Sousândrade: modernidade e permanência”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; PINTO, Divino José (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed.,
Goiânia: R & F, 2020; Apresentação de Livro: TEIXEIRA, Átila Silva. “Da transcriação”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda e PINTO, Divino José. (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed. – Goiânia: R & F, 2020;
Orelha de livro: TEIXEIRA, Átila Silva. “Orelha para a obra Arte e poesia em goiás”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. Arte e Poesia em Goiás. Maria de Fátima Gonçalves Lima. Goiânia: Ed. Kelps., outubro de 2020, PUC-Goiás (Jornada – Conferência de Encerramento).
Como resultado, o docente obteve:
Em produção bibliográfica: Artigos em periódico – 02; Livro – 01; Capítulos de livros – 07; Trabalhos em Anais – 03; Outra produção – 01; Técnica: Apresentação de trabalhos – 07; Organização de Eventos – 04; Editoria – 01; Total: 30 registros.
DIVINO JOSÉ PINTO
Publicações e outras atividades acadêmicas em 2020:
Organização de Livro:
TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; PINTO, Divino José. (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed., Goiânia: R & F, 2020; MACHADO, Lacy Guaraciaba Machado;
PINTO, Divino José Pinto. O Leitor e Algumas Leituras. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
Livro: MACHADO, Lacy Guaraciaba; PINTO, Divino José. História a Quatro Mãos. Goiânia: Ed. Kelps. 2020;
Capítulos de Livro: PINTO, Divino José; DIAS, Kênia Cristina Borges Dias. “A Dança Literária em O Adeus de Teresa”. Kenia In: O Leitor e Algumas Leituras. Coletânea / organização: MACHADO, Lacy Guaraciaba; PINTO, Divino José. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
PINTO, Divino José; NAVES, Ludmila Martins Ludmila Martins. “Poéticas de transcriação: a utopia da contracultura do submarino amarelo”. In: MACHADO, Lacy Guaraciaba; PINTO, Divino José. O Leitor e Algumas Leituras. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
PINTO, Divino José; SILVA, Cristiano Gomes da. A transcriação e a destituição da forma pura. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; PINTO, Divino José. Org. Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed. Goiânia: R
& F, 2020; PINTO, Divino José; CARVALHO, Paula Apoliane de Pádua. “Percepções acerca dos atos transcriativos no plano narrativo em A hora dos ruminantes e Cem anos de solidão”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda;
PINTO, Divino José. Org. Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed. Goiânia: R & F, 2020;
PINTO, Divino José; JÚNIOR, Everaldo Correia de Lima. “Tramas da linguagem”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; PINTO, Divino José (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed., Goiânia: R & F, 2020;
PINTO, Divino José; CALASSA, Lívia Maria Borges. “O poema e fazer poético de Lêda Selma”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. Arte e Poesia em Goiás. Goiânia: Ed. Kelps. 2020; PINTO, Divino José; ALMEIDA, Simone Maria. “Relações entre literatura e cinema”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda; PINTO, Divino José (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed., Goiânia: R & F, 2020.
Orelha de Livro: PINTO, Divino José. “A poesia da literatura brasileira”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves A Poesia da Literatura Brasileira (Do Barroco ao Modernismo). Goiânia: Ed. Kelps. 2020;
Apresentação livro: PINTO, Divino José. “Arte e Poesia em Goiás”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. Arte e poesia em Goiás – Sete autores contemporâneos no curso da terceira margem da palavra. Goiânia: Ed. Kelps. 2020; PINTO, Divino José. “Perspectivas críticas da transcriação”. In: TEIXEIRA, Átila Silva Arruda;
PINTO, Divino José. (Org.) Perspectivas Críticas da Transcriação – Coletânea, 1ª ed. Goiânia: R & F, 2020.
Como resultado, o docente obteve:
Em produção bibliográfica: Artigos em periódico – 01; Capítulos de livros e Apresentações de livros – 13; Trabalhos em Anais – 02; Outra produção – 01; Técnica: Apresentação de trabalhos – 07; Total: 23 registros.
CUSTÓDIA ANNUNZIATA SPENCIERI DE OLIVEIRA – Graduada em INSTRUMENTO – PIANO pela Universidade Federal de
Publicações e outras atividades acadêmicas em 2020:
Artigos em revistas:
OLIVEIRA, Custódia Annunziata Spencieri de. Resenha Crítica – Ana Cristina César – Revista AFLAG, v. 1. 2020;
OLIVEIRA, Custódia Annunziata Spencieri de; BARBOSA, Allaidy da Silva. “A construção semiótica nas personagens de Miguel Jorge”. Revista Coralina, 2020;
Livros: OLIVEIRA, Custódia Annunziata Spencieri de; MARTINS, Penélopy Muniz. Poe: do conto à dramaturgia em movimento semiótico. Goiânia: Editora Kelps. 2020;
OLIVEIRA, Custódia Annunziata Spencieri de; BARBOSA, Allaidy da Silva. Miguel Jorge – As Formas da Personagem em Movimento Semiótico. Goiânia: Ed. Kelps, 2020.
Como resultado, a professora obteve:
Em produção bibliográfica: Artigo em periódico – 01; Artigo em jornal – 01; Capítulos de livros – 04; Técnica: Apresentação de trabalhos – 02; Serviços técnicos – 40; Total: 48 registros.
ELIZETE ALBINA FERREIRA
Publicações e outras atividades acadêmicas em 2020:
Publicações em livro Cartografias narrativas:
Diálogos e perspectivas, obra composta por ensaios de alunos do Mestrado, Iniciação Científica e graduação, a partir das pesquisas desenvolvidas por eles, vinculadas ao Projeto de Pesquisa “Aspectos estruturais da narrativa: abordagens críticas e estéticas”; “Fronteiras da personagem: entre autonomia e heteronomia” – Revista Guará – v. 9, nº 2 (2019);
Capítulos de livros publicados: “A escrituração da máquina de ser e sedução estética. Arte e Sedução em tempos hipermodernos – A literatura de João Gilberto Noll e o filme ‘Demolição’, de Jean Marc Vallee” – Goiânia: Kelps, 2020;
LIMA, M. F. G. “O humano demasiadamente humano, em Dois Mundos, de Maria de Fátima Gonçalves Lima” – Goiânia: Kelps, 2020; “Experiências sobre a narrativa: novos leitores, novos olhares”. In: Elizete Albina Ferreira. (Org.). Cartografias Narrativas: Diálogos e Perspectivas. 1ª ed. Goiânia: Kelps, 2020;
Como resultado, a professora obteve:
Em produção bibliográfica: Artigos em periódico – 01; Livro – 01; Capítulos de livros – 02; Apresentações de livros – 04; Trabalhos em Anais – 02; Técnica:
Apresentação de trabalhos – 03; Organização de Eventos – 02; Serviços técnicos – 01; Total: 16 registros.
GILBERTO MENDONÇA TELES –
Publicações 2020:
Livros: TELES, Gilberto Mendonça. A Ficção da Página – Ensaios Sobre a Literatura Brasileira. São Paulo: Appris Editora, 2020; TELES, Gilberto Mendonça. A Raiz da Fala II; Goiânia: Ed. Kelps, 2020; TELES, Gilberto Mendonça Arte De Armar III; Goiânia: Ed. Kelps, 2020; TELES, Gilberto Mendonça. As Interfaces da Poesia – Sintaxe Invisível. Goiânia: Ed. Kelps, 2020.
Como resultado, o professor obteve:
Em produção bibliográfica: Livros – 06; Total: 06 registros
LACY GUARACIABA MACHADO
Publicações 2020:
Livro:
MACHADO, Lacy Guaraciaba; PINTO, Divino José Pinto. História a Quatro Mãos. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
Organização de Livro: MACHADO, Lacy Guaraciaba; PINTO, Divino José. O Leitor e Algumas Leituras. Goiânia: Ed. Kelps, 2020; Capítulos de Livro:
MACHADO, Lacy Guaraciaba; SILVA, Maria Raquel Gomes da. “A experiência do bibliotecário: busca de informação”. Maria Raquel Gomes da Silva e Lacy Guaraciaba Machado. In: MACHADO, Lacy Guaraciaba; PINTO, Divino José. O Leitor e Algumas Leituras. Goiânia: Ed. Kelps. 2020;
MACHADO, Lacy Guaraciaba; OLIVEIRA, Viviane Andrade. “Os elementos construtivos da narrativa de suspense em jogos”. In: MACHADO, Lacy Guaraciaba; PINTO, Divino José. O Leitor e Algumas Leituras – Coletânea / organização: Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
MACHADO, Lacy Guaraciaba; OLIVEIRA, Carila Aparecida de. “Passos e compassos do discurso metapoético”. In: MACHADO, Lacy Guaraciaba Machado; PINTO, Divino José. O Leitor e Algumas Leituras – Coletânea / organização: Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
Prefácio: MACHADO, Lacy Guaraciaba. “Prefácio”. In: MACHADO, Lacy Guaraciaba Machado; PINTO, Divino José. O Leitor e Algumas Leituras – Coletânea / organização: Goiânia: Ed. Kelps, 2020.
Como resultado, a professora obteve:
Em produção bibliográfica: Capítulo de livros – 06; Livro – 02; Serviços técnicos – 03; Total: 11 registros.
MARIA APARECIDA RODRIGUES
Publicações e outras atividades acadêmicas em 2020:
Publicação dos livros:
Arte e sedução em tempos hipermodernos: A literatura, de João Gilberto Noll, e o filme Demolição, de Jean-Marc Vallée; A força do destino.
Capítulo de livro: “A cartografia narrativa e a crítica transestética: dobras que se desdobram”, do Livro CARTOGRAFIA NARRATIVA, Org. Elizete Albina Ferreira; “Os avessos da hipermodernidade: a dança dos signos, libro Travesías Intermediáticas. ULA – Red Internacional de Investigadores de la Literatura Comparada Universidad de Los Andes – Venezuela;
Prefácios: “O movimento semiótico da crítica literária” – livro de Penélopy Muniz Martins Lobo e Custódia Annunziata Spencieri de Oliveira;
“O olho da criação e a arte de recriar” – livro Hórus, de Everaldo Júnior; Apresentação: “Baladas para violão de cinco cordas do livro de Léo Prudêncio; Artigo: “Clarice Lispector – o Ser da Arte e a Arte do Ser”.
Como resultado, a docente obteve:
Em produção bibliográfica: Artigos em periódico – 01; Capítulos de livros e apresentação – 05; Trabalhos em Anais – 03; Livro Completo – 01; Técnica: Editoria – 01; Apresentação de trabalhos – 03; Curso de curta duração – 02; Total: 16 registros.
MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
Publicações e outras atividades acadêmicas em 2020:
Assessoria Pedagógica Educação Infantil e Ensino Fundamental no Município de Ouro Verde de Goiás (2020); Elaboração do Currículo da SME de Goiânia; Coordenação da Semana da Leitura da SME; V Jornada da leitura produzida em Goiás (Organização); Membro da Comissão Científica Externa do VI Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás; Curso: Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de História e Geografia e a BNCC – XVI Simpósio do Curso de Pedagogia da PUC Goiás; Apresentação “Goianidade” – XVI Simpósio do Curso de Pedagogia da PUC Goiás e IX Mostra de Docentes e Discentes do Curso de Pedagogia da PUC Goiás; Apresentação “Ser Goiano” – XVI Simpósio do Curso de Pedagogia da PUC Goiás e IX Mostra de Docentes e Discentes do Curso de Pedagogia da PUC Goiás; Live dia 14/09/2020 “Lendo a Literatura infantil e juvenil: jogo de linguagens”; Live: “A leitura e a intervenção na sala de aula” (20/10) Colóquio da Linha de Pesquisa: crítica literária, tradução e transcriação; Apresentação: “A contação de história e a construção da casa do ser no tecido da vida” – 12º Colóquio do Grupo de Estudos Literários contemporâneos (GELC) e 5ª Jornada de Literatura, História, Feira de Santana – CA (23/11/2020);
Como resultado, a docente obteve:
Em produção bibliográfica: Trabalhos em Anais – 01; Técnica: Apresentação de trabalhos – 06; Organização de Eventos – 02; Programa de rádio ou TV – 01; Total: 10 registros.
MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA
PUBLICAÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS EM 2020:
Revistas e Periódicos: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. “O Humor em João Cabral”. In: (2237-4957) Guará – Linguagem e Literatura. V. 10. nº 1. 2020;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. “O Indianismo na Literatura Brasileira”. Maria de Fátima Gonçalves Lima. In: (2358-2790) Revista Metalinguagens. 2020;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. “O sentir pela linguagem: Uma Leitura de ‘Vidas Secas’ de Graciliano Ramos e ‘Gaibéus’ de Alves Redol”. In: (1807-8931) Temática. 2020;
Livro: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. Arte e Poesia Em Goiás – Sete Autores no Curso da Margem da Palavra. Goiânia: Ed. Kelps, 2020. 410 p;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves; A Poesia da Literatura Brasileira do Barroco ao Modernismo. Goiânia: Ed. Kelps. 2020. 648p;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Signo de Eros na Poesia de G.M.T E Outros Ensaios. Goiânia: Ed. Kelps. 2020.350p;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Discurso do Rio em João Cabral. Goiânia: Ed. Kelps. 2020. 338p;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. Dois Mundos. Goiânia: Editora Kelps. 80.p;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Mundo Encantado das Telas de Amaury Menezes. Goiânia: Ed. Kelps. 2020. 60p.;
Capítulos de Livros: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. “Gilberto Mendonça Teles e Marcelo Barra: Dois poemas performativos”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Signo de Eros em GMT e Outros Ensaios. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves; NACIF, Kesia Brasil Pereira. “Ecopoesia e imaginário em improvisuais de Gilberto Mendonça Teles”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Signo de Eros em GMT e Outros Ensaios. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves; PEREIRA, Rosally Brasil. “O Mato Grosso de Goiás na imagem do Regime Diurno de Durand”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Signo de Eros em GMT e Outros Ensaios. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves; HIDASI, Iracema Maria da Trindade. “Lirismo Rural de GMT – Um Estudo na Perspectiva do Ecocriticismo”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Signo de Eros em GMT e Outros Ensaios. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves; LIMA, Cecília Menezes. “A vocalidade poética de Gilberto Mendonça Teles”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Signo de Eros em GMT e Outros Ensaios. Goiânia: Ed. Kelps, 2020; LIMA, Maria de Fátima Gonçalves;
LIMA, Cecília Menezes. “A performatividade da poesia e dança em Gilberto Mendonça Teles”. In: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O Signo de Eros em GMT e Outros Ensaios. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves; BRITO, Elizabeth Abreu Caldeira. “A Voz das Águas”. In: LIMA, Maria Fátima Gonçalves. Arte e Poesia em Goiás. Goiânia: Ed. Kelps, 2020;
Apresentação de Livro: LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. “Apresentação – O leitor e algumas leituras”. In: MACHADO, Lacy Guaraciaba e PINTO, Divino José (org.). O Leitor e Algumas Leituras – Coletânea. Goiânia: Ed. Kelps, 2020.
Como resultado, a docente obteve:
Em produção bibliográfica: Artigos em periódico – 04; Livros: 06; Capítulos de livros – 12; Artigo em Jornal ou Revista – 01; Técnica: Editoria – 01; Apresentação de trabalhos – 02; Organização de Eventos – 04; Programa de rádio ou TV – 08; Serviços Técnicos – 10; Total: 48 registros.
PAULO ANTÔNIO VIEIRA JÚNIOR
Publicações e outras atividades acadêmicas em 2020:
Publicações em revista:
“O corpo fala em ‘Luamanda’, ‘Ana Davenga’ e ‘Duzu-Querença’, de Conceição Evaristo – LINGUAGEM – ESTUDOS E PESQUISA – UFG; “Reflexos e reflexões em torno de uma identidade cultural: a descolonização do eu em ‘Beijo na face’ e ‘O cooper de Cida’, de Conceição Evaristo – NORTE@MENTOS (UNEMAT); Livro – 2020/2021: Uma escrita sustentada pela paixão: a poesia erótica de Yêda Schmaltz – CEGRAF/UFG;
Como resultado, o docente obteve:
Em produção bibliográfica: Artigos em periódico – 02; Trabalhos em Anais – 01; Técnica: Editoria – 01; Apresentação de trabalhos – 01; Organização de Eventos – 01; Total: 05 registros
Eventos e Certificados
EVENTOS DE 2024
COLÓQUIOS
A LITERATURA PRODUZIDA EM GOIÁS EM CENA
I SIMPOSIO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA LITERATURA E OUTRAS ARTES NA CONTEMPORANEIDADE
XVII SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM DESENVOLTIMENTO
1 – Certificado de Apresentação de Trabalho
2- Certificado de Participação em Evento
EVENTOS DE 2023
XVI SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM DESENVOLTIMENTO
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL: AS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS – 08 E 09/05/2023
2022
XV SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO
Certificados dos apresentadores
VII COLÓQUIO ESTÉTICAS MODERNAS E CONTEPORÂNEAS, IV COLÓQUIO DE LETRAS & VI SARAU DE LETRAS
Mestrado e Graduação em Letras da PUC Goiás discutem sobre Hiper Modernidade – YouTube
2021
ABERTURA COLÓQUIO 90 ANOS GILBERTO MENDONÇA TELES & MESA: A POESIA DE GILBERTO MENDONÇA TELES – YouTube
VII JORNADA DE LEITURA DA LITERATURA PRODUZIDA EM GOIÁS
- ABERTURA OFICIAL & O PROCESSO CRIATIVO DA POESIA E DA CRÔNICA – YouTube https://youtu.be/-zeHkKUMYN8
- LANÇAMENTO DE LIVROS POESIA & O PROCESSO CRIATIVO DO ROMANCE, DO CONTO E ENSAIO – YouTubehttps://youtu.be/2lK6o-nWsTA
- AULA INAUGURAL DO PPGLET – YouTubehttps://youtu.be/oypJpeHE1_M
V COLÓQUIO DA LINHA DE PESQUISA: CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO – 2021
2020
XIII SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO
- CERTIFICADOS APRESENTADORES – 18.05.20
- CERTIFICADOS APRESENTADORES – 19.05.20
- CERTIFICADOS PROFESSOR/LEITOR – 18.05.20
- CERTIFICADOS PROFESSOR/LEITOR – 19.05.20
- CERTIFICADOS DA COMISSÃO ORGANIZADORA
- CERTIFICADOS PALESTRANTES
2019
XII SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO – 27 E 28 DE MAIO DE 2019 – AUDITÓRIO DA ÁREA 6 – mais informações – clique aqui
- CERTIFICADOS AUTORES
- CERTIFICADOS OUVINTES
- CERTIFICADOS PROFESSORES COLABORADORES
- CERTIFICADOS COMISSÃO ORGANIZADORA
I ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIA – DIA 23 DE ABRIL DE 2019 – certificados entregues no dia do evento
2018
EVENTOS/CERTIFICADOS
MINICURSO PENSAR O BRASIL, NA LITERATURA: CULTURA, POLÍTICA E IDENTIDADE
XI SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO – LINHA DE PESQUISA: CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO – CERTIFICADOS:
PALESTRA – PROF. DR. ARNALDO SARAIVA – UNIVERSIDADE DE PORTO
2017
EVENTOS/CERTIFICADOS
III JORNADA DE LEITURA DA LITERATURA PRODUZIDA EM GOIÁS – 2017:
X SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO
LINHA DE PESQUISA: CRÍTICA LITERÁRIA, ENSINO E LINGUAGENS INTERARTÍSTICAS
SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES DA LINHA DE PESQUISA: CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO
Coordenação
Coordenadora: Profa. Dra. MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA
E-mail: mfatima.let@pucgoias.edu.br OU fatimma@terra.com.br
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. ELIZETE ALBINA FERREIRA
E-mail: elizete@pucgoias.edu.br OU elizetealbinaferreira@gmail.com
E-mail oficial do Programa: mestrado.let@pucgoias.edu.br
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH)
Rua 227, Quadra 66, Lote 14E, Número 119, 5º. Andar
Setor Leste Universitário
CEP 74605-080 – Goiânia – Goiás
Contatos:
Secretaria – (062) 3946-1673/ 3946-1674
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Funcionários da Secretaria:
Camilla Di Ribeiro Barbosa
Secretária Adjunta
Alzerina Alencar V. Moreira
Amanda Carvalho dos Santos
Ernani Vaz Carneiro
E-mail: pos.efph@pucgoias.edu.br
Programação Acadêmica
DISCIPLINAS 2025-1 CORRIGIDO 01/04/2025
DISCIPLINAS 2022/1 (atualizado em 07/03/2022 às 16:30)
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2020/1
PROGRAMA DAS DISCIPLINAS 2020-1
–Metodologia da Pesquisa em Estudos de Crítica Literária
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2019-2
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2019/1
PROGRAMA DAS DISCIPLINAS 2019-1:
- TEORIAS CRÍTICAS
- METODOLOGIA DA PESQUISA EM ESTUDOS DE CRÍTICA LITERÁRIA
- LITERATURA COMPARADA E CRÍTICA LITERÁRIA
- LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS
- DISCIPLINAS 2018/2
- EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2018/2
- DISCIPLINAS 2018/1
- EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2018/1
Laborátorios
Em breve!
Banco de Teses e Dissertações
Em breve!
Produção do Programa
Em breve!
Redes de pesquisa
Rede 1
Rede Internacional de Pesquisadores de Literatura Comparada (REDILIC)
Objetivo(s)
A Rede Internacional de Pesquisadores de Literatura Comparada é constituída com o propósito de realizar projetos de pesquisa sobre a problemática dos trânsitos literários, culturais, simbólicos e linguísticos, a partir de abordagens intertransdisciplinares e intertransmídias. Nesta perspetiva, privilegia-se a mobilidade na ação investigativa e a amplitude dos seus procedimentos. Ou seja, o trabalho de investigação da Rede apoia-se num procedimento crítico que permitirá aos seus membros movimentar-se “entre” duas ou várias arestas do problema em questão, explorando ligações e relações entre as disciplinas. Isso pressupõe que os sujeitos do conhecimento sejam retirados de seus territórios e se preparem para cruzar fronteiras.
Membros
Dra. Lilibeth Zambrano – Coordenadora / Instituto de Pesquisa Literária “Gonzalo Picón Febres. Faculdade de ciências humanas. Universidade dos Andes. Mérida – Venezuela.
Dr. Alai Garcia Diniz – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Msc. Angélica Salas – Faculdade de Educação. Departamento de Pré-escola. Faculdade de Ciências Humanas e Educação. Universidade dos Andes. Mérida/Venezuela.
Dr. Antonio Donizeti Da Cruz – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. (UNIOEST).
Dr. Antônio Esteves – Universidade Estadual Paulista/Assis (UNESP/ASSIS).
Dr. Belford Moré – Departamento de Literatura e Instituto de Pesquisas Literárias “Gonzalo Picón Febres”, Faculdade de Ciências Humanas e Educação, Universidade de Los Andes.
Dra. Carmen Luna Sellés – Universidade de Vigo. Galiza/Espanha.
Dra. Cecilia Cuesta – Departamento de Literatura e Instituto de Pesquisas Literárias “Gonzalo Picón Febres”, Faculdade de Ciências Humanas e Educação, Universidade de Los Andes.
Prof. César Lucena – Escola de Meios Audiovisuais. Faculdade de Ciências Humanas e Educação. Universidade dos Andes. Mérida – Venezuela.
Dra. Elizete Albina Ferreira – PUC Goiás
Dr. Gilmei Francisco Fleck – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Dra. Isabel Jasinski – Universidade Federal do Paraná.
Msc. Jenny Muchacho – Instituto de Pesquisas Literárias “Gonzalo Picón Febres” Faculdade de Ciências Humanas e Educação. Universidade dos Andes. Mérida – Venezuela.
Msc. José Gregorio Vásquez – Departamento de Literatura, Faculdade de Ciências Humanas e Educação, Universidade de Los Andes.
Dra. Lourdes Kaminski Alves – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Dr. Maén Puerta – Instituto de Pesquisas Literárias “Gonzalo Picón Febres”, Faculdade de Ciências Humanas e Educação, Universidade de Los Andes.
Dr. Maén Puerta – Instituto de Pesquisas Literárias “Gonzalo Picón Febres” Faculdade de Ciências Humanas e Educação. Universidade dos Andes. Mérida – Venezuela.
Dra. Ximena Antonia Díaz Merino – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro /UFRRJ
Fale com a gente!
Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!
- 62 3946 1673 ou 3946 1674
- Seg – Sex das 8h às 12 h e 13 h as 17h
- mestrado.let@pucgoias.edu.br