This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Psicologia
Psicologia
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia é reconhecido pela CAPES (Portaria MEC 656/2017). O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia tem como Área de Concentração em Psicologia, sendo esta estruturada em três linhas de Pesquisa a partir de 2018, denominadas: Análise do Comportamento; Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção; e Processos Psicossociais.
Objetivo Geral
O Programa objetiva atuar efetivamente como polo formador de recursos humanos (Mestres e Doutores) de alto nível de qualificação, para a docência de nível superior, a pesquisa científica em psicologia, com repercussão e integração regional, nacional e internacional; propiciar a produção de conhecimento científico de elevada qualidade em psicologia, assim como promover a disseminação e partilha social desse conhecimento com segmentos sociais que o demandem no desenvolvimento de ações de extensão e aplicação; servir como polo de inteligência na integração com instituições públicas e privadas na análise de problemas sociais (manifestos no nível dos indivíduos ou de grupos) e elaboração de políticas públicas para combate a tais problemas, principalmente nas esferas municipal, estadual, regional (considerando a carência dessa formação em parcelas do Centro-Oeste e Norte), além de seu envolvimento na produção e formação nacional e internacional em psicologia.
Histórico
O PSSP teve início em 1999, com o curso de mestrado em psicologia. O início do programa ocorreu em um período em que o curso de graduação em psicologia da PUC Goiás era o único em toda a região Centro-Oeste, exceção feita àqueles já existentes na Universidade de Brasília e CEUB. Os primeiros anos do PSSP foram marcados pela expansão concomitante da oferta de ensino de graduação e especialização em psicologia na região e, como decorrência direta disto, do aumento gradual da demanda por formação em nível de pós-graduação stricto sensu. O PSSP converteu-se em alvo natural desta demanda, sendo os primeiros anos do programa caracterizados por intenso trabalho de orientação, dentre aquelas atividades previstas para a formação de mestres em psicologia.
O processo contínuo de reestruturação levou à atualização das linhas de pesquisa, sempre em busca da consolidação do programa. Com isso, o relativo sucesso da estrutura do programa foi verificado pelo 1) aumento da produção docente qualificada (artigos em periódicos Qualis internacionais e nacionais, livros, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos relevantes), e 2) a manutenção de um alto índice de defesas dentro de prazos próximos aos 24 meses regulares para o mestrado, instigou a elaboração de um projeto de curso de doutorado para o programa. O projeto foi aprovado em meados de 2006 e as vagas para doutoramento no PSSP foram abertas no processo seletivo discente de 2007. Com o início do curso de doutorado e o consequente aumento das exigências sobre a estrutura vigente para a plena viabilização do curso, o Colegiado do PSSP deu início a novo processo de reestruturação do programa.
Essa reestruturação foi pautada, até certo ponto, pelo resgate de certos aspectos que eram característicos da proposta original do programa. Assentou-se sobre o entendimento de que o PSSP poderia se organizar mais adequadamente como um Programa com área de concentração geral, sendo as três subáreas tradicionais do Programa convertidas em linhas de pesquisa. Assim, a estrutura do PSSP veio a ser definida por uma área de concentração: Psicologia, e três linhas de pesquisa: Análise e Evolução do Comportamento; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações; e Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde. Essa estrutura permitiu um determinado nível de integração entre as linhas, com disciplinas comuns e disciplinas específicas, possibilitando ao discente de uma linha a inserção em disciplinas e projetos das demais linhas de Pesquisa. Em 2018, como parte de um processo de autoavaliação e acompanhamento contínuos, as linhas foram reformuladas, sendo construída a atual configuração.
Clique aqui para acessar o guia do PSSP – Contém as principais informações referentes a formas de participação ou ingresso e sobre os critérios atuais para realização de Mestrado e Doutorado em Psicologia no PSSP. Em virtude de processo de atualização do programa, alguns critérios podem ser alterados para o próximo ano.
No último quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil – Portaria 656/2017.
Áreas de Concentração
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia tem como Área de Concentração em Psicologia, sendo esta estruturada em três linhas de Pesquisa para os ingressantes até 2017: Análise e Evolução do Comportamento, Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde. Para os ingressantes a partir de 2019, a estruturação as linhas de pesquisa foram ancoradas em pontos centrais que convergem diferentes projetos e produção de conhecimento. Com isso, o programa manteve sua Área de Concentração em Psicologia, com três Linhas de Pesquisa, denominadas: Análise do Comportamento; Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção; e Processos Psicossociais.
Descrição das Linhas de Pesquisa
Análise do Comportamento
Desenvolve pesquisas básicas e aplicadas referentes a processos comportamentais verbais e não verbais em contextos experimentais, clínicos e comunitários. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: operações e processos de controle por eventos ambientais antecedentes ao comportamento; operações e processos de controle por eventos ambientais consequentes ao comportamento; comportamento de escolha; comportamento verbal; aprendizagem; modificação do comportamento, relação terapêutica, comportamento do consumidor; terapia comportamental; análise funcional do comportamento; análise funcional das várias dimensões da relação terapeuta-cliente; sistemas instrucionais; automação da aprendizagem.
Saúde: Avaliação e Intervenção
Desenvolve pesquisas relacionadas a avaliação e intervenção em aspectos psicológicos do bem-estar, prazer e sofrimento, sob perspectivas quantitativas ou qualitativas, nos contextos clínico, hospitalar, organizacional, do trabalho e situações sociais. Objetiva a produção de conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos, teórico-conceituais, metodológicos de avaliação e de intervenção característicos: das abordagens clínicas individuais, com ênfase em processos da personalidade gravemente desviante (psicopatológicos); e dos processos de atenção e cuidado integral com a saúde coletiva e promoção da qualidade de vida em diferentes contextos. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: clínica psicanalítica e a psicopatologia fundamental; avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde; psico-oncologia e reabilitação; saúde do trabalhador em área de promoção da saúde; valores, coping e bem-estar; políticas públicas em saúde; comportamentos, significados e motivações do trabalhador no contexto organizacional; vivências de prazer e sofrimento no trabalho; gestão ambiental em organizações; desenvolvimento de tecnologias de intervenção voltadas para a produtividade em organizações.
Processos Psicossociais
Realiza pesquisas e intervenções em processos sociais, objetivando a produção de conhecimento sobre fenômenos sociais complexos, abordados a partir do reconhecimento das diferentes modalidades do pensamento social e o estudo das relações entre o indivíduo e a sociedade, e dos processos intra e intergrupais característicos da dinâmica destas relações. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: relações entre representações sociais e práticas sociais; identidade social; discriminação e preconceito social; proposição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias sociais; violência e dialética da exclusão/inclusão social; impacto da ideologia e do contexto sócio-histórico na subjetividade do indivíduo; cultura e o processo de individuação; a construção de sentidos e significados em processos psicossociais de violência contra mulheres, crianças e adolescentes; atendimento psicoterapêutico em redes de atenção a mulheres, crianças e adolescentes. Visando compreensão abrangente e profunda dos fenômenos sociais de interesse, várias perspectivas teóricas são consideradas criticamente: a teoria das representações sociais, o sócio-cognitivismo, a abordagem sócio-histórica, a teoria crítica, o materialismo histórico-dialético.
Atualizado em 20/05/2017 – CPD/INTERNET
Integridade Acadêmica
O Programa objetiva atuar efetivamente como polo formador de recursos humanos (Mestres e Doutores) de alto nível de qualificação, para a docência de nível superior e a pesquisa científica em psicologia, com repercussão e integração regional, nacional e internacional; propiciar a produção de conhecimento científico de elevada qualidade em psicologia, assim como promover a disseminação e partilha social desse conhecimento com segmentos sociais que o demandem; servir como polo de inteligência na assessoria a instituições públicas e privadas na análise de problemas sociais (manifestos no nível dos indivíduos ou de grupos) e elaboração de políticas públicas para combate a tais problemas, nas esferas municipal, estadual, regional, nacional e internacional.
Atualizado em 20/05/2017 – CPD/INTERNET
Linhas de pesquisa
Linhas de pesquisa
Linhas de Pesquisa em vigor a partir de 2018
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO – Desenvolve pesquisas básicas e aplicadas referentes a processos comportamentais verbais e não verbais em contextos experimentais, clínicos e comunitários. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: operações e processos de controle por eventos ambientais antecedentes ao comportamento; operações e processos de controle por eventos ambientais consequentes ao comportamento; comportamento de escolha; comportamento verbal; aprendizagem; modificação do comportamento, relação terapêutica, comportamento do consumidor; terapia comportamental; análise funcional do comportamento; análise funcional das várias dimensões da relação terapeuta-cliente; sistemas instrucionais; automação da aprendizagem.
SAÚDE: PROCESSOS, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO – Desenvolve pesquisas relacionadas a avaliação e intervenção em aspectos psicológicos do bem-estar, prazer e sofrimento, sob perspectivas quantitativas ou qualitativas, nos contextos clínico, hospitalar, organizacional, do trabalho e situações sociais. Objetiva a produção de conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos, teórico-conceituais, metodológicos de avaliação e de intervenção característicos: das abordagens clínicas individuais, com ênfase em processos da personalidade gravemente desviante (psicopatológicos); e dos processos de atenção e cuidado integral com a saúde coletiva e promoção da qualidade de vida em diferentes contextos. Dentre os vários temas de investigação encontram-se: clínica psicanalítica; educação em saúde; avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde; psico-oncologia e reabilitação; saúde do trabalhador em área de promoção da saúde; valores, coping e bem-estar; políticas públicas em saúde; comportamentos, significados e motivações do trabalhador no contexto organizacional; vivências de prazer e sofrimento no trabalho; gestão ambiental em organizações; desenvolvimento de tecnologias de intervenção voltadas para a produtividade em organizações.
PROCESSOS PSICOSSOCIAIS – Realiza pesquisas e intervenções em processos sociais, objetivando a produção de conhecimento sobre fenômenos sociais complexos, abordados a partir do reconhecimento das diferentes modalidades do pensamento social e o estudo das relações entre o indivíduo e a sociedade, e dos processos intra e intergrupais característicos da dinâmica destas relações. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: relações entre representações sociais e práticas sociais; identidade social; discriminação e preconceito social; proposição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias sociais; violência e dialética da exclusão/inclusão social; impacto da ideologia e do contexto sócio-histórico na subjetividade do indivíduo; cultura e o processo de individuação; a construção de sentidos e significados em processos psicossociais de violência contra mulheres, crianças e adolescentes; atendimento psicoterapêutico em redes de atenção a mulheres, crianças e adolescentes. Visando compreensão abrangente e profunda dos fenômenos sociais de interesse, várias perspectivas teóricas são consideradas criticamente: a teoria das representações sociais, o sócio-cognitivismo, a abordagem sócio-histórica, a teoria crítica, o materialismo histórico-dialético.
Linhas de pesquisa em vigor até 2017
O curso apresenta três linhas de pesquisas abrigadas sob a mesma área de concentração: Análise e Evolução do Comportamento, Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde.
1. ANÁLISE E EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO: Objetiva produzir conhecimento sobre princípios e processos psicológicos básicos, assim como tecnologia a partir deste conhecimento. Organiza-se em três vertentes: 1) o estudo empírico-experimental das interações entre organismos (como totalidades, intactos, humanos ou infra-humanos, como indivíduos ou em grupos) e o ambiente (físico, social, biológico e/ou histórico), pautado pela perspectiva epistemológica do behaviorismo radical; 2) o estudo naturalístico da organização social, da comunicação verbal e não-verbal e de habilidades cognitivas de humanos e infra-humanos, e 3) o desenvolvimento de tecnologia de informática para o estudo de processos de aprendizagem no contexto do ensino presencial e à distância, e também o de instrumentação para a pesquisa psicológica. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: 1) operações e processos de controle por eventos ambientais antecedentes ao comportamento (discriminação simples e condicional, generalização de estímulos, formação de classes de equivalência); 2) operações e processos de controle por eventos ambientais conseqüentes ao comportamento (efeitos dos parâmetros do reforço, esquemas de reforçamento simples e complexos); 3) inter-relações de contingências, controle contextual e padrões comportamentais verbais ou não-verbais complexos (formulação e seguimento de regras, correspondência dizer-fazer, comportamento de nomear; comportamento “lingüístico”); 4) quantificação da lei do efeito; 5) comportamento do consumidor; 6) aprendizagem motora; 7) emissão e detecção de mentiras; 8) sistemas instrucionais presenciais e computadorizados; 9) inteligência artificial e automação da aprendizagem.
2. PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES: Objetiva a produção de conhecimento sobre fenômenos sociais complexos, abordados a partir do reconhecimento das diferentes modalidades do pensamento social. Organiza-se em duas vertentes: 1) o estudo das relações entre o indivíduo e a sociedade, e dos processos intra e intergrupais característicos da dinâmica destas relações, e 2) o estudo das relações do indivíduo com o contexto organizacional em que atua como trabalhador. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: 1) relações entre representações sociais e práticas sociais; 2) representações e práticas sociais nos campos da saúde e da educação; 3) representações e práticas sociais no trânsito; 4) identidade social; 5) discriminação e preconceito social; 6) proposição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias sociais; 7) violência e dialética da exclusão/inclusão social; 8) impacto da ideologia e do contexto sócio-histórico na subjetividade do indivíduo; 9) cultura e o processo de individuação; 10) a construção de sentidos e significados em processos psicossociais de violência contra mulheres, crianças e adolescentes; 12) atendimento psicoterapêutico em redes de atenção a mulheres, crianças e adolescentes; 13) percepções, atitudes, comportamentos, significados e motivações do trabalhador no contexto organizacional; 14) vivências de prazer e sofrimento no trabalho; 15) trabalho em organizações de entretenimento, lazer e arte; 16) gestão ambiental em organizações; 17) desenvolvimento de tecnologias de intervenção voltadas para a produtividade em organizações. Visando compreensão abrangente e profunda dos fenômenos sociais de interesse, várias perspectivas teóricas são consideradas criticamente: a teoria das representações sociais, o sócio-cognitivismo, a abordagem sócio-histórica, a teoria crítica, o materialismo histórico-dialético, abordagem psicodinâmica do trabalho, a teoria dos valores organizacionais e culturais.
3. PSICOPATOLOGIA CLÍNICA E PSICOLOGIA DA SAÚDE: Objetiva a produção de conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos, teórico-conceituais, metodológicos e de intervenção característicos: 1) das abordagens clínicas individuais, com ênfase em processos da personalidade gravemente desviante (psicopatológicos), e 2) dos processos de atenção e cuidado integral com a saúde coletiva e promoção da qualidade de vida. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: 1) clínica psicanalítica e a psicopatologia fundamental; 2) psicodinâmica da obesidade; 3) perversão, psicanálise e modernidade; 4) transtornos psicossomáticos e somato-psicológicos; 5) avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde; 6) adesão a tratamento; 7) psico-oncologia e reabilitação; 8) saúde do trabalhador em área de promoção da saúde; 9) valores, coping e bem-estar; 10) a síndrome de burnout; 11) terapia comportamental; 12) análise funcional do comportamento gravemente desadaptado; 13) comportamento verbal psicótico em contexto clínico; 14) análise funcional das várias dimensões da relação terapeuta-cliente; 15) dor crônica e psicoterapia; 16) expressão de emoções e saúde; 17) oferta de serviços terapêuticos e políticas públicas em saúde.
Grupos de Pesquisa
Abaixo os grupos de Pesquisa liderados por professores do PSSP. No entanto, os docentes do PSSP também participam de outros grupos de pesquisa, ligados a outras instituições. Caso seja de interesse conhecer, acessar o lattes do professor ou o diretório DGP do CNPq.
Projetos de Pesquisa
Os Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia estão inseridos dentro de suas respectivas linhas de pesquisa e estão discriminados abaixo:
BASE DE PROJETOS
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Instruções:
♦ Consulta via campo PROFESSOR COORDENADOR
Consulte informando o nome do(a) professor(a)/pesquisador(a), membro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP), sobre o qual você pretende conhecer os projetos. A lista dos(as) professores(as)/pesquisadores(as) membros do PSSP está na guia CORPO DOCENTE.
♦ Consulta via campo NÚCLEO DE PESQUISA
Consulte selecionando um dos núcleos de pesquisa (ou programa) abaixo listados. Na listagem fornecida, localize o nome do(a) professor(a)/pesquisador(a), membro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP), sobre o qual você pretende conhecer os projetos. A lista dos(as) professores(as)/pesquisadores(as) membros do PSSP está na guia CORPO DOCENTE.
1) Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LAEC)
2) Núcleo de Estudos Psicossociológicos (NEPSI)
3) Núcleo de Pesquisa Aplicada a Intervenções Comunitárias e Clínicas (NUPAICC)
4) Núcleo de Pesquisa da Infância, Adolescência e Família (NPIAF)
5) Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Observação: Informações sobre projetos de pesquisa dos(as) professores(as)/pesquisadores(as) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP) também podem ser encontradas no currículo Lattes de cada professor(a)/pesquisador(a). O acesso aos currículos é possível a partir da guia CORPO DOCENTE.
Corpo Docente
DOCENTES ORIENTADORES
Linha de Pesquisa: Análise do Comportamento
Dr. CRISTIANO COELHO
(Coordenador)
Doutor em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: cristiano@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/0905415720792566
Dra. ILMA APARECIDA GOULART DE SOUZA BRITTO
Doutora em Ciências Sociais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: ilma@pucgoias.edu.br, psyilma@terra.com.br
Lattes: lattes.cnpq.br/0602507472745269
Dr. LAURO EUGÊNIO GUIMARÃES NALINI
Doutor em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: nalini00@pucgoias.edu.br, nalini00@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/7555089672749145
Dr. LORISMARIO ERNESTO SIMONASSI
Doutor em Psicologia Experimental
Universidade de São Paulo (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: lorismario@pucgoias.edu.br, lorismario@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/4405420791699259
Dra. ROBERTA MAIA MARCON
(Profa colaboradora)
Doutora em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Orientadora de Mestrado
E-mail: robertamaia@pucgoias.edu.br, robertamarconpsi@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/1427349763491039
Dra. SÔNIA MARIA MELLO NEVES
Doutora em Psicologia Experimental
University College of North Wales (Reino Unido)
Orientadora de Mestrado e Doutorado
E-mail: sonia.psi@pucgoias.edu.br, soniamelloneves@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/7872532428660804
Linha de Pesquisa: Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção
Dra. ANA CRISTINA RESENDE
Doutora em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: cristina.psi@pucgoias.edu.br , profa.resende@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/5000386479237044
Dra. DANIELA SACRAMENTO ZANINI
(Vice-Coordenadora)
Doutora em Psicologia
Universidad de Barcelona (Espanha)
Orientadora de Mestrado e Doutorado
E-mail: zanini@pucgoias.edu.br, dazanini@yahoo.com
Lattes: lattes.cnpq.br/8399407321735975
Dr. FÁBIO JESUS MIRANDA
Doutor em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: fabiomiranda@pucgoias.edu.br, fabiojmiranda@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/4800752200468738
Dra. HELENIDES MENDONÇA
Doutora em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: helenides@pucgoias.edu.br, helenides@uol.com.br
Lattes: lattes.cnpq.br/3487676973485005
Dra. KÁTIA BARBOSA MACEDO
Doutora em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Orientadora de Mestrado e Doutorado
E-mail: katia@pucgoias.edu.br katiabarbosamacedo@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/6558782387284931
Dr. LUC MARCEL ADHEMAR VANDENBERGHE
Doutor em Psicologia
Universite de l’Etat a Liege (Bélgica)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: luc@pucgoias.edu.br, luc.m.vandenberghe@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/5143352856295345
Dra. MARGARETH REGINA GOMES VERÍSSIMO DE FARIA
(Profa. Colaboradora)
Doutora em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Orientadora de Mestrado
E-mail: mregina@pucgoias.edu.br, margarethverissimo@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/0726485527435503
Dr. SEBASTIÃO BENÍCIO DA COSTA NETO
Doutor em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: sebastiao@pucgoias.edu.br, sebastiaobenicio@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/6712785343402727
Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais
Dr. DIVINO DE JESUS DA SILVA RODRIGUES
(Prof. Colaborador)
Doutor em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil)
Orientador de Mestrado
E-mail: divino.psi@pucgoias.edu.br, Psico.divino@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/2861290567624956
Dra. LENISE SANTANA BORGES
Doutor em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Orientadora de Mestrado e Doutorado
E-mail: lenise@pucgoias.edu.br, esinel@uol.com.br
Lattes: lattes.cnpq.br/6303031940238761
Dra. LILA MARIA SPADONI LEMES
Doutora em Psicologia
Université Paris Descartes, Sorbonne (França)
Orientadora de Mestrado e Doutorado
E-mail: lilamaria@pucgoias.edu.br, lilaspadoni@gmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/1490734770061584
Dra. ROSANA CARNEIRO TAVARES
(Profa. Colaboradora)
Doutora em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil)
Orientadora de Mestrado
E-mail: rotavares@pucgoias.edu.br, rosana.carneirotavares@gmail.com
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1919352866956578
Dra. SONIA MARGARIDA GOMES SOUSA
Doutora em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Orientador de Mestrado e Doutorado
E-mail: smgsousa2@gmail.com, smgsousa@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/1511889781304921
Dra. VANNUZIA LEAL ANDRADE PERES
Doutora em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientadora de Mestrado e Doutorado
E-mail: vannuzia@pucgoias.edu.br, vannuzia@terra.com.br
Lattes: lattes.cnpq.br/9655439236866635
Credenciamento e Recredenciamento
Chamada 04/2024 – Recredenciamento Docente
Chamada 03/2021 – Recredenciamento Docente
Chamada PSSP 04/2018 – Credenciamento Docentes no Programa
Resultado da Chamada de Credenciamento
Chamada 03/2018 – Recredenciamento Docente
Documentos de Apoio ao Credenciamento e Recredenciamento
Acesse os critérios de avaliação de Livros
Acesse o Edital CAPES 08/2016 (definição das categorias docentes)
Confira as descrições das Linhas de Pesquisa do PSSP
As alterações decorrentes do processo de recredenciamento são realizadas na plataforma sucupira.
Turmas
Em Breve!
Documentação
Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- REGULAMENTO GERAL DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2017_2021
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2022_2026
- POLÍTICA E DIRETRIZES DO ENSINO DA PÓS_GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
- POLÍTICA E DIRETRIZES DE PESQUISA_ TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA PUC GOIÁS
- REGULAMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Legislação Federal
FORMULÁRIOS:
Formulário para Solicitação de Estágio Docência
Declaração de Estágio Docência
TERMO DE ADESÃO AO EXERCÍCIO VOLUNTÁRIO
PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resultado Exame Realizado em 25.11.2024
Resultado Exame Realizado em 24.06.2024
REQUERIMENTOS:
Solicitação de Prorrogação de Prazo
Formulário para Solicitação de Trancamento de Matrícula
APROVEITAMENTO DE CRÉDITO DE DISCIPLINA CURSADA COMO ALUNO (A) EXTRAORDINÁRIO (A)
APROVEITAMENTO DE CRÉDITO DE DISCIPLINA CURSADA EM OUTRA IES
APROVEITAMENTO DE CRÉDITO DO MESTRADO PARA O DOUTORADO
Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas
- Documento-ORIENTAÇÕES-PARA-DEPÓSITO-DA-VERSÃO-FINAL-E-SOLICITAÇÃO-DE-DIPLOMAS_30_03_2022
- Formulário I – Requerimento do estudante solicitando a expedição do diploma
- Formulário II – Requerimento para exclusão de parcelas de Prorrogação
- ANEXO III – Termo de Compromisso e autorização para publicação eletrônica na Biblioteca digital da PUC Goiás
- Formulário VI – Declaração do(a) orientador(a) assegurando a qualidade acadêmica da versão final
- Formulário V – Ofício do Coordenador do programa à PROPE solicitando a expedição do diploma
Certificados
(Clique no respectivo link para abrir o arquivo. Após digite ctrl + F e insira seu nome na caixa de diálogo para procurar).
- Conferência Inaugural 2019/1 Matutino
- Conferência Inaugural 2019/1 Noturno
- Jubileu de Ouro – participantes (ao abrir o arquivo, faça busca por seu nome
Processo Seletivo
PROCESSOS SELETIVOS ABERTOS
PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2025_1
Inscrições Prorrogadas até 21/11/2024
Edital Prorrogação PSSP
EDITAL N. 33-2024-PROPE – Seleção Discente PSSP para turma 2025_1
Agendamento das entrevistas – Leia as observações com atenção!
Formulario para Interposicao de Recurso de Processo Seletivo Discente
Resultado Final – Leiam atentamente as instruções referentes à matrícula
Pós-Doutorado
ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ANDAMENTO
Nome:
Título do Projeto:
Supervisor:
Vigência:
Agência financiadora:
ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ENCERRADOS
Nome:
Título do Projeto:
Supervisor:
Vigência:
Bolsas e Financiamentos
LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC
TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024
Declaração de Acúmulo de Benefícios
PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC
Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023
Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023
PODE PUC e FUNDACRED 2023/1
Acesse o Edital – PODE PUC e FUNDACRED Edital_3_2023
Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES
PORTARIA CAPES n° 149, de 1 de agosto de 2017 – Regulamento PROSUC
COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS
Critérios de Pontuação TIPAC – PSSP
Editais de Bolsas em Andamento
CHAMADA PSSP 05/2024 – Programa de Doutorado Sanduíche – CAPES (Portaria 26/2024 – PDSE/CAPES)
Acesse o Edital
CHAMADA PSSP 03/2024 – BOLSA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – DOUTORADO – CNPq 35/2023 – PIBPG
RETIFICAÇÃO DA CHAMADA PSSP 03/2024 – prorrogação das inscrições até 05/05
Editais de Bolsas Encerrados
Processo Seletivo de Bolsas de Mestrado e Doutorado – PROSUC/CAPES
ATENÇÃO: Leiam atentamente a chamada e as instruções para preenchimento da TIPAC
- Chamada PSSP 01/2024
- TIPAC para preenchimento
- caso seu navegador bloqueie, clique com o botão direito do mouse e selecione “Salver arquivo como”
- Critérios de Avaliação da TIPAC 2024
Resultado Final
Bolsa de Doutorado Sanduíche CAPES (PDSE)
FAPEG
- Não houve recurso – resultado preliminar homologado.
- Resultado Preliminar
- Chamada PSSP 4/2023 – BOLSA FAPEG
- TIPAC 2023 – BOLSA FAPEG
CAPES / CNPq
- Acesse o resultado final da Chamada PSSP 02/2023 – Bolsas de Mestrado e Doutorado
- Acesse o resultado preliminar da Chamada PSSP 02/2023 – Bolsas de Mestrado e Doutorado
- Acesse aqui e leia atentamente a Chamada PSSP 02/2023
- Baixe aqui a Tabela de Indicadores de Produção Acadêmico-Científica (TIPAC) para indicação da produção (selecione “Salvar link como”)
Bolsas:
Financiamentos:
Qualificações e Defesas
SOLICITAÇÃO DE BANCAS
Solicitação de Banca de Qualificação de Mestrado
Solicitação de Banca de Defesa de Mestrado
Solicitação de Banca de Qualificação de Doutorado
Solicitação de Banca de Defesa de Doutorado
DEFESAS DE MESTRADO
Próximas defesas
Júlia Isabel Silva Nonato – OS IMPACTOS DA ACREDITAÇÃO ONA NOS TRABALHADORES DE UM HOSPITAL
13/12/2024 – 14h – Sala de Defesas, Bloco D, Área IV.
Isabella Coelho França – O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE SUPERVISÃO: UMA TEORIA BASEADA EM DADOS
16/12/2024 – 16h – Via webconferência em plataforma digital.
DEFESAS DE DOUTORADO
Próximas defesas
Heloísa Bueno Machado – Construção de checklist para avaliar repertório comportamental: treinamento de profissionais ABA em cinco barreiras do VB-MAPP
21/11/2024 – 14h – Via webconferência em plataforma digital.
DECLARAÇÕES DE PRESENÇA EM BANCA DE DEFESA
Defesas 2024
MESTRADO
Luciana Pacheco Miranda Rochael 08.01.2024
Rogério Teles de Souza 12.01.2024
Lessa Mendes Mariano Gebrim 15.01.2024
Suiene Alvino Ferreira 05.02.2024
Erika Greicy Koyama Redher 22.03.2024
Aline Costa Rocha Guimarães 28.05.2024
Nerjana Milena Miotto Zorzetti 14.06.2024
Amanda Carolina Oliveira de Santana 09.10.2024
DOUTORADO
Iorhana Almeida Fernandes 20.03.2024
Larissa Queiroz Azevedo de Aquino 22.03.2024
Rodrigo Perissinotto 14.08.2024
Vilker Nascimento Bezerra de Aquino 30.08.2024
Heloísa Bueno Machado 27.11.2024
DEFESAS 2023
DOUTORADO
Isis Juliane Arantes Granja 28-04-23
Alda Nazaré Santos do Nascimento 31-03-23
Luciene Campos Falcão Silveira 07-03-23
Bruna Luise da Silva 13-02-23
MESTRADO
Sarah Tolentino Soyer Fraga 05-04-23
Luiza Macedo Ferreira 29-03-2023
Lara Mônica Moraes Corrêa 28-03-23
Andreoly Nogueira Monção 24-03-23
Eduardo Borges do Carmo 15-03-23
Mariana Guimarães de Paula 09-03-23
Karolinne Del Carmen Trucco da Cunha 08.12.2023
DEFESAS ANTIGAS
DOUTORADO
Taís Guedes de Melo
Olívia Rodrigues da Cunha
José Xavier Rodovalho
Elisângela Eurípedes Resende Guimarães
Davi Lopes Pereira
Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite
Suely Pereira de Faria
MESTRADO
Tharmes Chiodarelli Cambauva dos Santos
Sharena Andrade Gomes Leão
Romylton Alessandro da Silva Costa
Rafaela Vieira de Oliveira
Gabriela Carvalho Mizuno Alves
Eliane Gouveia Martins
Letícia de Sousa Bringel Faustino
Rafael Domenciano Silva
Lorena Rodrigues Lourenço
Lorena de Oliveira Lobo Carneiro.doc
Bruna Brasil Pereira Garcia Lima
Soraya Barros Guimarães
Jéssica Gomes Cordeiro
Anna Laura Leal Freire
Vivian de Paula Figueiredo Cavalcante
Estrutura Curricular
Clique aqui e acesse as Disciplinas do PSSP em 20242
Matrizes curriculares atuais
A oferta de disciplinas busca garantir repertórios fundamentais da Área de Concentração em Psicologia e a inserção nas diferentes Linhas de Pesquisa do Programa. Os discentes do Mestrado têm que cumprir 20 créditos e os discentes de Doutorado têm que cumprir 24 créditos em disciplinas, dentre disciplinas obrigatórias com focos teórico geral, metodológico e de ensino, e disciplinas optativas voltadas para aprofundamento teórico e temático nas linhas de pesquisa. Além dos créditos em disciplinas, os discentes têm que cumprir créditos em atividades acadêmico-científicas, compostas por estágio docência e créditos-atividade.
Atividades acadêmico-científicas
Os discentes de mestrado têm que realizar um estágio em disciplina de graduação e os discentes de doutorado têm que realizar dois estágios: um estágio em disciplina de graduação e um estágio em disciplina de pós-graduação stricto sensu. Cada estágio tem carga horária de 30 horas e corresponde a dois créditos. Tanto para mestrandos quanto para doutorandos, a realização do estágio docência ocorre após o discente cursar a disciplina de docência, que prepara o discente com relação a questões didático-pedagógicas, relação professor-aluno, sistema educacional, as funções docentes.
As atividades complementares são denominadas Créditos Atividades. Essas atividades foram sistematizadas de forma a possibilitar a inserção em atividades extra-curriculares, com reconhecimento de atividades técnico-científicas, privilegiando atividades relacionadas ao perfil do egresso, como participação em eventos, participação em atividades do programa, apresentações de trabalho, submissão de manuscrito para periódico qualificado (mestrado) e publicação de artigo em periódico qualificado (doutorado).
A matriz e a estrutura atual dos cursos de mestrado e doutorado, com integralização de créditos, estão disponíveis nos links abaixo:
Publicações
Em breve!
Eventos e Certificados
XXI Encontro de Produção Científica da Psicologia
Aula inaugural 2 – 09 de outubro de 2020 – 16:00 às 17:30 horas
Tradição e inovação: desafios para a Psicologia do século XXI
Profª. Drª. Izabel Augusta Hazin Pires | Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN
Acesse nossa aula inaugural 2 pelo Facebook clicando aqui.
Link para quem não possui conta no facebook
Aula inaugural 1 – 29 de setembro de 2020 – 15:30 às 17:00 horas
Saúde mental e vida universitária: desdobramentos da pandemia
Prof. Dr. José Fernando Patiño Torres | Coordenador do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins
Coordenação
Coordenador: Prof. Dr. CRISTIANO COELHO
E-mail: cristiano@pucgoias.edu.br
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. DANIELA SACRAMENTO ZANINI
E-mail: zanini@pucgoias.edu.br
E-mail oficial do Programa: pos.psi@pucgoias.edu.br
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Avenida Universitária, nº 1440, Setor Universitário
Goiânia (Goiás) / CEP 74.810-210
Contatos:
Secretaria – (062) 3946 1116
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Funcionárias da Secretaria:
Martha Diniz
Alessandra Carvalho
Laborátorios
Em breve!
Banco de Teses e Dissertações
Em breve!
Produção do Programa
Em breve!
Redes de pesquisa
Em breve!
Fale com a gente!
Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!
- 62 3946 1116 e 3946 1237
- Seg – Sex das 8h às 12 h e 13 h as 17h
- pos.psi@pucgoias.edu.br