Jornada da Cidadania

Saúde ao alcance de todos: estande médico marca presença na Jornada da Cidadania

Por Gabriela Rezende e Eduardo Medrado

O primeiro dia da Jornada da Cidadania veio repleto de atrações, dentre elas a Estação da Saúde. O estande promoveu serviços como exames de câncer de mama, próstata e trato gastrointestinal, de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), informações sobre proteção solar, realização de dosagem de glicemia capilar e a divulgação de uma série de dados que visam a conscientização.

A coordenadora do curso de Biomedicina da PUC Goiás, Iasmin Ribeiro, destacou as atividades propostas pelo colegiado e os alunos, entre elas, a dosagem de glicemia capilar e orientação na estação das profissões. Ela reforça que qualquer pessoa pode realizar gratuitamente os exames no estande. Ainda na estação, a estudante do ensino médio Kivya Vitória afirma que achou as meninas muito educadas e que a consulta foi tranquila.

O movimento do evento ficou localizado nas áreas da saúde, tendo como foco dois serviços do estande, os dedicados à prevenção do câncer de mama e do trato gastrointestinal, ambos muito procurados por sua importância. “É muito importante observar rotineiramente como é a mama normalmente, ou se tem alguma alteração, mudança de formato, de tamanho ou nodulação aparente. Assim, a mulher consegue identificar o quanto antes o problema e procurar o médico de sua preferência”, diz Raissa de Alencar, aluna do 4° período de Medicina.

Hartur Fontes, estudante de Medicina do 3° período, afirma que o trabalho feito pelos alunos é fundamental para a conscientização da população que não tem tanto acesso à informação. No estande onde Hartur está atuando, os alunos esclareceram dúvidas sobre o câncer de cólon, além de ensinar como se prevenir da doença e também como identificá-la precocemente.

Confira imagens da Estação da Saúde: