Jornada da Cidadania

Programa de Gerontologia Social oferece atividades na Jornada da Cidadania

Texto: Ana Carolina de Oliveira Barbosa Aguiar
Fotos: Arquivo Programa de Gerontologia Social

O Programa de Gerontologia Social (PGS) e seu projeto de ação permanente, Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), participaram da Jornada da Cidadania 2024, com diversas atividades destinadas ao público 60+. O evento está em sua sétima edição e foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Convenções da PUC Goiás, com o intuito de oferecer serviços gratuitos à sociedade.

Nesta edição da Jornada, o PGS promoveu minicursos com os temas: os cuidados e seus desdobramentos no campo da velhice; Jogos cognitivos com o intuito de trabalhar a cognição dos estudantes; e ações educativas. Em dois dias de evento, o PGS atendeu aproximadamente 330 pessoas e recebeu por volta de 190 pessoas no estande, de acordo com a coordenadora do programa e professora da PUC Goiás, Lisa Valéria Vieira Torres.

Para a coordenadora, o programa possui três objetivos específicos no evento. “Os objetivos do PGS são a divulgação das atividades que o programa realiza; a apresentação da UNATI com as disciplinas oferecidas semestralmente; e a promoção da experiência do voluntariado no exercício de ações educativas, voltadas para as pessoas idosas que frequentaram a jornada durante esses dois dias. Além disso, proporcionar momentos de interação e convívio intergeracional” explica Lisa Valéria.

A professora aposentada Maria Clara Pádua Barbosa Silva, de 68 anos, prestigiou o estande do PGS e participou de um dos minicursos. “Hoje eu achei muito interessante porque eu assisti um minicurso de jogos cognitivos com a professora Lisa Valeria e foi de grande valia os ensinamentos que ela nos repassou”, ressaltou Maria.

Maria Clara Silva ressalta a importância da UNATI em sua vida. “Eu já fiz alguns semestres de Espanhol, mas neste semestre eu não pude continuar no Espanhol e optei pelo Inglês, estou gostando. É um momento que você convive com outras pessoas e tem um aprendizado da língua também”, explicou a professora, que também visitou o estande da saúde para medir a pressão e calcular o IMC.

Confira fotos das atividades do PGS na Jornada: