Jornada da Cidadania

Estudantes de fisioterapia promovem atividades preventivas na Jornada da Cidadania

Por Gustavo Alves

Na atual edição da Jornada da Cidadania da PUC Goiás, os estudantes do curso de Fisioterapia montaram um estande onde oferecem à sociedade serviços gratuitos como a liberação neuro-facial e avaliação fisioterapêutica. Segundo o voluntário Arthur Mariano, não é necessário agendar ou se inscrever para realizar o atendimento. Os interessados podem ir até o espaço que serão atendidos: “O pessoal apenas chega aqui e diz o que está sentindo que vamos conduzir para o início das técnicas avaliativas. Ou então o paciente pode esperar que em 10 minutinhos vamos atendê-lo”, garante.

Além disso, Arthur destaca que qualquer pessoa pode participar e procurar o estande pois não existem restrições quanto à idade: ´´Estamos atendendo todo mundo, não existe idade mínima para ser tratado preventivamente. Qualquer pessoa que esteja procurando por qualidade de vida ou querendo se recuperar de alguma lesão pré-fisioterapêutica pode vir´´.

Uma das novidades no estande deste ano está é a introdução da fisioterapia desportiva, realizada pela Liga de Fisioterapia Desportiva da PUC-Goiás (LIFID). De acordo com Arthur, ela é diferente da fisioterapia convencional: “A diferença da fisioterapia desportiva para a convencional é que a desportiva vai atuar principalmente na prevenção de lesões e como seu próprio nome já diz, ela é mais voltada para a área de esporte. Ela conta com técnicas especiais no desenvolvimento e no cuidado dos atletas profissionais e amadores´´

O voluntário Arthur disse ainda que se houver algum problema detectado durante a avaliação, o paciente será encaminhado um outro profissional especializado para começar o tratamento. Ele também ressalta a importância de ir ao espaço para cuidar e se prevenir de dores futuras. O atendimento ocorre durante o dia inteiro nesse último dia do evento e alunos e voluntários de fisioterapias estão esperando ansiosos para ajudar a comunidade em geral.

O evento conta com diversas oficinas interativas que visa atender a comunidade, entre elas está a estação de fisioterapia localizada no espaço da saúde. Hoje é o segundo e o último dia da Jornada da Cidadania, que está sendo realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Campus II da instituição.