Jornada da Cidadania

Estação Saúde: Nutrição promove alimentação saudável

Por Emanuella Messias, Emilly Matos e Guilherme Ferreira

A Estação da Saúde, que abrange cursos como o de Nutrição, conta com serviços de avaliação antropométrica, diagnóstico nutricional e NutriGuia. Os stands de Nutrição estão disponíveis das 8 às 17 horas nos dois dias da Jornada da Cidadania da PUC Goiás.

O NutriGuia promove, por meio da informação, uma alimentação saudável segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde. De acordo com Daniela Canuto, professora de Nutrição da PUC Goiás, o NutriGuia discute sobre os alimentos in-natura, processados e ultraprocessados, os tipos de açúcares que podem aparecer nos alimentos e como identificá-los nos rótulos disponíveis nos alimentos comprados no supermercado.

O Guia sugere para a sociedade um consumo maior de produtos naturais ao invés de industrializados. Por exemplo, consumir um tomate e evitar um item ultraprocessado, como ketchup. Recomenda-se também um consumo maior de líquidos, como água.

Os estudantes de Nutrição realizam também a avaliação antropométrica e o diagnóstico nutricional. De acordo com a estudante de Nutrição da PUC Goiás, Luiza Mota Marques, a avaliação antropométrica é feita a partir das medições corporais, como altura e peso, que resulta no IMC (Índice de Massa Corporal). A partir do resultado da avaliação, o paciente é encaminhado para um diagnóstico alimentar que vai informar sobre o estado nutricional atual do paciente e dar as orientações.