Jornada da Cidadania

Estação saúde conta com serviços variados para a população

A Estação Saúde terá atendimentos diversificados, com a colaboração de professores e alunos dos cursos da Escola de Ciências Médicas (ECM) e da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECIS) na Jornada da Cidadania, nos dias 23 e 24 de maio. Das 8 às 21 horas, no Campus II, Jardim Mariliza.

Psicologia

O curso de Psicologia da ECIS irá ofertar quatro tipos de atividades. A primeira será um conjunto de atividades recreativas especialmente destinadas às crianças no Parque da Criança, visando proporcionar momentos de diversão e aprendizado. Outra atividade será o plantão psicológico, que oferecerá uma escuta qualificada para as pessoas que estiverem passando por sofrimento psíquico ou emocional, visando oferecer apoio e acolhimento. Além disso, teremos as oficinas psicoeducativas em grupo, propostas pelas ligas acadêmicas do curso de Psicologia, com o intuito de promover a troca de conhecimento e experiências entre os participantes. Por fim, a oferta de minicursos abordando diversas temáticas da Psicologia, proporcionando aprendizado e reflexão sobre diferentes aspectos da área.

Gastronomia

O curso de Gastronomia chega na Jornada da Cidadania com a Estação Goumet Coração Coralina, oferecendo à comunidade aulas show e workshops com alimentos saborosos. Além de ensinar receitas para o dia a dia, haverá aulas de noções de empreendedorismo e gestão na gastronomia. Atividades que serão realizadas pelos alunos, com supervisão de professores, aplicando conhecimentos das disciplinas do curso e difundindo para a comunidade.

Fonoaudiologia

Professores e alunos do curso de Fonoaudiologia darão orientação sobre cuidados com a audição e de como estimular a linguagem. Vai contar com Oficina de Mastigação e realizar triagem vocal.

Nutrição

Os serviços de Nutrição terão aferição de peso, altura, diagnóstico nutricional e orientações de consumo alimentar saudável por meio do NutriGUIA e Estação Hidratação. Todos as atividades serão desenvolvidas pelos alunos do curso, do 1º ao 8º período, como oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos junto à comunidade, com orientação dos professores.

Fisioterapia

O atendimento de professores e alunos do curso de Fisioterapia será realizado nas salas 05 e 12 do Bloco S, focados em dois aspectos principais: promoção da saúde e atendimento à população. Para promover a saúde, é necessário conscientizar sobre a importância dos cuidados físicos. Serão distribuídos materiais informativos para o bem-estar das pessoas.

Serão feitas triagens para identificar possíveis alterações motoras e encaminhamentos para o devido acompanhamento. Ocorrerão avaliações sobre o desenvolvimento motor, individualmente, oferecendo orientações personalizadas. Também serão realizadas sessões de alongamento e exercícios direcionados, visando melhorar a mobilidade e prevenir lesões.

Serviço social

O Serviço Social terá dois profissionais do CadUnico para atendimento à população, além de revezamento de professoras e alunos. Os profissionais irão verificar se as pessoas têm perfil para adquirir o CadUnico e prestar informação quanto aos documentos e lugares que devem ir para serem inseridos no programa.