Jornada da Cidadania

Estação apresenta importância da tecnologia para a sociedade

Por Leonardo José de Oliveira

A Estação de Artes e Tecnologia faz parte da Jornada da Cidadania da PUC Goiás e nesta edição trouxe a apresentação de robôs e áreas ligadas à programação de softwares. No evento foram mostrados robôs, jogos realizados por programadores, além de artes feitas com tintas e bonecos feitos por sistemas de computadores.

As atividades foram realizadas com o auxílio e apresentadas por administradores em cada um dos estandes da Estação, com diversas demonstrações de tecnologia e arte. O evento acolhe pessoas com interesse em conhecimento tecnológico, como gamers e até profissionais da educação. Os responsáveis pela apresentação auxiliam nas dúvidas daqueles que têm mais curiosidade sobre a área.

Entre as atrações, robôs voltados para o setor da Educação, técnicas de aplicação de tinta, além de informações gratuitas para interessados. Tudo é oferecido de forma segura por ser feito por estudantes e professores especializados no assunto.

Thiago Linhares, Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiânia, deu dicas das utilidades da tecnologia. Além de justificar o uso dos robôs, ele ressaltou a utilidade dessas tecnologias dentro da área da educação. O impacto no conhecimento dos visitantes se mostra único, sendo descritos como interessante e agradável pela maioria. Segundo Thiago, “são os alunos que produzem, eles têm que ir atrás do projeto e programar”.

Pedro, acadêmico e voluntário do curso de Engenharia Elétrica, fez questão de ensinar como funciona a Impressora 3D: os objetos são feitos no fatiador, a impressora gera um código, chamado de code, e o aparelho imprime em camadas, produzindo esculturas feitas com o auxílio da máquina. As esculturas apresentadas foram feitas por alunos do curso de Engenharia Elétrica.

Foram apresentados jogos feitos por alunos da PUC Goiás. O objetivo da demonstração, segundo o acadêmico Pedro Henrique, do curso de Ciências da Computação, foi mostrar que a programação não é tão difícil e apresenta para o público o potencial de um jogo que ainda tem pouco tempo de existência, mas com numerosos detalhes na área de programação.

A professora Iracema Trajano, que atua na educação básica, falou sobre a importância do evento para a educação. Segundo ela, a tecnologia é fundamental para o aprendizado dos estudantes. Ela disse que a Estação de Arte e Tecnologia foi de grande importância para mostrar a produção acadêmica sobre o tema.

Cauãn Nycolas, aluno do ensino médio que deseja fazer Engenharia, elogiou a Estação de Artes e Tecnologia: “Fantástica, estou aprendendo muito e está me ajudando na área que quero fazer”.