Missão e Valores

Missão

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás, orientada pelos princípios da excelência acadêmica e do compromisso social, fundamentada em sua identidade católica, comunitária e filantrópica, tem por missão desenvolver a formação humana integral, associada à produção e socialização do conhecimento e difusão da cultura universal.

Princípios e Valores

A PUC Goiás caracteriza-se como uma instituição compromissada com a produção de um saber socialmente construído e historicamente preservado nos diversos níveis dos saberes: humano, científico e tecnológico, voltados ao atendimento dos interesses da maioria da população, buscando, na valorização do estudo teórico-prático, contribuir para a construção da cidadania sociopolítico-econômica.

Situada no Centro-Oeste brasileiro é dotada de uma consciência cultural que desvela suas raízes mais profundas, sendo herdeira de um saber histórico e criadora de novos conhecimentos em defesa da vida e do meio ambiente. A edificação do seu processo de endoculturação está orientada por valores estruturantes que, desde sua fundação, permeiam a prática acadêmico-administrativa institucional. Esses valores são:

  • ÉTICA: construção do saber na articulação rigorosa entre o ethos científico e os valores morais que orientam a conduta pessoal e profissional.
  • VERDADE: resultado do processo de construção dos saberes, com respeito à liberdade acadêmica de investigação e compromisso com a solução dos problemas regionais, nacionais e internacionais.
  • QUALIDADE: busca de padrões de excelência em todas as dimensões da ação pedagógica.
  • JUSTIÇA: exigência de que a produção dos saberes, das ciências e das tecnologias sirva ao desenvolvimento humano, da sociedade e do meio ambiente.
  • PLURALIDADE: construção de saberes que dialogam entre si, no confronto das diversas concepções de ciência e culturas, no respeito às diferenças.
  • AUTONOMIA: favorecimento de práticas educativas que, com competência e responsabilidade, incentivem a liberdade e a criatividade.
  • PARTICIPAÇÃO: enfrentamento da ação educativa como relação dialógica que se desenvolve entre sujeitos ativos no processo de aprendizagem, incentivando o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade.
  • COMUNICAÇÃO: potencialização tanto da relação professor-estudante, por meio do domínio dos processos comunicacionais e da cultura digital quanto da interação com a sociedade, socializando o conhecimento produzido.
  • TRANSPARÊNCIA: submissão das dimensões acadêmicas e administrativas ao processo de conhecimento, supervisão e avaliação.
  • REGIONALIDADE: prioridade, no processo de pesquisa e nas práticas extensionistas, do ensino-aprendizagem, do conhecimento e da inserção nas questões regionais.
  • INTERNACIONALIZAÇÃO: implementação da mobilidade estudantil e docente, pela integração da investigação local às pesquisas internacionais e pelo desenvolvimento de ações comunitárias, ambientais e sociais em sintonia com os esforços mundiais para o enfrentamento dos grandes desafios planetários.
  • CATOLICIDADE: desenvolvimento do diálogo entre razão e fé, no processo de ensino-aprendizagem, sem discriminação de pessoas, exigindo respeito e acatamento das orientações que têm origem na identidade católica da instituição, na comunhão com a Igreja local e com a Santa Sé.