ST 01 – Catolicismo e conservadorismos
Rogério Fernandes da Silva
Doutor em Humanidades, Cultura e Artes – UNIGRANRIO
prof_rfernandes@yahoo.com.br
Wanderley Dias da Costa
Graduado em História – Estácio
wander846@gmail.com
Nas discussões sobre o campo religioso atual há diversas propostas de análise sobre o papel do conservadorismo na religião. Algumas vezes tais argumentações não observam uma rigorosa suspensão de juízo. Estudar o papel do conservadorismo brasileiro e suas múltiplas manifestações deve ser o papel da academia sem tentar abordar com julgamentos predeterminados. Neste caso, a proposta da Sessão Temática é pensar o conservadorismo dentro do catolicismo, e como repercute na sociedade. Há tensões entre o clero de forma interna (conservadores versus progressistas) e tensões diante de um laicato que não se identifica com certos caminhos da Igreja Católica no Brasil, na América Latina ou mesmo no mundo. Observamos tensões com os leigos no Sínodo da Amazônia, por exemplo. A compreensão dessas tensões, muitas vezes, é obscurecida por análises rasas ou preconceituosas. Então, cabe analisar também como a academia se propõe a se identificar diante dos modelos conservadores, pois, muitas das vezes, as próprias posições dos pesquisadores são confrontadas devido aos seus posicionamentos em relação ao que eles decidem estudar. Nesse intento, percebemos confrontos não somente com questões propriamente relativas às questões inerentes à Igreja como também conflitos com os interesses dos acadêmicos. Portanto, é preciso pensar o conservadorismo como um ramo consistente do pensamento sociopolítico. Por isso, as reflexões da ST pretendem dialogar com as obras de autores conservadores como Roger Scruton, Kirk Russel, David Hume, Edmund Burke, ou mais contemporaneamente, Jordan Peterson.
ST 02 – Igreja e Liturgia à luz dos 60 anos do Concílio Vaticano II
Joaquim de Jesus Rocha Cavalcante
Doutor em Teologia – PUC Goiás / IFITEG
joaquimcavalcante@hotmail.com
Daniela Oliveira dos Santos
Doutoranda em Performances Culturais – IFG
danielaoliveira@discente.ufg.br
Esta Sessão Temática abarcará trabalhos que dialoguem com a temática Liturgia e Igreja, especialmente, tratando-a na perspectiva da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia. O conceito de Liturgia apresentado no preâmbulo da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium “contribui em sumo grau para que os fiéis exprimam na vida e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a autêntica natureza da verdadeira Igreja” (Proêmio, CVII). Que avanços podem ser destacados nesses 60 anos desde o CVII para maior participação dos fiéis na liturgia? Assim, admite-se propostas com estudos finalizados ou em andamento que priorizem as temáticas: Celebrações Litúrgicas, Ritos e Sacramentos, Música Litúrgica, Inculturação. Contemplando aspectos gerais ou recortes sobre as temáticas apresentadas, propomos a discussão sobre Liturgia e Igreja a fim de contribuir para ampliar os saberes e dialogar com as diversas vertentes de estudos sobre o assunto.
ST 03 – Dez anos do pontificado de Francisco: Igreja, sinodalidade e Amazônia
Daniel Carvalho da Silva
Doutorando em Ciências da Religião – PUC Goiás
dancarvalho90@gmail.com
José Reinaldo F. Martins Filho
Doutor em Ciências da Religião e Filosofia – PUC Goiás / IFITEG
jreinaldomartins@gmail.com
Márcia Maria de Oliveira
Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia – UFRR
marcia.oliveira@ufrr.br
Phelipe Augusto Silva Santos
Mestrando em Ciências da Religião – PUC Goiás
pha.philos@gmail.com
Esta Sessão Temática propõe uma análise abrangente dos 10 anos do pontificado do Papa Francisco, que se destaca por sua postura progressista e engajada com questões sociais e ambientais, consolidando sua influência não apenas entre os católicos, mas também na sociedade global. Poderão ser abordadas suas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, bem com as exortações Evangelii Gaudium, Amoris Laetitia, Gaudete et Exsultate, Christus Vivit e Querida Amazônia. Ademais, cabe destaque também a algumas Cartas apostólicas, como Magnum Principium, Spiritus Domini, Antiquum ministerium e Desiderio Desideravi que, entre outras, tangem a tradição litúrgica da Igreja. Nesse âmbito, aliás, sublinhamos as orientações pastorais próprias para a região pan-amazônica, com a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a realização do Sínodo para a Amazônia, a instituição da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) e a apresentação da proposta de criação de um Rito amazônico de direito próprio. Por fim, podem ser consideradas as Constituições apostólicas Episcopalis Communio e Praedicate Evangelium, sobre o Sínodo dos Bispos e a Cúria Romana respectivamente, ambas indicativas do caminho sinodal querido para a Igreja Católica. As comunicações deverão considerar os desafios e oportunidades que emergem do legado do Papa Francisco. Isso inclui a manutenção do compromisso com questões sociais e ambientais, a continuidade do diálogo entre a Igreja e as culturas locais na Amazônia, e a abordagem transformadora para a Igreja e a sociedade global, evidenciada por seu foco na justiça social, ambiental e cultural.
ST 04 – Catolicismo carismático, igreja e espaço público
Emanuel Freitas da Silva
Doutor em Sociologia – UFC / UECE
emanuel.freitas@uece.br
Emerson José Sena da Silveira
Doutor em Ciência Religião – UFJF
emerson.pesquisa@gmail.com
A Renovação Carismática Católica, “vento forte” que “soprou” no interior do catolicismo na segunda metade do século passado, permanece como um dos elementos constituintes de maior importância, em termos de movimento religioso, em nosso tempo. Seja por meio das novas relações entre laicato e hierarquia, forjando laço de cooperação e de tensão; seja por meio do surgimento de novas formas de vida religiosa, por meio das Novas Fundações ou Novas Comunidades; seja por meio da presença midiática do catolicismo, sobretudo por meio de padres cantores; ou, como nos últimos anos, a aposta do movimento na política institucional, investindo no movimento de ascensão da extrema-direita, do reacionarismo cuja onda de choque rebate no interior do arcabouço das instituições republicanas e no interior das democracias. Assim sendo, a presente ST pretende reunir pesquisas empíricas, teóricas (bibliográficas, conceituais ou empírico-teóricas), que discutam: a atuação da RCC e das Novas Comunidades, a formação de agentes e agendas religiosas moldados dentro de sua cosmovisão, as relações de colaboração e/ou embates com a hierarquia, a inserção nos meios de comunicação e nas mídias digitais, a atuação político-partidária e a conversão ao conservadorismo político, dentre outros temas. Espera-se, com a realização desta sessão temática, uma reflexão interpretativa e crítica sobre o estado de arte atual do catolicismo carismático como movimento eclesial e político, elaborando um diagnóstico de sua presença entre católicos brasileiros, bem como apontamentos sobre o que podem vir a ser os desdobramentos de tal presença na política, no espaço público e na igreja.
ST 05 – Intelectuais católicos e a sociedade contemporânea (séculos XIX e XX)
Rhuan Reis do Nascimento
Doutor em História – UERJ
nascimentorhuanreis@gmail.com
Alessandro Garcia da Silva
Doutor em Sociologia – UFRJ / IFF
alessandrogarciadasilva@gmail.com
Nilmar de Sousa Carvalho
Mestre em Ciência da Religião – UFRJ
nilmarcarv@hotmail.com
Desde o final do século XVIII, eventos políticos, sociais e culturais atraíram a atenção de pensadores católicos, que se engajaram nos debates de suas épocas. Partindo de capitais de experiência e de horizontes de expectativa próprios, os intelectuais católicos assumiram uma ampla pluralidade de posicionamentos frente a assuntos como: a relação entre a Igreja e a modernidade, as guerras mundiais, a emergência dos movimentos sociais de esquerda, a consolidação do capitalismo, as contribuições da Igreja para a educação e a separação entre o Estado e a Igreja. As perspectivas divergentes, que, por vezes, culminaram em disputas sobre qual seria a “verdadeira posição católica” diante de determinado tema, reproduziram e impulsionaram as polarizações políticas e ideológicas que marcaram a Idade Contemporânea, como no caso das oposições entre conservadorismo e progressismo. Frente ao exposto, esta sessão temática tem como objetivo reunir pesquisadores(as) de diferentes áreas do conhecimento, que abordem a atuação dos intelectuais católicos, leigos ou clérigos, na sociedade contemporânea. Nesse sentido, mobiliza-se uma concepção de intelectual ampla, que compreende os criadores e mediadores de cultura que, considerando e/ou professando a fé católica em suas ações, interferiram nos debates que marcaram seus contextos. O universo dos estudos acolhido por esta ST é tão vasto quanto a multiplicidade de temas sobre os quais os intelectuais católicos dos séculos XIX e XX se debruçaram. Espera-se que as discussões levantadas nas propostas apresentadas possam contribuir para uma maior compreensão das múltiplas facetas dos catolicismos e, consequentemente, das diversas experiência de fé.
ST 06 – Os católicos LGBTQIAP+: incursões, perspectivas e reflexões acerca da modernidade, moralidade e subjetividade
Moésio Pereira de Souza
Doutor em Teologia Moral – PUC Goiás / IFITEG
pmoesio@gmail.com
Helton Thyers Melo Oliveira
Mestrando em Ciências da Religião – PUC Goiás
thyerscssr@gmail.com
No panorama contemporâneo do Catolicismo, em sua diversidade de expressões religiosas da fé, torna-se evidente uma novidade antropológica (SALZMAN; LAWLER, 2016) acerca da relação entre a Igreja e os fiéis que se autodenominam como “católicos ou cristãos LGBTQIAP+”. O magistério, a teologia e o laicato vêm refletindo essa questão por meio de inúmeros posicionamentos (teóricos, discursivos e públicos), sejam estes em perspectivas mais dialógicas e acolhedoras, ou através de demarcação de limites frente o desenvolvimento discursivo-pastoral. O campo da pesquisa acadêmica no Brasil (LIMA, 2021) tem avançado nas hermenêuticas interdisciplinares desta temática, debruçando-se nas áreas da Teologia, História, Psicologia, Sociologia, dentre outros saberes, a fim de que se alcance uma maior compreensão das novas manifestações da fé cristã em suas problemáticas existenciais, no modo como se inscrevem práticas e pertencimentos institucionais em contexto de modernidade na Igreja com sua pluralidade religiosa atual. Compõem esta ST estudos realizados com metodologia bibliográfica e/ou empírica, que abordam a problemática sobre o prisma do campo das experiências com Teologia Moral e Bíblica, Direitos Humanos, sexualidade e gênero, cultura e historicidade, corporeidade e processos de subjetivação, laicato e sinodalidade, missionariedade e formação humanista, a dimensão pastoral-teológica contemporânea e espiritualidades, dentre outras abordagens, promovendo reflexões teóricas e práticas com a finalidade de melhor compreender as tensões situadas em contextos de relação entre a abordagem eclesial-religiosa e as manifestações político-culturais do Estado Democrático de Direito, tanto em seus retrocessos e impasses histórico-sociais, quanto em seus processos de legitimações construídos e em desenvolvimento.
ST 07 – Catolicismo, fragilização da transmissão da tradição e espiritualidades sem religião
Claudia Danielle de Andrade Ritz
Doutora em Ciências da Religião e Estudos da Religião – PUC Minas / UCP
claudiaritz7@gmail.com
Clóvis Ecco
Doutor em Ciências da Religião – PUC Goiás
clovisecco@uol.com.br
Daniela Cordovil Corrêa dos Santos
Doutora em Antropologia – UEPA
daniela.cordovil@gmail.com
Flávio Lages Rodrigues
Doutor em Ciências da Religião – PUC Minas
flavioposttrevor@yahoo.com.br
Omar Lucas Fortes de Sales
Doutor em Filosofia e Teologia – Alfa UNIPAC
omarperrout@yahoo.com.br
Esta ST tem como objetivo acolher trabalhos que busquem compreender como o catolicismo e o respectivo processo de fragilização desta tradição, podem contribuir para o surgimento das características atuais da religião na sociedade contemporânea, a partir de diferentes perspectivas teóricas no âmbito da Ciência da Religião. Almeja lançar luzes sobre as bricolagens e interlocuções feitas pelos novos modos de interagir com espiritualidades, as denominadas espiritualidades sem religião, ou laicas, entre as quais, o fenômeno dos sem religião, os novos movimentos religiosos e os processos de privatização da religião, como indícios do processo de fragilização da herança religiosa católica. Pretende-se reunir tanto trabalhos que lidam com dados empíricos, como também aqueles que levantam questões teóricas pertinentes ao tema desse ST, suscitando o diálogo com outras ciências. Serão aceitas comunicações decorrentes de pesquisa sobre as novas formas de espiritualidade, o catolicismo, o fenômeno dos sem religião, os novos movimentos religiosos e as transformações, arranjos, rearranjos, diálogos e interlocuções feitas no âmbito das espiritualidades não religiosas e a fragilização da transmissão da tradição católica.
ST 08 – Catolicismos e Juventudes
Igor Adolfo Assaf Mendes
Doutor em Educação – UCB
assaf.igor@gmail.com
Flavio Munhoz Sofiati
Doutor em Sociologia – UFG
sofiati@gmail.com
Joilson de Souza Toledo
Doutorando em Teologia – PUC Rio
mistagogo@yahoo.com.br
Esta ST objetiva refletir sobre a interface entre duas pluralidades: o campo religioso católico e as juventudes. Dentro da Igreja Católica residem inúmeras configurações de evangelização das juventudes e de seguimento de Jesus a ponto de configurarem tendências não só diferentes, mas por vezes, divergentes e antagônicas, que dialogam com os mais diversos projetos de Brasil. Estes coletivos são espaços de sociabilidades, de construção de subjetividades, de iniciar militâncias e trajetórias comunitárias, algumas destas com desdobramentos, que influenciaram na vivência eclesial, em movimentos populares e na política partidária. Toda esta pluralidade de propostas evangelizadoras das juventudes é sinal de um catolicismo plural, marcado por singularidades, hibridismos e tensionamentos. A diversidade presente nas juventudes e nos catolicismos demanda pesquisas a partir dos mais diversos aportes teóricos, por isso, convidamos pesquisadoras e pesquisadores que investigam a interface entre catolicismos e juventudes nos múltiplos campos de saber, em suas diversificadas configurações, a submeterem suas comunicações e colaborarem com o debate e reflexão acerca de um tema fundamental para o entendimento da realidade social dos catolicismos. Através das investigações sobre o fenômeno juvenil almejamos criar um espaço para nos questionar “que cristianismo é este” expresso em diversas formas de ser e se aproximar das juventudes.
ST 09 – Catolicismo, linguagem e psicanálise
Celeide Valadares
Doutora em Ciência da Religião – UFJF
celeidevaladares@gmail.com
Bruno Albuquerque
Doutor em Ciência da Religião – UFJF
brunopintodealbuquerque@gmail.com
Maria de Lourdes Sette
Doutora em Estudos da Linguagem – PUC-Rio
lourdessette@gmail.com
Ronald Lopes
Doutorando em História – UERJ
ronald.lopes80@gmail.com
A construção coletiva da sessão temática intitulada “Catolicismo, linguagem e psicanálise” propõe uma interlocução entre saberes variados das ciências humanas, com destaque para as articulações propostas pela ciência da religião e a teologia, os estudos de linguagem e a psicanálise. Muitas são as áreas afins que são convidadas a compor uma melodia dialogal, dentre elas, a filosofia, a sociologia, a literatura, a linguística, a comunicação, a psicologia e a psiquiatria. Desta forma, espera-se articular conexões entre pluralidade e singularidade na experiência católica, considerando também o caminho traçado no contexto religioso brasileiro, desde a fundação do país até a mediação das mídias digitais. Do mesmo modo, almeja-se abordar alguns dos múltiplos exercícios literários afeitos aos testemunhos de vivências religiosas, místicas e espirituais, assim como dos estudos clássicos e recentes que reconsideram a relevância dos rituais. Por fim, considera-se as vias pelas quais o método psicanalítico, enquanto cura pela palavra, produziu e produz, também, um saber sobre a linguagem e o fenômeno religioso, a partir da hipótese do inconsciente.
ST 10 – Práticas rituais e experiências religiosas católicas em contextos digitais
Hugo Ricardo Soares
Doutor em Antropologia Social – Unicamp / UFES
hrsoares@hotmail.com
Mariana de Carvalho Ilheo
Doutoranda em Antropologia Social – Unicamp
marianacarvalho.i@outlook.com
Renan Baptistin Dantas
Mestre em Antropologia Social – Unicamp
Renan_dantas28@hotmail.com
Os estudos sobre catolicismo no Brasil e na América Latina têm indicado a pluralidade de práticas e experiências religiosas como um fator fundante e estruturante desse campo. Assim, as possibilidades de ser católico podem variar das formas institucionalizadas, centradas nas práticas sacramentais, àquelas de caráter mais pessoal e subjetivo. Do mesmo modo, variam os meios materiais pelos quais a religião ganha vida. A disseminação de mídias digitais gera mudanças na maneira como a religião é experienciada pelos sujeitos. Isso tem possibilitado cada vez mais interações mediadas por tecnologias digitais e que dependem da internet para funcionar. A pandemia de COVID-19, por meio de fatores como o isolamento social e o aumento do trabalho remoto, forçosamente intensificou este processo. Pesquisadores interessados em compreender os fenômenos religiosos contemporâneos, inevitavelmente acabam tendo de lidar com estes contextos, comportando redes sociais e plataformas de streaming, como: Instagram, Youtube, Whatsapp, etc. Uma vez que estes contextos estabelecem continuidade com contextos não digitais, sendo permanentemente incorporados, corporificados e cotidianizados pelos sujeitos, como aponta Christine Hine, pesquisadora especialista em etnografia digital. Diante disso, o objetivo desta ST é refletir sobre a pluralidade católica através de práticas rituais e experiências religiosas em contextos digitais. O que se espera é compreender essa diversidade e reunir perspectivas que componham um panorama atual sobre os catolicismos latino-americanos. Serão aceitos trabalhos que versem sobre os usos religiosos de mídias digitais, os rituais realizados através da internet, as experiências devocionais e as apropriações institucionais de novas tecnologias.
ST 11 – Religiosidade, gênero e relações de poder na idade média
Armênia Maria de Souza
Doutora em História – UFG
armeniasouza@ufg.br
Heverton Rodrigues de Oliveira
Doutorando em História – FATEO
hevertonrodrigues@discente.ufg.br
Lara Fernanda Portilho dos Santos
Doutoranda em História – SME Aripuanã-MT
larafportilho@gmail.com
Nas suas variadas formas os homens e mulheres do medievo buscaram viver sua religiosidade, através de peregrinações, do culto de relíquias de santos e santas, de devoções e práticas penitenciais. Este simpósio temático tem por objetivo reunir pesquisas que discutam estas experiências religiosas no medievo, sejam no interior do discurso ortodoxo da Igreja ou por caminhos que foram marginalizados, considerados como heréticos pela instituição. O ST também visa construir esta discussão permeada pelo debate de gênero, esperando que esta perspectiva colabore para uma análise das relações de poder construídas. Conscientes de que a espiritualidade é um conceito moderno, definido como uma dimensão religiosa da vida interior, que implica uma ciência da ascese, pretendemos discutir as vivências desta espiritualidade medieval, bem como da mística. Buscaremos pensar a religiosidade numa encruzilhada de aspectos culturais, políticos e de construções de identidades.
ST 12 – Espaços e materialidades do sagrado: Arte, Arquitetura e Turismo no Catolicismo
Silvério Leal Pessoa
Doutor em Ciências da Religião – UNICAP
silverio.pessoa@unicap.br
Paulo Victor Zaquieu-Higino
Doutorando em Ciências da Religião – UFJF
paulovictorzh@gmail.com
Mara Bontempo Reis
Doutoranda em Ciências da Religião – UFJF
marabomtempo@yahoo.com.br
No contexto do catolicismo, a interação entre arte, arquitetura e turismo religioso produz espaços sagrados e materialidades que afetam os fiéis e visitantes, bem como ressignificam o meio ambiente e reconfiguram as cidades. A arte e a arquitetura estão intrinsecamente ligadas na manifestação do divino e desempenham um papel essencial na constituição desses espaços. Ademais, o turismo religioso exerce uma função importante na promoção desses espaços, possibilitando uma perspectiva singular sobre a arte e a arquitetura sacras, permitindo que os visitantes apreciem os detalhes e as características inerentes de cada lugar. Outrossim, os espaços sagrados dispõem de valor histórico e cultural, tendo em vista que são partícipes da memória e identidade de determinados grupos humanos. A arte, a arquitetura, as materialidades e o turismo religioso exercem um papel essencial na manifestação e experiência do sagrado dentro do catolicismo. Isto posto, a presente Sessão Temática tem como proposta acolher pesquisas que abordam sobre espaços e materialidades do sagrado e as relações entre arte, arquitetura e turismo no catolicismo, buscando produzir debates que compreendam os múltiplos atravessamentos dessas relações, apontando para novos desafios e possibilidades de estudos.
ST 13 – Igreja, educação e gênero
Giovanna Sarto
Doutoranda em Ciências da Religião – UFJF
giihsarto@hotmail.com
Vitória Marques Bergo
Doutoranda em Ciências da Religião – UFJF
vitoriabergo.educacao@gmail.com
Ana Ester Pádua Freire
Doutora em Ciências da Religião – GIN-SSOGIE
anaester99@yahoo.com.br
Esta ST tem por objetivo reunir estudos e pesquisas sobre a relação entre Igreja, Educação e Gênero a partir da Ciência da Religião, considerando especialmente as formas pelas quais o catolicismo age e interpela a cultura e a sociedade brasileira. Incentivamos contribuições que tragam o aporte teórico especialmente de teorias decoloniais, feministas e de diversidade sexual e de gênero em religião, em que seja possível observar como as linguagens e dinâmicas do catolicismo resultam em ações com efeitos práticos na sociedade. Dentre os vários espaços nos quais se nota tais ações, dois deles são de nosso interesse: a educação e o corpo. O primeiro refere-se ao conhecimento produzido a partir de reflexões pedagógicas localizadas tanto no contexto escolar como também refletidas no espaço público, no que tange as relações entre educação e sociedade: a religião como espaço pedagógico de produção de subjetividades, discussões sobre laicidade e confessionalidade, os embates e desafios em torno da implementação do ensino religioso sob a regulamentação da BNCC, a promoção do debate étnico-racial a partir dos currículos escolares, etc. O segundo, refere-se à construção do gênero (na manutenção de modelos restritivos de experiências em, para e no corpo, que excluem a possibilidade de reconhecimento e respeito às diversidades sexuais e de gênero, e nas possibilidades de romper com tais modelos). Isso se dá através das linguagens articuladas a esses campos e, ainda, na intersecção com outras dimensões, como raça, classe e etnia, em sujeitos religiosos ou não.
ST 14 – O catolicismo do Vaticano II e o magistério de Francisco
Reuberson Ferreira
Doutor em Teologia – PUC-SP
reubersonferreira@yahoo.com.br
Welder Lancieri Marchini
Doutor em Ciências da Religião – USF
welder.marchini@gmail.com
Felipe Cosme Damião Sobrinho
Doutorando em Teologia – PUC-SP
philippecosme@hotmail.com
O objetivo desta ST é refletir o Catolicismo que se desprende do Concílio Vaticano II e reflete no magistério do Papa Francisco. De fato, como atestam alguns comentadores, o Pontificado de Francisco inaugurou uma nova etapa na hermenêutica sobre as conclusões da assembleia multitudinária convocada por João XXIII, o Vaticano II (1962-1965). Esse evento margeia seu sexagenário aniversário. O atual bispo de Roma, por diversas vezes, afirmou que ele deve ser revisitado e explorado ainda mais de maneira aguda, pois ainda não foi suficientemente recepcionado pela Igreja. Nesse sentido, esta ST propõe-se refletir sobre o Concílio e suas implicações no Magistério do Papa Francisco. Queremos debater em que sentido e em que medida a teologia e as deliberações conciliares fecundam e fundamentam o Pontificado do primeiro papa Latino-Americano, o argentino Jorge Mario Bergoglio.
ST 15 – Nada é secular: diálogos entre Tradição Reformada e Ortodoxia Radical
Pedro Vinícius Dias Alcântara
Doutorando em Ciências da Religião – PUC Goiás
pedroibef@gmail.com
Pedro Lucas Dulci
Doutor em Filosofia – UFG
pedro@theinvisiblecollege.com.br
A década de 1990, viu nascer um movimento teológico significativo, enraizado na tradição católica romana e no anglo-catolicismo, que teve como um dos objetivos examinar criticamente a perspectiva da secularização. Denominada como Ortodoxia Radical, essa corrente é uma herança que remonta tanto à Idade Média quanto à antiguidade. Nos escritos de figuras proeminentes como Tomás de Aquino, Agostinho e o neoplatonismo cristão, especialmente na interpretação oferecida pela nouvelle théologie de Henri de Lubac e Hans Urs Von Balthasar, encontram-se as bases dessa abordagem. No cerne da visão teológica da Ortodoxia Radical encontra-se a afirmação de que nenhuma realidade possui autonomia intrínseca. Em outras palavras, qualquer “território reivindicado criado” não pode ter existência independente, mas sim é definido pela sua participação no Ser Criador. A Ortodoxia Radical refuta, portanto, a noção de que existe uma teoria de realidade neutra e secular. Para essa perspectiva, todas as partes da realidade participam do transcendente. As vocações e elementos da vida humana devem ser encarados como intermediários da transcendência. Assim, questões cruciais da existência, como corporeidade, arte, ciência, política, música e linguagem, são abordadas sob o prisma da Ortodoxia Radical. A exposição da autonomia existente nas esferas da realidade pela Ortodoxia Radical encontra eco no pensamento da tradição Reformada holandesa, representada por pensadores como Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd. A presente Sessão Temática propõe explorar afinidades e diferenças entre estes movimentos teológicos em resposta à teoria da secularização.