História
Licenciatura
O curso de História da PUC Goiás forma professores capazes de dominar as linhas gerais do processo histórico a partir do desenvolvimento da sociedade humana, sendo capazes de traduzir este conhecimento para crianças, jovens e adultos na Educação Básica, nos níveis Fundamental e Médio. E quem não se lembra daquele professor História que abriu um leque de possibilidades para a sua turma?
Os futuros licenciados terão uma compreensão do mundo onde vivem a partir da análise dos fatos históricos e serão importantes agentes na construção da educação básica no Brasil. O curso integra a Escola de Formação de Professores e Humanidades.
Infraestrutura
Na PUC Goiás, o curso de História é ministrado na Escola de Formação de Professores e Humanidades em um ambiente que estimula a interdisciplinaridade e valoriza a educação. São salas de aula preparadas para o curso, além de toda a estrutura da instituição. Como estudante da PUC, você terá acesso ao Programa de Orientação Acadêmica, ao Sistema de Bibliotecas e a auditórios.
Carreiras
Em um mundo que passa por diversas mudanças a todos os momentos, o professor de História tem um papel fundamental para oferecer aos seus alunos instrumentos de libertação e transformação. Por isso sua importância nas equipes docentes das escolas de Ensino Fundamental e Médio, onde sua presença é obrigatória. Com a continuidade dos estudos, o historiador também poderá dar aulas no Ensino Superior.
Outras áreas de atuação são institutos e arquivos históricos, museus, fundações culturais e até bibliotecas.
Pesquisa
As pesquisas do curso de História estão articuladas com o Centro de Pesquisa de História (CPH) da Escola de Formação de Professores e Humanidade. Desde o início da graduação, os estudantes são estimulados a participar dos projetos de Iniciação Científica dos docentes ligados ao curso. Ao final do curso, todos os graduandos devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sempre enfocando uma das áreas de atuação da História.
No Centro, os estudantes têm acesso a um importante acervo de slides e microfilmes de jornais goianos. A licenciatura e o centro oferecem conjuntamente as seguintes linhas de pesquisa: História e Cidades; Cultura e Imaginário; História do Brasil Recente; Práticas Educativas em História.
Metodologias
A matriz curricular do curso de licenciatura em História está estruturada em módulos, que exploram a cada período um eixo temático e busca o desenvolvimento de competências pensadas a partir de uma temporalidade específica. Os módulos são organizados por semestre e cada um pressupõe pensar a historicidade de forma transversal, o que permite ao discente compreender os conteúdos para além de uma visão cronológica do processo histórico.
Extensão
A Extensão faz parte da formação na PUC Goiás, seja a partir de cursos ou de projetos, todos os alunos são convidados a aprofundar o conhecimento a partir de novas experiências oferecidas pela universidade, como a Jornada da Cidadania.
Monitoria
A PUC Goiás tem seu programa de monitoria regulamentado pela Instrução Regimental n.º 001/99-GR, tendo por referência a Lei n.º 9.394/96 (LDB da Educação). São objetivos instituídos pela universidade para a monitoria: Aprofundar conhecimentos teórico-práticos na área de conhecimento ou disciplina a que o monitor estiver ligado; Contribuir na formação do estudante para o exercício das atividades vinculadas ao magistério; Intensificar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A monitoria caracteriza-se como um processo acadêmico-educativo, desenvolvido de forma conjunta entre professor/aluno. Vinculada a uma disciplina e/ou núcleo de disciplinas, laboratórios, centros, institutos ou outras unidades acadêmicas. Ela pode ocorrer mediante duas modalidades: monitoria com bolsa de estudos(1 vaga); monitoria sem direito a bolsa de estudos (aluno voluntário, com fornecimento de Certificado); carga horária de 8 horas semanais. O processo seletivo se dá mediante concurso público apresentado e divulgado em Edital, para alunos que já estejam no 2º período do curso. Não há um número de vagas estabelecidas para alunos interessados na monitoria voluntária, depende da procura.
Na prática de monitoria são oferecidas possibilidades ao aluno de ampliar seus conhecimentos e estabelecer um maior contato com o meio acadêmico por meio de propostas de trabalho orientadas e supervisionadas pela coordenação do curso cujas atribuições do aluno são: participar com a presença indispensável do professor, no processo didático-pedagógico e científico, na preparação, execução e avaliação de aulas, trabalhos, projetos, atividades laborais e demais atividades acadêmicas; reunir-se, constantemente, com o professor orientador para analisar, discutir e avaliar a sua prática, enquanto monitor; orientar estudantes, individualmente ou em grupo, quando designado, visando facilitar para os estudantes o processo de aprendizagem; participar, sempre que convocado, de reuniões de área, seminários, cursos, debates, sessões de estudo e experiências acadêmicas diversas; elaborar, com o professor, o relatório semestral das atividades desenvolvidas no exercício da monitoria.
Estágio
Adota-se, no estágio do curso de História, o princípio metodológico geral de que todo fazer humano implica uma reflexão e toda reflexão, um fazer. Esse princípio é operacional e sua aplicação exige que se considere a teoria e a prática como duas dimensões com igual peso na formação do professor de História, em constante articulação no processo de construção de sua autonomia intelectual. Isto porque o professor deve desenvolver conhecimentos que articulem os saberes da sua área específica de conhecimento, os saberes pedagógicos, os saberes sociais e os saberes científicos de forma crítica e criativa.
Como componente curricular a prática integra o ensino e, em decorrência de sua natureza de atividade consciente, se desenvolve de forma flexível, tanto quanto os demais componentes do processo formativo. Desta forma, contempla a diversidade das atividades acadêmico-científicas. A prática perpassa todo o processo educativo e contribui para a formação da identidade do professor de história como educador, articulando-se às disciplinas pedagógicas e específicas, às atividades científico-culturais e ao Estágio Supervisionado.
Esta correlação teoria e prática possibilita ao futuro professor realizar um movimento contínuo entre saber e fazer na construção de significados para a gestão, a administração e a resolução de situações-problemas próprias do ambiente educacional – unidades escolares e não escolares. Dessa forma, o curso de História constituirá os Estágios I, II, III e IV como campos de intervenção em ambientes educacionais escolares e não escolares de diferentes configurações e níveis, com propostas e projetos acompanhados por supervisores acadêmicos e profissionais, que permitam ao educando a vivência da interdisciplinaridade, da interação teoria e prática, e que apontem perspectivas para a construção do conhecimento histórico e de uma prática educativa que responda às necessidades sociais e acenem para caminhos que fortaleçam as políticas públicas.
Trabalho de Conclusão de Curso
Integra a proposta curricular do curso de História o desenvolvimento, a apresentação e a aprovação de um Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Monografia, enfocando uma das áreas de atuação do profissional de História. Esta é uma atividade que tem como objetivos o aprimoramento e a integração dos conhecimentos e dos conteúdos do curso, tendo em vista a atuação profissional, bem como compreender e apreender os elementos envolvidos no processo de pesquisa, estimulando a produção de conhecimento na área.
A Monografia se apresenta como tarefa permanente de integração das atividades de ensino e pesquisa, apontando as possibilidades de interação entre as diversas práticas acadêmicas regulares e complementares, cumprindo assim, duplo objetivo de consolidar internamente a qualidade dos trabalhos acadêmicos, e justificar socialmente seu caráter público de atividade educativa. È desenvolvido pelo graduando sob a orientação docente e supervisão do professor responsável pela disciplina que disponibilize de carga horária semanal para orientar/supervisionar tais atividades.
- Página atualizada em 24/09/2024 às
- 17:01
Modalidade
Presencial
Duração
8 semestres
TURNO
Matutino ou noturno
Portaria MEC
Nº 919 de 27/12/2018
Localização
Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.
Mensalidade
R$ 1.292,85* **
*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular.
**Sujeito a alteração de créditos e, em consequência, do valor da mensalidade devido a natureza modular do curso.
Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.
Avaliações do curso
Enade 2017
MEC 2017
*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5
Como é o curso de História na PUC?
Matriz Curricular
A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de História.
Iniciação Científica
Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.
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Prazer, sou o
Prof. Dr. Hugo Rincon Azevedo
Coordenador do curso de História
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