Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião
Bacharelado
Modalidade
Presencial
Localização
Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.
Menalidade
R$ 1.265,54*
*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios
para as disciplinas apenas no 1º semestre
para quem ingressar via Vestibular.
Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – Mestrado – iniciou suas atividades em março de 1999 e recebeu recomendação da CAPES/MEC, conforme parecer CTC/28, de 12 de março de 2001, com nota inicial 3. Na avaliação do triênio 2001-2003, recebeu a nota 4. O Doutorado em Ciências da Religião recebeu recomendação da CAPES/MEC, conforme parecer do CTC de 11/07/2006 e iniciou suas atividades com o processo seletivo para 2007. No último triênio (2010-2012), o Programa recebeu nota 5 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.
Características do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PCR)
O PCR integra-se em seu meio ambiente:
- prestando serviços de formação e assessorias para identificar, compreender e respeitar a pluralidade de manifestações religiosas, contribuindo para o diálogo ecumênico, inter-religioso e científico;
- participando de decisões e produções de saber dentro e fora do espaço acadêmico. O específico do PCR é contribuir com o suporte científico para compreender as expressões religiosas em seu meio ambiente, através da sociologia, antropologia, Bíblia e ciências afins.
Epistemologia, metodologia, interdisciplinaridade da equipe docente e abrangência das pesquisas:
- O termo “Religião” não é dogmático ou doutrinal; indica para o objeto de estudo, qual seja, o fenômeno religioso acessível à análise metodológico-científica.
- O termo “Ciências” indica para a dimensão científico-cultural do fenômeno religioso e suas múltiplas leituras e metodologias de abordagem. Isso implica na postura interdisciplinar do mestrado (sociologia, antropologia, psicologia, teologia, filosofia, história…).
- A multidisciplinaridade em diálogo fica evidente na área de concentração: Religião Cultura e Sociedade.
- A busca por construir paradigmas epistemológicos e práticos críticos e questionadores de processos sociais, culturais e religiosos que alienam e oprimem é central e constante.
- As pesquisas, assessorias e todo o processo de formação visam oferecer referenciais para compreensão de processos sócio-culturais e religiosos que envolvem globalização, urbanização, êxodo rural, relações de gênero, negritude e etnia, etc., possibilitando uma interferência qualificada nesses processos.
- Página atualizada em 13/09/2021 às
- 14:41
Carreiras
Os empreendedores se tornaram a imagem viva da inovação e da transformação de ideias em empresas e startups. Os modelos de negócios digitais são evidentes (E-commerce), sem falar na evolução do marketing no ambiente digital. Dessa forma, o egresso pode atuar nas diversas áreas da Gestão Financeira, Produção, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Gestão Empresarial. O mundo do trabalho recruta profissionais que saibam trabalhar em equipe, tenham visão empreendedora e postura pró-ativa, além de estar em constante atualização. Não por acaso, os administradores estão entre os mais procurados pelas empresas do Brasil, ocupando o quarto posto no ranking das profissões, de acordo com o Ministério do Trabalho.
Pesquisa
A carreira acadêmica é incentivada por meio das linhas de pesquisa da Escola de Gestão e Negócios da PUC Goiás, que possibilita ao estudante desenvolver o hábito de estudo e investigação, levantar problemas e aplicar métodos e técnicas de pesquisa. A pesquisa é estimulada e realizada durante todo o curso pelos alunos, estabelecendo-se, no mínimo, que 10% da carga horária de cada disciplina de conteúdo aplicado sejam dedicados à investigação científica, explicitadas no programa da disciplina e no plano de ensino. São oferecidas as seguintes linhas de pesquisa: Gestão Estratégica; Controladoria, Finanças e Mercados Financeiros; Comportamento do Consumidor e da Empresa; Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional;
Extensão
A Escola de Gestão e Negócios conta com o Núcleo de Extensão Universitária, que realiza ações extensionistas para fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade, priorizando o desenvolvimento social e humano de grupos em situação de vulnerabilidade, levando-os à superação das condições de desigualdade e exclusão existentes, por meio de projetos diversos. O curso de Administração também participa ativamente da Jornada da Cidadania, disponibilizando ao público a Estação de Empreendedorismo e Negócios, com espaços destinados para apresentar trabalhos, conferências, palestras e debates. O intuito é divulgar e socializar ideias criativas de negócios e experiências bem-sucedidas.
Metodologias
As metodologias do curso articulam a teoria com a prática, estimulam a interdisciplinaridade, e a interprofissionalidade, incentivando a autonomia intelectual do estudante. A proposta pedagógica orienta que as atividades pedagógico-didáticas e avaliação da aprendizagem sejam feitam por eixos temáticos, módulos, projetos e, também, por disciplina, tendo como base a matriz de referência. Acrescenta-se ainda como orientação a adoção de metodologias ativas em todas as disciplinas dos eixos temáticos ou módulos.
Empreendedorismo e Inovação
O curso conta com parceria direta da Agência de Inovação PUC Goiás e com a Incubadora de Empresas da universidade. A primeira, criada em 2013, é responsável pela interação entre a universidade, empresas e agências de fomento. Seu objetivo principal é apoiar estudantes, professores e funcionários administrativos da instituição para financiar projetos de pesquisa voltados à inovação. Já a segunda, criada em 2012, atua para fomentar o empreendedorismo, oferecendo para a comunidade acadêmica e sociedade em geral assessoria econômica, contábil, administrativa, de marketing, jurídica e de gestão financeira, para criar ambiente de negócios e de incubação
Sua oportunidade
Este programa está com inscrições abertas até 6 de dezembro de 2021.
Modalidade
Mestrado e Doutorado
Duração
24 e 42 meses
VAGAS
20 - 20
AVALIAÇÃO CAPES
Conceito 5
Localização
Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Avenida Anhanguera, 3635, Setor Universitário, Goiânia, Goiás
Mensalidade
R$ 1.265,54*
*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios
para as disciplinas apenas no 1º semestre
para quem ingressar via Vestibular.
Como é o curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião na PUC?
Grade Curricular
Também conhecida como Matriz Curricular, especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Administração.
Estágio, como funciona?
Coloque os conhecimentos em prática! O estágio é a ponte com o mercado de trabalho.
Nossos professores
Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.
O Estágio em Administração
O Estágio Curricular Obrigatório é realizado no sétimo período do curso, considerando atividades de campo com acompanhamento e orientação do professor de estágio supervisionado. O restante da carga horária – 120 horas – é realizada por meio de atividades externas, supervisionadas pelo orientador de campo, sem vínculo empregatício com a PUC Goiás e devidamente comprovadas de acordo com o Manual de Estágio Supervisionado. A disciplina de Estágio se desenvolve em empresas específicas e é realizada de acordo com a necessidade da organização ou escolha do discente. Existem 5 (cinco) modalidades de estágio estabelecidas no Manual de Estágio Curricular Obrigatório a saber: Gestão de pequenas organizações; Diagnóstico funcional; Estudo de caso; Trainee; Projeto Comunitário.
As turmas do Estágio Curricular Obrigatório são compostas de, no máximo, oito alunos, com atendimento e orientações gerais e individuais, de acordo com ficha de acompanhamento de estágio preenchida pelo orientador, e assinada pelo orientando.
Já o Estágio Curricular Não-obrigatório é desenvolvido de acordo com a legislação específica, ficando a cargo da Coordenação de Estágio disciplinar, acompanhar e assinar os termos de estágio. A realização de estágio não-obrigatório poderá ser reconhecida como Atividade Complementar, até o limite de 60 horas, devendo merecer o respectivo registro no histórico escolar de forma discriminada, visando ampliar as condições de empregabilidade do aluno.

Prazer, sou a
Profa. Ma. Gisely Jorge Mesquita
Coordenadora do curso de Administração
Fale comigo via gisely@pucgoias.edu.br