A PUC é isso

Carreira sólida como delegado federal

Uma vida dedicada ao serviço público, os últimos 15 anos como delegado de um órgão almejado por muitos estudantes do Direito e respeitado por toda a sociedade: a Polícia Federal.

Ao fazer uma retrospectiva da sua história profissional, o delegado da PF, lotado na Superintendência Regional de Goiás, Franklin Medeiros, 46 anos, egresso do curso de Direito da PUC, recorda-se de quando chegou à capital goiana, ainda adolescente, oriundo de Arraias (Tocantins) para concluir seus estudos na educação básica e definir um foco de carreira.

Ele ingressou no curso de Direito da então UCG no ano de 1992 e quanto mais estudava as disciplinas do mundo jurídico, mais seu foco profissional ficava nítido. Como estudante, tinha preferência pelas disciplinas de Direito Tributário e Direito Penal, que compõem a matriz curricular do curso e permitem um estudo mais específico dentro das especialidades jurídicas. Sua lembrança mais marcante da graduação é a formação humanizada proporcionada pelo corpo docente. Os valores ensinados pelos professores, que posteriormente se tornaram colegas de trabalho e amigos, marcam sua vida até hoje.

“A formação humanística foi muito boa. Os ensinamentos que os professores passaram em relação à moral e honestidade moldaram muito o meu caráter”, declara o delegado, ao se lembrar da PUC.

Formação sólida garante aprovação em concurso

Uma das possibilidades de carreira dentro do Direito é a atuação em órgãos públicos. Para quem almeja estabilidade e segurança, conquistar uma vaga no concurso dos sonhos é um ponto de partida para traçar uma carreira sólida em órgãos importantes que tem uma história de compromisso com a sociedade.

Com uma trajetória impecável na graduação, Franklin é um dos egressos da universidade que obteve essa conquista praticamente recém-formado. Em 1997, pouco tempo depois da sua colação de grau, foi aprovado em concurso público da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para exercer a função de auditor fiscal. Dedicou-se ao ofício por 8 anos.

Continuando no serviço público, em um momento da vida ele mudou o enfoque de carreira e, pela sua aptidão investigativa, ingressou na Divisão da Polícia em Brasília, como chefe substituto do departamento, assumindo a função de delegado desde muito jovem. Depois de um tempo ingressou na Polícia Federal, conquista que, para ele e sua família, é motivo de orgulho, já que o órgão é considerado o número 1 de combate à corrupção.

Pela sua experiência e credibilidade como delegado, Franklin é palestrante do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da PUC Goiás, que proporciona um contato dos acadêmicos com a prática jurídica, além de auxiliá-los a escolher um enfoque de carreira. Quando requisitado pelo curso, ele conversa com os estudantes sobre as atribuições e missão da Polícia Federal e como é o dia a dia de um delegado. A Polícia Federal também é ** campo de estágio** dos acadêmicos do curso de Direito da instituição, oferecendo essa oportunidade ao corpo discente de aplicar a teoria na prática.

Combate ao crime

Imagine presidir um inquérito policial e combater o crime por meio de uma grande investigação?! Essas atribuições fazem parte da rotina de um delegado e marcam a experiência mais intensa do delegado Franklin Medeiros dentro da PF. No ano passado, ele presidiu as investigações da Operação Abutre, que desbaratou uma organização criminosa dedicada à promoção de fraudes em desfavor do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde.

Pelo menos R$ 10 milhões teriam sido desviados da iniciativa, criada com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A investigação foi um sucesso e ganhou grande repercussão midiática. Mesmo na fase de cruzamento de dados, o caso foi praticamente desvendado.

Para o delegado, o Direito é um instrumento de combate às injustiças que ocorrem no país. Consciente da sua missão como policial de Estado e ser humano, todos esses anos de serviço público foram marcados por muito trabalho, mas, também, por muita realização profissional e pessoal.

A PUC é isso

Tem afinidade com o curso de Direito e almeja construir uma carreira como delegado(a) da Polícia Federal? Saiba que sua oportunidade chegou.

Block
Você no centro da mudança
Estude em uma Universidade de ponta.
Vestibular Tradicional
Prova ou Nota do Enem