A PUC é isso

Carreira de destaque na Justiça do Trabalho

Ajudar o próximo, equilibrar a relação entre capital e empregado e colaborar para o crescimento da sociedade são objetivos que descrevem a essência de uma importante profissão dentro da magistratura: a Justiça do Trabalho.

Esse lado humano e social do Direito move a biografia e a trajetória profissional de Hamilton Siqueira Júnior, 46 anos. Há 23 anos atuante como juiz do Trabalho, ele traz um relato cujo alcance vai além da sua esfera pessoal, já que os processos trabalhistas impactam a vida de milhares de famílias.

Hamilton, que se graduou em Direito pela PUC Goiás em 1996, escolheu o curso inspirado pela carreira jurídica do pai, que é advogado aposentado da União. Durante a graduação, recebeu outra influência familiar. Ele acompanhava um tio, que era da justiça comum do Estado, em suas audiências, quando tomou gosto pela justiça do trabalho, especializou-se na área e desde então dedica sua vida à magistratura.

Para ele, a formação humanizada e a qualidade no ensino marcam o processo formativo do estudante que cursa Direito na universidade.

“A PUC tem um lado teológico que fez a gente crescer neste ponto de vista importante também. ConhecI não só a doutrina do Direito, como também pude aprimorar meu lado mais humano”, reflete.

Juiz da Vara do Trabalho de Barra do Garças, vinculada ao Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso – 23ª Região – ele pontua algumas conquistas da sua carreira, que vão ao encontro da sua própria missão como profissional. Católico, ele também encontra na fé um apoio e um alento para lidar com os desafios do cotidiano.

Por atuar em uma região com muitas áreas rurais, ele já analisou muitos processos de trabalho análogos à escravidão, chegando a condenar alguns empregadores do campo.

“Uma vez conseguimos fazer um acordo próximo a R$ 1 milhão, favorecendo a população da região onde esses trabalhadores foram encontrados. Fizeram posto de saúde, quadra poliesportiva, tudo em benefício da população local”, relata.

A PUC é isso

Durante o curso, o juiz Hamilton construiu relações sólidas com os colegas de classe e professores, a quem se refere como uma verdadeira família. Sua turma, inclusive, foi visionária e revelou grandes profissionais do Direito, incluindo delegados, promotores, juízes e advogados renomados, entre eles o delegado federal Franklin Medeiros e o promotor Danni Sales, que fazem história em Goiás, com uma trajetória consolidada.

Para quem almejar cursar uma graduação em Direito e, especialmente, atuar na área da magistratura como um(a) juiz(a) do Trabalho, a formação na PUC Goiás te qualifica para construir esse caminho. Seu sonho começa a ser realizado aqui!

Block
Você no centro da mudança
Estude em uma Universidade de ponta.
Vestibular Tradicional
Prova ou Nota do Enem