A PUC é isso

A PUC como segunda casa

Esta é uma história que não tem fim. Pode-se definir assim a relação do promotor público Danni Sales, 45, com a PUC Goiás. A primeira passagem na universidade foi como estudante de Direito, mas deu tão certo, que ele continua a ser aluno da instituição e já foi professor. Por isso as duas histórias se enriquecem e se constroem juntas, porque para quem busca conhecimento não existem pontos finais.

A carreira de promotor público começou seis meses após terminar o curso, em 2000, quando foi aprovado em concurso no Tocantins. Em 2004, ele voltou para Goiás onde também foi aprovado no concurso para promotor.. No ano seguinte, surgiu a primeira oportunidade de ser professor da instituição, no curso de Direito, como convidado.

A experiência como professor instigou Danni Sales a buscar novos horizontes, e em 2009, ele foi cursar mestrado em Lisboa. Na sequência, estudo na Itália e em Friburgo, na Maxplan, maior instituto de ciências criminais do mundo.

Ao retornar do período na Europa, em 2013, foi convidado a assessorar o Procurador Geral na área de Recursos Constitucionais. E novamente voltou para a PUC, desta vez como professor da pós-graduação.

Na busca por interdisciplinaridade

“De tudo isso vivido, ainda achei que faltava significado maior”. Em 2016, o professor e promotor público Danni Sales surpreendeu os amigos e os familiares ao voltar para a universidade, desta vez como estudante. Ele veio estudar Filosofia na PUC Goiás em busca de pluralidade na interdisciplinaridade. “Eu nunca me vi dissociado do binômio ensino e aprendizagem”.

A humildade de retornar aos bancos da universidade como aluno da graduação o trouxe o poder de se redescobrir ao lado do que eles chama de “casting de professores” e em disciplinas que passaram. “Todo mundo deveria voltar ao sistema educacional aos 40”.

Foi o desafio na graduação o levou a escrever seu primeiro livro Júri – Persuasão na Tribuna. Como escritor, ele conseguiu levar para a sociedade conceitos do Direito sem usar nenhum artigo de lei. O livro o leva a outros horizontes e o permite palestrar e compartilhar suas reflexões em todos os Ministérios Públicos do Brasil. “Tudo aquilo que eu conquistei de sucesso profissional foi na humildade de retornar à PUC em 2016”.

O desafio do primeiro livro o levou a escolher matérias optativas da Psicologia e a se encantar pela complexidade do ser humano. Em 2019, ao assumir o cargo da unidade nacional de ensino do Conselho Nacional do Ministério Público para contribuir com o network criado em várias escolas do Brasil como palestrante.

Logo veio a pandemia, ele resolve se tornar aluno ouvinte do Doutorado de Psicologia e desenvolve a partir do ensino a distância um curso sobre as conexões mais fortes entre um tribuno e um jurado. O curso se tornou um sucesso e hoje está em plataformas como a Amazon.

“A PUC me deu muito e tem me possibilitado  tudo à título profisisonal”, conta o promotor que viu sua vida se transformar a partir da primeira aula do curso de Direito. Filho de um soldado e de uma professora, chegou a passar o dia inteiro na universidade para ter onde estudar. Saiu da universidade com um salário de 13 mil reais e uma carreira que hoje supera todas as previsões.

A PUC é isso

Danni Sales é promotor público, escritor e palestrante, uma carreira com reconhecimento nacional, que começou aqui na PUC Goiás. **Venha conhecer um pouco mais sobre o curso e a universidade**. A PUC é isso e muito mais. Inscrições abertas para você fazer parte deste time ainda em 2021.