Escola de Direito transmite palestra de Robert Alexy

Uma oportunidade imperdível para os estudantes da Escola de Direito da PUC Goiás conhecerem a Teoria dos Direitos Fundamentais, desenvolvida pelo pai da argumentação jurídica, prof. Robert Werner Alexy.  Ele ministra conferência inédita no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Goiás amanhã, 7, a partir das 10 horas e para contemplar os acadêmicos da instituição, a palestra intitulada Teoria dos Direitos Fundamentais, proporcionalidade e justiça será transmitida ao vivo, no Câmpus V, com tradução simultânea feita pelo professor Rogério Nery, da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Reconhecido mundialmente como um dos grandes filósofos do direito na contemporaneidade, Alexy e suas teorias dos direitos fundamentais e da argumentação jurídica contribuíram significativamente para uma nova concepção do direito. O Brasil é um dos países onde sua influência é grandemente reconhecida, alcançando juízes de tribunais superiores e parlamentares.

Vale ressaltar que a universidade oferecerá certificação de horas complementares para os participantes que assistirem a palestra no Câmpus V. O evento também será transmitido ao vivo no YouTube, pelo canal do TRT Goiás (neste caso não haverá certificação).

Doutor Honoris Causa

E para homenagear essa trajetória, a PUC Goiás também realiza amanhã,7, às 19 horas, a solenidade de concessão do título de doutor honoris causa ao professor alemão, que ocorre no auditório da Área 4 (Praça Universitária).

Robert Alexy será a 22ª personalidade agraciada com essa honraria máxima da instituição, concedida a pessoas que têm relevantes contribuições científicas e sociais mundo afora. O evento conta com o apoio da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, proponente da honraria.

Entre os livros de maior destaque de Robert, estão os clássicos Teoria da Argumentação Jurídica, publicado em 1978 e traduzido para português, inglês, espanhol, italiano, lituano, chinês e coreano; e Teoria dos Direitos Fundamentais, publicado posteriormente e traduzido para português, inglês, francês, espanhol, italiano, polonês e coreano.

Biografia

Nascido em 9 de setembro de 1945, estudou Direito e Filosofia na Universidade Georg-August, em Göttingen, instituição onde concluiu seu PhD em Direito, em 1976, com a tese Teoria da Argumentação Jurídica, publicada como livro e, hoje, um clássico da área.

Filho da pequena cidade de Oldenburg, na Baixa Saxônia alemã, o jusfilósofo viu sua obra chegar  a mais de 20 países, do ocidente ao oriente. Em seu país, o professor aposentado da Universidade de Kiel foi honrado, em 2010, com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha. Pouco tempo depois, em 2013, recebeu o Kiel Science Award. Desde 2002, integra como membro efetivo a Academia de Ciências de Göttingen.

(Texto: Com informações do TRT Goiás )